Reflexões sobre as concepções democráticas e a gestão escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Manancial - Repositório Digital da UFSM |
dARK ID: | ark:/26339/001300000r033 |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/852 |
Resumo: | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso deEspecialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2012. |
id |
UFSM_78983d5092298520a2bbde33d10b7fdb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsm.br:1/852 |
network_acronym_str |
UFSM |
network_name_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository_id_str |
|
spelling |
Reflexões sobre as concepções democráticas e a gestão escolarReflections on the democratic conceptions and schoolGestão democráticaAutonomiaDemocraciaMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso deEspecialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2012.The core issue of this research takes into consideration the democratic management in some schools of São Pedro das Missões, a city located in the north of Rio Grande do Sul State. For this, the research aims to analyze the interfaces of democratic school management and its influence on the formation of the students in relation to their acquisition of knowledge in the educational environment. To discuss this issue, one question arises: to what extent management can promote a critical and citizen formation of their subjects based on the concepts of democratic and school management? Therefore, we developed a qualitative research of a type case study, which involved 06 employees between the two schools, and a contributor to the Municipal Education Department, being the Municipal Secretary of Education. It was applied to employees some open questions that have provided a better understanding of what was questioned. Through the reflections about the theoretical support investigated and the conducted interview, it becomes clear that the subjects in the study recognized that the approach of school management to democratic principles, makes it possible to enlarge the understanding that the participation of the entire school community extends the folding fans from the field school. The scope of this understanding happens in that all seek to participate in the school´s daily life, whether in its administrative, financial or educational sphere, in view of the expansion of school projects aimed at promoting citizenship.A temática central desta pesquisa procurou levar em consideração a Gestão democrática nas escolas do município de São Pedro das Missões, localizado ao norte do Estado do Rio Grande do Sul. Para isso, a pesquisa objetiva analisar as interfaces da gestão democrática escolar e seus influxos na formação do educando em relação à aquisição de seu conhecimento no meio educacional. Para problematizar essa temática, pergunta-se: em que medida a gestão pode promover a formação crítica e cidadã de seus sujeitos tendo como base os conceitos de gestão democrática e escolar? Sendo assim, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, o qual participaram 06 colaboradores entre duas escolas, e um colaborador da Secretaria Municipal de Educação, sendo ele o Secretário Municipal de Educação. Aplicaram-se aos colaboradores questões abertas, que disponibilizaram uma melhor compreensão do que se questionava. Das reflexões dos referenciais teóricos investigados e da entrevista realizada, evidencia-se que os sujeitos participantes da pesquisa reconhecem que a aproximação da gestão escolar aos princípios democráticos, torna possível ampliar o entendimento de que a participação de toda a comunidade escolar alarga os leques do campo escolar. O alcance dessa compreensão se dá na medida em que todos buscam participar do cotidiano da escola, seja em sua esfera administrativa, financeira ou pedagógica, tendo em vista a ampliação dos projetos da escola voltados para a promoção da cidadania.Universidade Federal de Santa MariaCentro de EducaçãoLudwig, CristianeMarques, Patrícia2015-06-02T15:12:07Z2015-06-02T15:12:07Z2012-12-012012Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/852ark:/26339/001300000r033porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2017-06-13T22:51:48Zoai:repositorio.ufsm.br:1/852Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2017-06-13T22:51:48Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Reflexões sobre as concepções democráticas e a gestão escolar Reflections on the democratic conceptions and school |
title |
Reflexões sobre as concepções democráticas e a gestão escolar |
spellingShingle |
Reflexões sobre as concepções democráticas e a gestão escolar Marques, Patrícia Gestão democrática Autonomia Democracia |
title_short |
Reflexões sobre as concepções democráticas e a gestão escolar |
title_full |
Reflexões sobre as concepções democráticas e a gestão escolar |
title_fullStr |
Reflexões sobre as concepções democráticas e a gestão escolar |
title_full_unstemmed |
Reflexões sobre as concepções democráticas e a gestão escolar |
title_sort |
Reflexões sobre as concepções democráticas e a gestão escolar |
author |
Marques, Patrícia |
author_facet |
Marques, Patrícia |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ludwig, Cristiane |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marques, Patrícia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão democrática Autonomia Democracia |
topic |
Gestão democrática Autonomia Democracia |
description |
Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso deEspecialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2012. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-12-01 2012 2015-06-02T15:12:07Z 2015-06-02T15:12:07Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/852 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/26339/001300000r033 |
url |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/852 |
identifier_str_mv |
ark:/26339/001300000r033 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Centro de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Centro de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
collection |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository.name.fl_str_mv |
Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com |
_version_ |
1815172382107631616 |