Reflexões sobre as concepções democráticas e a gestão escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Patrícia
Data de Publicação: 2012
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/001300000r033
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/852
Resumo: Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso deEspecialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2012.
id UFSM_78983d5092298520a2bbde33d10b7fdb
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/852
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling Reflexões sobre as concepções democráticas e a gestão escolarReflections on the democratic conceptions and schoolGestão democráticaAutonomiaDemocraciaMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso deEspecialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2012.The core issue of this research takes into consideration the democratic management in some schools of São Pedro das Missões, a city located in the north of Rio Grande do Sul State. For this, the research aims to analyze the interfaces of democratic school management and its influence on the formation of the students in relation to their acquisition of knowledge in the educational environment. To discuss this issue, one question arises: to what extent management can promote a critical and citizen formation of their subjects based on the concepts of democratic and school management? Therefore, we developed a qualitative research of a type case study, which involved 06 employees between the two schools, and a contributor to the Municipal Education Department, being the Municipal Secretary of Education. It was applied to employees some open questions that have provided a better understanding of what was questioned. Through the reflections about the theoretical support investigated and the conducted interview, it becomes clear that the subjects in the study recognized that the approach of school management to democratic principles, makes it possible to enlarge the understanding that the participation of the entire school community extends the folding fans from the field school. The scope of this understanding happens in that all seek to participate in the school´s daily life, whether in its administrative, financial or educational sphere, in view of the expansion of school projects aimed at promoting citizenship.A temática central desta pesquisa procurou levar em consideração a Gestão democrática nas escolas do município de São Pedro das Missões, localizado ao norte do Estado do Rio Grande do Sul. Para isso, a pesquisa objetiva analisar as interfaces da gestão democrática escolar e seus influxos na formação do educando em relação à aquisição de seu conhecimento no meio educacional. Para problematizar essa temática, pergunta-se: em que medida a gestão pode promover a formação crítica e cidadã de seus sujeitos tendo como base os conceitos de gestão democrática e escolar? Sendo assim, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, o qual participaram 06 colaboradores entre duas escolas, e um colaborador da Secretaria Municipal de Educação, sendo ele o Secretário Municipal de Educação. Aplicaram-se aos colaboradores questões abertas, que disponibilizaram uma melhor compreensão do que se questionava. Das reflexões dos referenciais teóricos investigados e da entrevista realizada, evidencia-se que os sujeitos participantes da pesquisa reconhecem que a aproximação da gestão escolar aos princípios democráticos, torna possível ampliar o entendimento de que a participação de toda a comunidade escolar alarga os leques do campo escolar. O alcance dessa compreensão se dá na medida em que todos buscam participar do cotidiano da escola, seja em sua esfera administrativa, financeira ou pedagógica, tendo em vista a ampliação dos projetos da escola voltados para a promoção da cidadania.Universidade Federal de Santa MariaCentro de EducaçãoLudwig, CristianeMarques, Patrícia2015-06-02T15:12:07Z2015-06-02T15:12:07Z2012-12-012012Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/852ark:/26339/001300000r033porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2017-06-13T22:51:48Zoai:repositorio.ufsm.br:1/852Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2017-06-13T22:51:48Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Reflexões sobre as concepções democráticas e a gestão escolar
Reflections on the democratic conceptions and school
title Reflexões sobre as concepções democráticas e a gestão escolar
spellingShingle Reflexões sobre as concepções democráticas e a gestão escolar
Marques, Patrícia
Gestão democrática
Autonomia
Democracia
title_short Reflexões sobre as concepções democráticas e a gestão escolar
title_full Reflexões sobre as concepções democráticas e a gestão escolar
title_fullStr Reflexões sobre as concepções democráticas e a gestão escolar
title_full_unstemmed Reflexões sobre as concepções democráticas e a gestão escolar
title_sort Reflexões sobre as concepções democráticas e a gestão escolar
author Marques, Patrícia
author_facet Marques, Patrícia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ludwig, Cristiane
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Patrícia
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão democrática
Autonomia
Democracia
topic Gestão democrática
Autonomia
Democracia
description Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso deEspecialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2012.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-01
2012
2015-06-02T15:12:07Z
2015-06-02T15:12:07Z
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/852
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/001300000r033
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/852
identifier_str_mv ark:/26339/001300000r033
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172382107631616