Dramas & Dados: O RPG como referência para o professor de teatro na condução de processos de Drama

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Vitor Ayres
Data de Publicação: 2023
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/001300000fbvn
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/31008
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação.
id UFSM_77d677c87c9120030b16e8d607fde78d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/31008
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling Dramas & Dados: O RPG como referência para o professor de teatro na condução de processos de DramaDramas & Dices: The RPG as reference to the theatre teacher in the conduction of Process DramaProcesso de DramaRPGProfessor de TeatroAula de TeatroProcess DramaTheatre TeacherTheatre ClassCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATROTrabalho de Conclusão de Curso de Graduação.Drama is an approach to teaching Theater that is characterized by the elaboration of a fictional context in which participants construct a narrative, instigated by the teacher, acting from the experience of roles and stimulated by the experimentation in the Drama. In each episode there is continuity and investment in the narrative, through explorations that take into account the real context of the participants and the proposed fictional context. In this sense, this research seeks to identify the similarities between Drama and RPG. This is because similar characteristics are recognized between Role Playing Games, or RPGs, character creation and interpretation games, and Drama. To this end, Drama Workshops were developed linked to the Supervised Theater Teaching Internship III, targeting young people and teenagers. As a reference, in relation to Drama, Beatriz Angela Cabral (Biange) (2006), Diego de Medeiros Pereira (2021) and André Sarturi (2012) stand out, while in relation to RPG, Wagner Luiz Schmit (2008) is the main reference. Still, regarding the game, support is found in Huizinga (1996) Both Drama and RPG were presented to the academic during the development of his degree in Theater Degree Stimulated by the proposals, the student understood that investing in teaching methodologies that are crossed by your personal repertoire, with what engages and stimulates you, could favor the teaching-learning processes.O Drama é uma abordagem de ensino de Teatro que tem como característica a elaboração de um contexto ficcional no qual os e as participantes constroem uma narrativa, instigados(as) pelo professor, agindo a partir da vivência de papéis e estimulados(as) pela experimentação no Drama. A cada episódio há a continuidade e investimento na narrativa, por meio de explorações que levam em conta o contexto real dos e das participantes e o contexto ficcional proposto. Nesse sentido, esta pesquisa busca identificar as aproximações entre o Drama e o RPG. Isso pois, se reconhecem características similares entre os Role Playing Games, ou RPGs, jogos de criação e interpretação de personagens, e o Drama. Para tanto, foram desenvolvidas Oficinas de Drama vinculadas ao Estágio Supervisionado de Ensino de Teatro III, tendo como público jovens e adolescentes. Como referencial, destaca-se, relativo ao Drama, Beatriz Angela Cabral (Biange) (2006), Diego de Medeiros Pereira (2021) e André Sarturi (2012), já em relação ao RPG, Wagner Luiz Schmit (2008) é a principal referência. Ainda, relativo ao jogo, encontra-se apoio em Huizinga (1996). Tanto o Drama quanto o RPG foram apresentados ao acadêmico durante o desenvolvimento de sua graduação no curso de Licenciatura em Teatro. Estimulado pelas propostas, o estudante compreendeu que investir em metodologias de ensino que sejam atravessadas pelo seu repertório pessoal, com aquilo que lhe engaja e estimula, poderia favorecer os processos de ensino-aprendizagem.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMCentro de Artes e LetrasBerselli, MarciaFernandes, Vitor Ayres2024-01-08T12:09:17Z2024-01-08T12:09:17Z2023-12-152023Trabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/31008ark:/26339/001300000fbvnporAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2024-01-08T12:09:17Zoai:repositorio.ufsm.br:1/31008Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2024-01-08T12:09:17Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Dramas & Dados: O RPG como referência para o professor de teatro na condução de processos de Drama
Dramas & Dices: The RPG as reference to the theatre teacher in the conduction of Process Drama
title Dramas & Dados: O RPG como referência para o professor de teatro na condução de processos de Drama
spellingShingle Dramas & Dados: O RPG como referência para o professor de teatro na condução de processos de Drama
Fernandes, Vitor Ayres
Processo de Drama
RPG
Professor de Teatro
Aula de Teatro
Process Drama
Theatre Teacher
Theatre Class
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO
title_short Dramas & Dados: O RPG como referência para o professor de teatro na condução de processos de Drama
title_full Dramas & Dados: O RPG como referência para o professor de teatro na condução de processos de Drama
title_fullStr Dramas & Dados: O RPG como referência para o professor de teatro na condução de processos de Drama
title_full_unstemmed Dramas & Dados: O RPG como referência para o professor de teatro na condução de processos de Drama
title_sort Dramas & Dados: O RPG como referência para o professor de teatro na condução de processos de Drama
author Fernandes, Vitor Ayres
author_facet Fernandes, Vitor Ayres
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Berselli, Marcia
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Vitor Ayres
dc.subject.por.fl_str_mv Processo de Drama
RPG
Professor de Teatro
Aula de Teatro
Process Drama
Theatre Teacher
Theatre Class
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO
topic Processo de Drama
RPG
Professor de Teatro
Aula de Teatro
Process Drama
Theatre Teacher
Theatre Class
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO
description Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-15
2023
2024-01-08T12:09:17Z
2024-01-08T12:09:17Z
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/31008
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/001300000fbvn
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/31008
identifier_str_mv ark:/26339/001300000fbvn
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Artes e Letras
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Artes e Letras
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172332675661824