Fatores que interferem no processo de formação continuada de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Becker, Eriques Piccolo
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Sagrillo, Daniele Rorato
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educa (Porto Velho)
Texto Completo: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4707
Resumo: O presente trabalho discute a temática de Formação Continuada (FC) e a relação com a Gestão Escolar Democrática. Objetiva analisar quais fatores interferem na FC de professores e o papel da gestão escolar neste processo. A pesquisa configura-se de caráter qualitativo, cujos instrumentos de coleta de dados utilizados foram questionários e entrevistas semiestruturadas. A partir dos resultados, evidenciou-se o pouco tempo que os professores possuem para a participação em espaços de FC; o distanciamento entre o que é ofertado e o que realmente se apresenta como necessidade formativa; a submissão a um projeto de formação ofertado de “cima para baixo”; a falta de participação e autonomia para decidir o próprio espaço/tempo formativo, entre outros. Conclui-se pelo necessário resgate dos pressupostos da gestão democrática, inclusive na legislação educacional, para que seja possível a criação de saídas apoiadas coletivamente no enfrentamento das problemáticas em prol da descentralização de poder.
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spelling Fatores que interferem no processo de formação continuada de professoresFactores que interfieren en el proceso de formación continua de profesoresFactors that interfere in the process of continuing education of teachersFormação Continuada. Gestão escolar. Educação Básica.Gestão Escolar e Formação ContinuadaContinuing Education. School management. Basic Education.Educación Continuada. Gestión escolar. Educación Básica.O presente trabalho discute a temática de Formação Continuada (FC) e a relação com a Gestão Escolar Democrática. Objetiva analisar quais fatores interferem na FC de professores e o papel da gestão escolar neste processo. A pesquisa configura-se de caráter qualitativo, cujos instrumentos de coleta de dados utilizados foram questionários e entrevistas semiestruturadas. A partir dos resultados, evidenciou-se o pouco tempo que os professores possuem para a participação em espaços de FC; o distanciamento entre o que é ofertado e o que realmente se apresenta como necessidade formativa; a submissão a um projeto de formação ofertado de “cima para baixo”; a falta de participação e autonomia para decidir o próprio espaço/tempo formativo, entre outros. Conclui-se pelo necessário resgate dos pressupostos da gestão democrática, inclusive na legislação educacional, para que seja possível a criação de saídas apoiadas coletivamente no enfrentamento das problemáticas em prol da descentralização de poder.This paper aims at analyzing which factors interfere in the Continuing Education CE of teachers and the role of school management in this process. The research has a qualitative character, and the tool used to collect data was a semi-structured interview with teachers and members of the management team of a school in Santa Maria/RS. It was highlighted as results: the little time that teachers had to participate in CE spaces; the distancing between what is offered and the formative needs of teachers; the submission to a training project developed from "top to bottom"; the lack of participation and autonomy to decide their own formative space/time, among others. It is concluded that it is necessary to rescue the assumptions of democratic management, including in the creation of collectively supported ways to face the problems, in favor of the decentralization of power. The CE, in this context, presents itself as an important moment for the construction of alternatives, enabling dialogue among the actors of the educational process.Este trabajo objetiva analizar qué factores interfieren en la Formación Continuada (FC) de los docentes y el papel de la gestión escolar en este proceso. La investigación es cualitativa y el instrumento de recolección de datos utilizado fue una entrevista semiestructurada a docentes y miembros del equipo directivo de una escuela de Santa María/RS. Se evidenciaron como resultados: el corto tiempo de participación en los espacios de FC; la distancia entre lo que se ofrece y las necesidades docentes; sumisión a proyectos de formación impuestos por órganos gubernamentales; falta de participación y autonomía para decidir su propio espacio/tiempo formativo, entre otros. Se concluye necesario el rescate de los presupuestos de la gestión democrática, incluida la creación de soluciones de apoyo colectivo para enfrentar los problemas y descentralizar el poder. En este contexto, la FC se hace esencial en la construcción de alternativas que posibiliten el diálogo entre los actores del proceso educativo.Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)2021-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/470710.26568/2359-2087.2021.4707EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 8 (2021); 1-192359-20872359-208710.26568/educa.v8i0reponame:Educa (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4707/4291Copyright (c) 2022 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBecker, Eriques PiccoloSagrillo, Daniele Rorato2022-01-02T22:26:10Zoai:periodicos.unir.br:article/4707Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCAPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/oairevistaeduca@unir.br || dti@unir.br2359-20872359-2087opendoar:2022-01-02T22:26:10Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false
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