Sons encenam: reflexões sobre a música no teatro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFU |
Texto Completo: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26747 http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.41 |
Resumo: | Esta dissertação pauta-se em apresentar uma reflexão sobre como os sons musicais podem construir e/ou alterar os sentidos e significados na encenação teatral e, consequentemente, na recepção do espectador, especialmente na cena teatral contemporânea. Entendendo que as duas artes – teatral e musical – possuem uma relação histórica de compartilhamento mútuo de princípios, retomo partes do entrelaçamento histórico entre as duas linguagens, elencando dois eventos que considero primordiais para uma presença mais autônoma dos elementos musicais inseridos no material espetacular. São eles o surgimento do encenador e o alargamento da noção de dramaturgia. Para tanto, menciono os avanços propostos nos trabalhos de compositores como Wagner (1813 – 1883) e de encenadores como Meyerhold (1874 – 1940), Stanislavski (1863- 1938), Brecht (1898 – 1956), Artaud (1896 – 1948) e Bob Wilson (1941) quando do tratamento com a camada musical. À luz dos processos ocorridos após a crise do drama – durante o século XX – e dos rumos que as duas artes percorreram em direção à contemporaneidade – como o surgimento de novas formas teatrais e musicais em relação às artes performativas – elenco algumas das possibilidades que os sons possuem para operar na cena teatral contemporânea, tais como os efeitos do som na temporalidade cênica, o trato do som musical como objeto, o som enquanto perspectiva de espaço e do som enquanto imagem. São chamados para o diálogo estudiosos como Tragtenberg (1999), Piccon-Vallin (2013), Bernard Dort (1977), Lehmann (2007), e Caznok (2008), cujos conhecimentos das duas linguagens traçam um percurso dialógico que deixa pistas para o desenvolvimento de formas híbridas de encenação, nas quais o som se faz enquanto presença cada vez mais significativa. |
id |
UFU_a335bd2d627206d815b6b7083190ea8a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufu.br:123456789/26747 |
network_acronym_str |
UFU |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFU |
repository_id_str |
|
spelling |
2019-08-22T20:17:03Z2019-08-22T20:17:03Z2019-05-30SILVA, Tatiane Oliveira. Sons encenam: reflexões sobre a música no teatro. 2019. 104 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.41https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26747http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.41Esta dissertação pauta-se em apresentar uma reflexão sobre como os sons musicais podem construir e/ou alterar os sentidos e significados na encenação teatral e, consequentemente, na recepção do espectador, especialmente na cena teatral contemporânea. Entendendo que as duas artes – teatral e musical – possuem uma relação histórica de compartilhamento mútuo de princípios, retomo partes do entrelaçamento histórico entre as duas linguagens, elencando dois eventos que considero primordiais para uma presença mais autônoma dos elementos musicais inseridos no material espetacular. São eles o surgimento do encenador e o alargamento da noção de dramaturgia. Para tanto, menciono os avanços propostos nos trabalhos de compositores como Wagner (1813 – 1883) e de encenadores como Meyerhold (1874 – 1940), Stanislavski (1863- 1938), Brecht (1898 – 1956), Artaud (1896 – 1948) e Bob Wilson (1941) quando do tratamento com a camada musical. À luz dos processos ocorridos após a crise do drama – durante o século XX – e dos rumos que as duas artes percorreram em direção à contemporaneidade – como o surgimento de novas formas teatrais e musicais em relação às artes performativas – elenco algumas das possibilidades que os sons possuem para operar na cena teatral contemporânea, tais como os efeitos do som na temporalidade cênica, o trato do som musical como objeto, o som enquanto perspectiva de espaço e do som enquanto imagem. São chamados para o diálogo estudiosos como Tragtenberg (1999), Piccon-Vallin (2013), Bernard Dort (1977), Lehmann (2007), e Caznok (2008), cujos conhecimentos das duas linguagens traçam um percurso dialógico que deixa pistas para o desenvolvimento de formas híbridas de encenação, nas quais o som se faz enquanto presença cada vez mais significativa.This master thesis presents a reflection about how musical sounds may build and/or alter the meanings and senses at the theatrical scene and, consequently, in the audience reception, especially in the contemporary theater scene. By understanding that the two arts – theatre and music – have a historical relationship of shared principles, I recall parts of the historical intertwining between the two artistic languages, citing two events which I consider fundamental for allowing the development of an autonomous presence of musical elements in the scene. They are the appearance of the figure of the director and the broadening of the concept of dramaturgy. For that I work upon the advancements proposed in the works of composers such as Wagner (1813 – 1883) and directors such as Meyerhold (1874 – 1940), Stanislavski (1863- 1938), Brecht (1898 – 1956), Artaud (1896 – 1948) and Bob Wilson (1941) when relating to the treatment given to the musical layer. After the events following the drama crisis – in the 20th century – and the course that both arts wondered towards contemporaneity – such as the appearance of new theatrical and musical forms related to performative acts – I cite a few possibilities in which the sounds may operate in the contemporary theatrical scene, such as the effects of sound in the temporal aspects of the scene, the use musical sounds as objects, the perspective of sounds as a spatial aspect of the scene and the sound as image. I bring authors such as Tragtenberg (1999), Piccon-Vallin (2013), Bernard Dort (1977), Lehmann (2007) and Caznok (2008), whose knowledge regarding the musical and theatrical languages stablish a dialogue which leads tips to the development of hybrid forms of scenic creation, in which musical sounds have a growing presence.FAPEMIG - Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas GeraisDissertação (Mestrado)porUniversidade Federal de UberlândiaPrograma de Pós-graduação em Artes CênicasBrasilCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATROCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO::DRAMATURGIACNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICACNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA::COMPOSICAO MUSICALArtes híbridasImagens musicaisSom objetificadoTeatro pós-dramáticoTeatroArtes CênicasPoéticaMovimento (Encenação)DramaturgiaMúsica dramáticaEncenaçãoSons encenam: reflexões sobre a música no teatroStaging sounds: reflections on music in the theatreinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMarques, Maria do Perpétuo Socorro Calixtohttp://lattes.cnpq.br/7920060266348913Maletta, Ernani de Castrohttp://lattes.cnpq.br/0026506533871929De Paula, José Eduardohttp://lattes.cnpq.br/3627117545793761http://lattes.cnpq.br/7579306150128484Silva, Tatiane Oliveira da10460833433publicado no crossref antes da rotina xmlinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUORIGINALSons encenam - Reflexões sobre a música no teatro - Tatiane Oliveira - Versão RI UFU.pdfSons encenam - Reflexões sobre a música no teatro - Tatiane Oliveira - Versão RI UFU.pdfDissertação de Mestradoapplication/pdf2932896https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/26747/1/Sons%20encenam%20-%20Reflex%c3%b5es%20sobre%20a%20m%c3%basica%20no%20teatro%20-%20Tatiane%20Oliveira%20-%20Vers%c3%a3o%20RI%20UFU.pdfb346336b170bfaf78c89ef6347c75a60MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81792https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/26747/2/license.txt48ded82ce41b8d2426af12aed6b3cbf3MD52TEXTSons encenam - Reflexões sobre a música no teatro - Tatiane Oliveira - Versão RI UFU.pdf.txtSons encenam - Reflexões sobre a música no teatro - Tatiane Oliveira - Versão RI UFU.pdf.txtExtracted texttext/plain245353https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/26747/3/Sons%20encenam%20-%20Reflex%c3%b5es%20sobre%20a%20m%c3%basica%20no%20teatro%20-%20Tatiane%20Oliveira%20-%20Vers%c3%a3o%20RI%20UFU.pdf.txt829502fd5ce40700df55c1e3d6fef42aMD53THUMBNAILSons encenam - Reflexões sobre a música no teatro - Tatiane Oliveira - Versão RI UFU.pdf.jpgSons encenam - Reflexões sobre a música no teatro - Tatiane Oliveira - Versão RI UFU.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1150https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/26747/4/Sons%20encenam%20-%20Reflex%c3%b5es%20sobre%20a%20m%c3%basica%20no%20teatro%20-%20Tatiane%20Oliveira%20-%20Vers%c3%a3o%20RI%20UFU.pdf.jpgda022ec7f02ec505ce15bff5ce73a976MD54123456789/267472021-12-01 11:58:04.756oai:repositorio.ufu.br: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Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2021-12-01T14:58:04Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Sons encenam: reflexões sobre a música no teatro |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Staging sounds: reflections on music in the theatre |
title |
Sons encenam: reflexões sobre a música no teatro |
spellingShingle |
Sons encenam: reflexões sobre a música no teatro Silva, Tatiane Oliveira da CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO::DRAMATURGIA CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA::COMPOSICAO MUSICAL Artes híbridas Imagens musicais Som objetificado Teatro pós-dramático Teatro Artes Cênicas Poética Movimento (Encenação) Dramaturgia Música dramática Encenação |
title_short |
Sons encenam: reflexões sobre a música no teatro |
title_full |
Sons encenam: reflexões sobre a música no teatro |
title_fullStr |
Sons encenam: reflexões sobre a música no teatro |
title_full_unstemmed |
Sons encenam: reflexões sobre a música no teatro |
title_sort |
Sons encenam: reflexões sobre a música no teatro |
author |
Silva, Tatiane Oliveira da |
author_facet |
Silva, Tatiane Oliveira da |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Marques, Maria do Perpétuo Socorro Calixto |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7920060266348913 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Maletta, Ernani de Castro |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0026506533871929 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
De Paula, José Eduardo |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3627117545793761 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7579306150128484 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Tatiane Oliveira da |
contributor_str_mv |
Marques, Maria do Perpétuo Socorro Calixto Maletta, Ernani de Castro De Paula, José Eduardo |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO::DRAMATURGIA CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA::COMPOSICAO MUSICAL |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO::DRAMATURGIA CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA::COMPOSICAO MUSICAL Artes híbridas Imagens musicais Som objetificado Teatro pós-dramático Teatro Artes Cênicas Poética Movimento (Encenação) Dramaturgia Música dramática Encenação |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artes híbridas Imagens musicais Som objetificado Teatro pós-dramático Teatro Artes Cênicas Poética Movimento (Encenação) Dramaturgia Música dramática Encenação |
description |
Esta dissertação pauta-se em apresentar uma reflexão sobre como os sons musicais podem construir e/ou alterar os sentidos e significados na encenação teatral e, consequentemente, na recepção do espectador, especialmente na cena teatral contemporânea. Entendendo que as duas artes – teatral e musical – possuem uma relação histórica de compartilhamento mútuo de princípios, retomo partes do entrelaçamento histórico entre as duas linguagens, elencando dois eventos que considero primordiais para uma presença mais autônoma dos elementos musicais inseridos no material espetacular. São eles o surgimento do encenador e o alargamento da noção de dramaturgia. Para tanto, menciono os avanços propostos nos trabalhos de compositores como Wagner (1813 – 1883) e de encenadores como Meyerhold (1874 – 1940), Stanislavski (1863- 1938), Brecht (1898 – 1956), Artaud (1896 – 1948) e Bob Wilson (1941) quando do tratamento com a camada musical. À luz dos processos ocorridos após a crise do drama – durante o século XX – e dos rumos que as duas artes percorreram em direção à contemporaneidade – como o surgimento de novas formas teatrais e musicais em relação às artes performativas – elenco algumas das possibilidades que os sons possuem para operar na cena teatral contemporânea, tais como os efeitos do som na temporalidade cênica, o trato do som musical como objeto, o som enquanto perspectiva de espaço e do som enquanto imagem. São chamados para o diálogo estudiosos como Tragtenberg (1999), Piccon-Vallin (2013), Bernard Dort (1977), Lehmann (2007), e Caznok (2008), cujos conhecimentos das duas linguagens traçam um percurso dialógico que deixa pistas para o desenvolvimento de formas híbridas de encenação, nas quais o som se faz enquanto presença cada vez mais significativa. |
publishDate |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-22T20:17:03Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-22T20:17:03Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-05-30 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SILVA, Tatiane Oliveira. Sons encenam: reflexões sobre a música no teatro. 2019. 104 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.41 |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26747 |
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.41 |
identifier_str_mv |
SILVA, Tatiane Oliveira. Sons encenam: reflexões sobre a música no teatro. 2019. 104 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.41 |
url |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26747 http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.41 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFU instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFU |
collection |
Repositório Institucional da UFU |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/26747/1/Sons%20encenam%20-%20Reflex%c3%b5es%20sobre%20a%20m%c3%basica%20no%20teatro%20-%20Tatiane%20Oliveira%20-%20Vers%c3%a3o%20RI%20UFU.pdf https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/26747/2/license.txt https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/26747/3/Sons%20encenam%20-%20Reflex%c3%b5es%20sobre%20a%20m%c3%basica%20no%20teatro%20-%20Tatiane%20Oliveira%20-%20Vers%c3%a3o%20RI%20UFU.pdf.txt https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/26747/4/Sons%20encenam%20-%20Reflex%c3%b5es%20sobre%20a%20m%c3%basica%20no%20teatro%20-%20Tatiane%20Oliveira%20-%20Vers%c3%a3o%20RI%20UFU.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b346336b170bfaf78c89ef6347c75a60 48ded82ce41b8d2426af12aed6b3cbf3 829502fd5ce40700df55c1e3d6fef42a da022ec7f02ec505ce15bff5ce73a976 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
diinf@dirbi.ufu.br |
_version_ |
1802110476400721920 |