Sons encenam: reflexões sobre a música no teatro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Tatiane Oliveira da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26747
http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.41
Resumo: Esta dissertação pauta-se em apresentar uma reflexão sobre como os sons musicais podem construir e/ou alterar os sentidos e significados na encenação teatral e, consequentemente, na recepção do espectador, especialmente na cena teatral contemporânea. Entendendo que as duas artes – teatral e musical – possuem uma relação histórica de compartilhamento mútuo de princípios, retomo partes do entrelaçamento histórico entre as duas linguagens, elencando dois eventos que considero primordiais para uma presença mais autônoma dos elementos musicais inseridos no material espetacular. São eles o surgimento do encenador e o alargamento da noção de dramaturgia. Para tanto, menciono os avanços propostos nos trabalhos de compositores como Wagner (1813 – 1883) e de encenadores como Meyerhold (1874 – 1940), Stanislavski (1863- 1938), Brecht (1898 – 1956), Artaud (1896 – 1948) e Bob Wilson (1941) quando do tratamento com a camada musical. À luz dos processos ocorridos após a crise do drama – durante o século XX – e dos rumos que as duas artes percorreram em direção à contemporaneidade – como o surgimento de novas formas teatrais e musicais em relação às artes performativas – elenco algumas das possibilidades que os sons possuem para operar na cena teatral contemporânea, tais como os efeitos do som na temporalidade cênica, o trato do som musical como objeto, o som enquanto perspectiva de espaço e do som enquanto imagem. São chamados para o diálogo estudiosos como Tragtenberg (1999), Piccon-Vallin (2013), Bernard Dort (1977), Lehmann (2007), e Caznok (2008), cujos conhecimentos das duas linguagens traçam um percurso dialógico que deixa pistas para o desenvolvimento de formas híbridas de encenação, nas quais o som se faz enquanto presença cada vez mais significativa.
id UFU_a335bd2d627206d815b6b7083190ea8a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/26747
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling 2019-08-22T20:17:03Z2019-08-22T20:17:03Z2019-05-30SILVA, Tatiane Oliveira. Sons encenam: reflexões sobre a música no teatro. 2019. 104 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.41https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26747http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.41Esta dissertação pauta-se em apresentar uma reflexão sobre como os sons musicais podem construir e/ou alterar os sentidos e significados na encenação teatral e, consequentemente, na recepção do espectador, especialmente na cena teatral contemporânea. Entendendo que as duas artes – teatral e musical – possuem uma relação histórica de compartilhamento mútuo de princípios, retomo partes do entrelaçamento histórico entre as duas linguagens, elencando dois eventos que considero primordiais para uma presença mais autônoma dos elementos musicais inseridos no material espetacular. São eles o surgimento do encenador e o alargamento da noção de dramaturgia. Para tanto, menciono os avanços propostos nos trabalhos de compositores como Wagner (1813 – 1883) e de encenadores como Meyerhold (1874 – 1940), Stanislavski (1863- 1938), Brecht (1898 – 1956), Artaud (1896 – 1948) e Bob Wilson (1941) quando do tratamento com a camada musical. À luz dos processos ocorridos após a crise do drama – durante o século XX – e dos rumos que as duas artes percorreram em direção à contemporaneidade – como o surgimento de novas formas teatrais e musicais em relação às artes performativas – elenco algumas das possibilidades que os sons possuem para operar na cena teatral contemporânea, tais como os efeitos do som na temporalidade cênica, o trato do som musical como objeto, o som enquanto perspectiva de espaço e do som enquanto imagem. São chamados para o diálogo estudiosos como Tragtenberg (1999), Piccon-Vallin (2013), Bernard Dort (1977), Lehmann (2007), e Caznok (2008), cujos conhecimentos das duas linguagens traçam um percurso dialógico que deixa pistas para o desenvolvimento de formas híbridas de encenação, nas quais o som se faz enquanto presença cada vez mais significativa.This master thesis presents a reflection about how musical sounds may build and/or alter the meanings and senses at the theatrical scene and, consequently, in the audience reception, especially in the contemporary theater scene. By understanding that the two arts – theatre and music – have a historical relationship of shared principles, I recall parts of the historical intertwining between the two artistic languages, citing two events which I consider fundamental for allowing the development of an autonomous presence of musical elements in the scene. They are the appearance of the figure of the director and the broadening of the concept of dramaturgy. For that I work upon the advancements proposed in the works of composers such as Wagner (1813 – 1883) and directors such as Meyerhold (1874 – 1940), Stanislavski (1863- 1938), Brecht (1898 – 1956), Artaud (1896 – 1948) and Bob Wilson (1941) when relating to the treatment given to the musical layer. After the events following the drama crisis – in the 20th century – and the course that both arts wondered towards contemporaneity – such as the appearance of new theatrical and musical forms related to performative acts – I cite a few possibilities in which the sounds may operate in the contemporary theatrical scene, such as the effects of sound in the temporal aspects of the scene, the use musical sounds as objects, the perspective of sounds as a spatial aspect of the scene and the sound as image. I bring authors such as Tragtenberg (1999), Piccon-Vallin (2013), Bernard Dort (1977), Lehmann (2007) and Caznok (2008), whose knowledge regarding the musical and theatrical languages stablish a dialogue which leads tips to the development of hybrid forms of scenic creation, in which musical sounds have a growing presence.FAPEMIG - Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas GeraisDissertação (Mestrado)porUniversidade Federal de UberlândiaPrograma de Pós-graduação em Artes CênicasBrasilCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATROCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO::DRAMATURGIACNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICACNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA::COMPOSICAO MUSICALArtes híbridasImagens musicaisSom objetificadoTeatro pós-dramáticoTeatroArtes CênicasPoéticaMovimento (Encenação)DramaturgiaMúsica dramáticaEncenaçãoSons encenam: reflexões sobre a música no teatroStaging sounds: reflections on music in the theatreinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMarques, Maria do Perpétuo Socorro Calixtohttp://lattes.cnpq.br/7920060266348913Maletta, Ernani de Castrohttp://lattes.cnpq.br/0026506533871929De Paula, José Eduardohttp://lattes.cnpq.br/3627117545793761http://lattes.cnpq.br/7579306150128484Silva, Tatiane Oliveira da10460833433publicado no crossref antes da rotina xmlinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUORIGINALSons encenam - Reflexões sobre a música no teatro - Tatiane Oliveira - Versão RI UFU.pdfSons encenam - Reflexões sobre a música no teatro - Tatiane Oliveira - Versão RI UFU.pdfDissertação de Mestradoapplication/pdf2932896https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/26747/1/Sons%20encenam%20-%20Reflex%c3%b5es%20sobre%20a%20m%c3%basica%20no%20teatro%20-%20Tatiane%20Oliveira%20-%20Vers%c3%a3o%20RI%20UFU.pdfb346336b170bfaf78c89ef6347c75a60MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81792https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/26747/2/license.txt48ded82ce41b8d2426af12aed6b3cbf3MD52TEXTSons encenam - Reflexões sobre a música no teatro - Tatiane Oliveira - Versão RI UFU.pdf.txtSons encenam - Reflexões sobre a música no teatro - Tatiane Oliveira - Versão RI UFU.pdf.txtExtracted texttext/plain245353https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/26747/3/Sons%20encenam%20-%20Reflex%c3%b5es%20sobre%20a%20m%c3%basica%20no%20teatro%20-%20Tatiane%20Oliveira%20-%20Vers%c3%a3o%20RI%20UFU.pdf.txt829502fd5ce40700df55c1e3d6fef42aMD53THUMBNAILSons encenam - Reflexões sobre a música no teatro - Tatiane Oliveira - Versão RI UFU.pdf.jpgSons encenam - Reflexões sobre a música no teatro - Tatiane Oliveira - Versão RI UFU.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1150https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/26747/4/Sons%20encenam%20-%20Reflex%c3%b5es%20sobre%20a%20m%c3%basica%20no%20teatro%20-%20Tatiane%20Oliveira%20-%20Vers%c3%a3o%20RI%20UFU.pdf.jpgda022ec7f02ec505ce15bff5ce73a976MD54123456789/267472021-12-01 11:58:04.756oai:repositorio.ufu.br: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Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2021-12-01T14:58:04Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Sons encenam: reflexões sobre a música no teatro
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Staging sounds: reflections on music in the theatre
title Sons encenam: reflexões sobre a música no teatro
spellingShingle Sons encenam: reflexões sobre a música no teatro
Silva, Tatiane Oliveira da
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO::DRAMATURGIA
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA::COMPOSICAO MUSICAL
Artes híbridas
Imagens musicais
Som objetificado
Teatro pós-dramático
Teatro
Artes Cênicas
Poética
Movimento (Encenação)
Dramaturgia
Música dramática
Encenação
title_short Sons encenam: reflexões sobre a música no teatro
title_full Sons encenam: reflexões sobre a música no teatro
title_fullStr Sons encenam: reflexões sobre a música no teatro
title_full_unstemmed Sons encenam: reflexões sobre a música no teatro
title_sort Sons encenam: reflexões sobre a música no teatro
author Silva, Tatiane Oliveira da
author_facet Silva, Tatiane Oliveira da
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Marques, Maria do Perpétuo Socorro Calixto
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7920060266348913
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Maletta, Ernani de Castro
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0026506533871929
dc.contributor.referee2.fl_str_mv De Paula, José Eduardo
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3627117545793761
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7579306150128484
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Tatiane Oliveira da
contributor_str_mv Marques, Maria do Perpétuo Socorro Calixto
Maletta, Ernani de Castro
De Paula, José Eduardo
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO::DRAMATURGIA
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA::COMPOSICAO MUSICAL
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO::DRAMATURGIA
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA::COMPOSICAO MUSICAL
Artes híbridas
Imagens musicais
Som objetificado
Teatro pós-dramático
Teatro
Artes Cênicas
Poética
Movimento (Encenação)
Dramaturgia
Música dramática
Encenação
dc.subject.por.fl_str_mv Artes híbridas
Imagens musicais
Som objetificado
Teatro pós-dramático
Teatro
Artes Cênicas
Poética
Movimento (Encenação)
Dramaturgia
Música dramática
Encenação
description Esta dissertação pauta-se em apresentar uma reflexão sobre como os sons musicais podem construir e/ou alterar os sentidos e significados na encenação teatral e, consequentemente, na recepção do espectador, especialmente na cena teatral contemporânea. Entendendo que as duas artes – teatral e musical – possuem uma relação histórica de compartilhamento mútuo de princípios, retomo partes do entrelaçamento histórico entre as duas linguagens, elencando dois eventos que considero primordiais para uma presença mais autônoma dos elementos musicais inseridos no material espetacular. São eles o surgimento do encenador e o alargamento da noção de dramaturgia. Para tanto, menciono os avanços propostos nos trabalhos de compositores como Wagner (1813 – 1883) e de encenadores como Meyerhold (1874 – 1940), Stanislavski (1863- 1938), Brecht (1898 – 1956), Artaud (1896 – 1948) e Bob Wilson (1941) quando do tratamento com a camada musical. À luz dos processos ocorridos após a crise do drama – durante o século XX – e dos rumos que as duas artes percorreram em direção à contemporaneidade – como o surgimento de novas formas teatrais e musicais em relação às artes performativas – elenco algumas das possibilidades que os sons possuem para operar na cena teatral contemporânea, tais como os efeitos do som na temporalidade cênica, o trato do som musical como objeto, o som enquanto perspectiva de espaço e do som enquanto imagem. São chamados para o diálogo estudiosos como Tragtenberg (1999), Piccon-Vallin (2013), Bernard Dort (1977), Lehmann (2007), e Caznok (2008), cujos conhecimentos das duas linguagens traçam um percurso dialógico que deixa pistas para o desenvolvimento de formas híbridas de encenação, nas quais o som se faz enquanto presença cada vez mais significativa.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-22T20:17:03Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-22T20:17:03Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-05-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Tatiane Oliveira. Sons encenam: reflexões sobre a música no teatro. 2019. 104 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.41
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26747
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.41
identifier_str_mv SILVA, Tatiane Oliveira. Sons encenam: reflexões sobre a música no teatro. 2019. 104 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.41
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26747
http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.41
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/26747/1/Sons%20encenam%20-%20Reflex%c3%b5es%20sobre%20a%20m%c3%basica%20no%20teatro%20-%20Tatiane%20Oliveira%20-%20Vers%c3%a3o%20RI%20UFU.pdf
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/26747/2/license.txt
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/26747/3/Sons%20encenam%20-%20Reflex%c3%b5es%20sobre%20a%20m%c3%basica%20no%20teatro%20-%20Tatiane%20Oliveira%20-%20Vers%c3%a3o%20RI%20UFU.pdf.txt
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/26747/4/Sons%20encenam%20-%20Reflex%c3%b5es%20sobre%20a%20m%c3%basica%20no%20teatro%20-%20Tatiane%20Oliveira%20-%20Vers%c3%a3o%20RI%20UFU.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b346336b170bfaf78c89ef6347c75a60
48ded82ce41b8d2426af12aed6b3cbf3
829502fd5ce40700df55c1e3d6fef42a
da022ec7f02ec505ce15bff5ce73a976
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1802110476400721920