Grita-me! Como se ensaia uma encenadora?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zepka, Raquel
Data de Publicação: 2017
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/001300000mk9k
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/21690
Resumo: Este estudo traz reflexões sobre o processo de criação do espetáculo teatral GRITA-ME! O projeto teve como objetivo investigar relações entre o processo de encenação e a composição de uma escritura cênica viabilizada pelos corpos e estímulos presentes na prática criativa — sejam os corpos dos atores, seja o meu, de encenadora. O encenador, nesse sentido, é um mediador que concilia e dá liberdade no processo às vozes criadoras que dele fazem parte. Valoriza, pois, não só sua palavra ou discurso, mas os dos atores como sujeitos da cena. Assim, neste trabalho a elaboração da escritura cênica foi mobilizada pelo convívio (DUBATTI, 2014) entre encenador e atores e os demais elementos que compõem a cena. A metodologia deste estudo está centrada na noção de Ensaio, compreendida a partir de Larrosa (2004) para quem o estado de Ensaio é um constante colocar-se disponível aos acontecimentos, ao momento presente — processo que se dá de modo experimental, revendo-se a cada encontro em sala de trabalho, em cada reflexão escrita. Como resultado deste trabalho, tivemos a apresentação pública do espetáculo GRITA-ME!, bem como a elaboração de um relatório, a fim de registrar as implicações e potencialidades que mobilizaram meu pensamento como encenadora.
id UFSM_754fa1417921a58d6ffa3298fa64724f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/21690
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling Grita-me! Como se ensaia uma encenadora?EncenaçãoEscritura cênicaConvívioCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATROEste estudo traz reflexões sobre o processo de criação do espetáculo teatral GRITA-ME! O projeto teve como objetivo investigar relações entre o processo de encenação e a composição de uma escritura cênica viabilizada pelos corpos e estímulos presentes na prática criativa — sejam os corpos dos atores, seja o meu, de encenadora. O encenador, nesse sentido, é um mediador que concilia e dá liberdade no processo às vozes criadoras que dele fazem parte. Valoriza, pois, não só sua palavra ou discurso, mas os dos atores como sujeitos da cena. Assim, neste trabalho a elaboração da escritura cênica foi mobilizada pelo convívio (DUBATTI, 2014) entre encenador e atores e os demais elementos que compõem a cena. A metodologia deste estudo está centrada na noção de Ensaio, compreendida a partir de Larrosa (2004) para quem o estado de Ensaio é um constante colocar-se disponível aos acontecimentos, ao momento presente — processo que se dá de modo experimental, revendo-se a cada encontro em sala de trabalho, em cada reflexão escrita. Como resultado deste trabalho, tivemos a apresentação pública do espetáculo GRITA-ME!, bem como a elaboração de um relatório, a fim de registrar as implicações e potencialidades que mobilizaram meu pensamento como encenadora.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMCentro de Artes e LetrasNeckel, InajáZepka, Raquel2021-08-02T18:25:09Z2021-08-02T18:25:09Z2017-12-012017-12-01Trabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/21690ark:/26339/001300000mk9kporAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2022-06-30T15:08:35Zoai:repositorio.ufsm.br:1/21690Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2022-06-30T15:08:35Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Grita-me! Como se ensaia uma encenadora?
title Grita-me! Como se ensaia uma encenadora?
spellingShingle Grita-me! Como se ensaia uma encenadora?
Zepka, Raquel
Encenação
Escritura cênica
Convívio
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO
title_short Grita-me! Como se ensaia uma encenadora?
title_full Grita-me! Como se ensaia uma encenadora?
title_fullStr Grita-me! Como se ensaia uma encenadora?
title_full_unstemmed Grita-me! Como se ensaia uma encenadora?
title_sort Grita-me! Como se ensaia uma encenadora?
author Zepka, Raquel
author_facet Zepka, Raquel
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Neckel, Inajá
dc.contributor.author.fl_str_mv Zepka, Raquel
dc.subject.por.fl_str_mv Encenação
Escritura cênica
Convívio
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO
topic Encenação
Escritura cênica
Convívio
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO
description Este estudo traz reflexões sobre o processo de criação do espetáculo teatral GRITA-ME! O projeto teve como objetivo investigar relações entre o processo de encenação e a composição de uma escritura cênica viabilizada pelos corpos e estímulos presentes na prática criativa — sejam os corpos dos atores, seja o meu, de encenadora. O encenador, nesse sentido, é um mediador que concilia e dá liberdade no processo às vozes criadoras que dele fazem parte. Valoriza, pois, não só sua palavra ou discurso, mas os dos atores como sujeitos da cena. Assim, neste trabalho a elaboração da escritura cênica foi mobilizada pelo convívio (DUBATTI, 2014) entre encenador e atores e os demais elementos que compõem a cena. A metodologia deste estudo está centrada na noção de Ensaio, compreendida a partir de Larrosa (2004) para quem o estado de Ensaio é um constante colocar-se disponível aos acontecimentos, ao momento presente — processo que se dá de modo experimental, revendo-se a cada encontro em sala de trabalho, em cada reflexão escrita. Como resultado deste trabalho, tivemos a apresentação pública do espetáculo GRITA-ME!, bem como a elaboração de um relatório, a fim de registrar as implicações e potencialidades que mobilizaram meu pensamento como encenadora.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-01
2017-12-01
2021-08-02T18:25:09Z
2021-08-02T18:25:09Z
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/21690
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/001300000mk9k
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/21690
identifier_str_mv ark:/26339/001300000mk9k
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Artes e Letras
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Artes e Letras
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172362571612160