Grita-me! Como se ensaia uma encenadora?
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Manancial - Repositório Digital da UFSM |
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Texto Completo: | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/21690 |
Resumo: | Este estudo traz reflexões sobre o processo de criação do espetáculo teatral GRITA-ME! O projeto teve como objetivo investigar relações entre o processo de encenação e a composição de uma escritura cênica viabilizada pelos corpos e estímulos presentes na prática criativa — sejam os corpos dos atores, seja o meu, de encenadora. O encenador, nesse sentido, é um mediador que concilia e dá liberdade no processo às vozes criadoras que dele fazem parte. Valoriza, pois, não só sua palavra ou discurso, mas os dos atores como sujeitos da cena. Assim, neste trabalho a elaboração da escritura cênica foi mobilizada pelo convívio (DUBATTI, 2014) entre encenador e atores e os demais elementos que compõem a cena. A metodologia deste estudo está centrada na noção de Ensaio, compreendida a partir de Larrosa (2004) para quem o estado de Ensaio é um constante colocar-se disponível aos acontecimentos, ao momento presente — processo que se dá de modo experimental, revendo-se a cada encontro em sala de trabalho, em cada reflexão escrita. Como resultado deste trabalho, tivemos a apresentação pública do espetáculo GRITA-ME!, bem como a elaboração de um relatório, a fim de registrar as implicações e potencialidades que mobilizaram meu pensamento como encenadora. |
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