Limites e possibilidades de implantação da gestão democrática na escola pública

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Conceição, Marcos Vinícius
Data de Publicação: 2005
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/0013000007fsv
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1405
Resumo: Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2005.
id UFSM_7364596d61186c9b34b8fadf3c4546dd
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/1405
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling Limites e possibilidades de implantação da gestão democrática na escola públicaLimits and possibilities of implantation of the democratic management in the public schoolGestão democráticaEscolaDemocraciaMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2005.Choosing the Pertaining to school Management as focus of interest and analysis, the present work searchs, through a bibliographical research, to detach the limits and the possibilities that are presented to the public school through the proposal of democratic management. It was intended, thus, to search, beyond subsidies for the professional formation, that we understand that they are of utmost importance while tools for the overcoming of the reality, many times, chaotic lived deeply in the school today, to reflect on the process of management of the education, in the context of the current society. Reflecting on the contradictions that if present in this proposal and on as the school is organized in order to take care of or not to the these changes, was objectified to present democratic exits for the hierarquização of papers, bureaucratization and the authoritarianism many times present in the practical ones of the daily pertaining to school. For such, a theoretical survey regarding the democracy and of its limits of a neoliberal society conducted by the logic of the market was become fullfilled inside. Understanding that the interests of the collective, in this society, are left of side in favor of the interests of the market. Still we search to organize an introductory study on some forms of institutionalization of the participation that are gifts in the management of the school, as the election of directors and the pertaining to school advice, and to leave of this to detach the importance of these mechanisms in the construction of a democratic school. Thus, this work has as objective to contribute so that the education is valued as instrument of construction of the democracy, as well as collaborating in the construction of a democratic school.Elegendo a Gestão Escolar como foco de interesse e análise, o presente trabalho busca, através de uma pesquisa bibliográfica, destacar os limites e as possibilidades que são apresentadas à escola pública através da proposta de gestão democrática. Pretendeu-se, assim, buscar, além de subsídios para a formação profissional, que entendemos que sejam de suma importância enquanto ferramentas para a superação da realidade, muitas vezes, caótica vivenciada na escola hoje, refletir sobre o processo de gestão da educação, no contexto da sociedade atual. Refletindo sobre as contradições que se apresentam nesta proposta e sobre como a escola organiza-se de modo a atender ou não à estas mudanças, objetivou-se apresentar saídas democráticas para a hierarquização de papéis, burocratização e o autoritarismo muitas vezes presente nas práticas do cotidiano escolar. Para tal, realizou-se um levantamento teórico a respeito da democracia e de seus limites dentro de uma sociedade neoliberal regida pela lógica do mercado. Entendendo que os interesses da coletividade, nesta sociedade, são deixados de lado em prol dos interesses do mercado. Ainda buscamos organizar um estudo introdutório sobre algumas formas de institucionalização da participação que estão presentes na gestão da escola, como a eleição de diretores e o conselho escolar, e a partir disso destacar a importância destes mecanismos na construção de uma escola democrática. Assim, este trabalho tem como objetivo contribuir para que a educação seja valorizada como instrumento de construção da democracia, bem como colaborar na construção de uma escola democrática.Universidade Federal de Santa MariaCentro de EducaçãoMousquer, Maria Elizabete LonderoConceição, Marcos Vinícius2016-03-30T15:46:49Z2016-03-30T15:46:49Z2005-08-262005Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1405ark:/26339/0013000007fsvporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2017-06-13T22:55:03Zoai:repositorio.ufsm.br:1/1405Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2017-06-13T22:55:03Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Limites e possibilidades de implantação da gestão democrática na escola pública
Limits and possibilities of implantation of the democratic management in the public school
title Limites e possibilidades de implantação da gestão democrática na escola pública
spellingShingle Limites e possibilidades de implantação da gestão democrática na escola pública
Conceição, Marcos Vinícius
Gestão democrática
Escola
Democracia
title_short Limites e possibilidades de implantação da gestão democrática na escola pública
title_full Limites e possibilidades de implantação da gestão democrática na escola pública
title_fullStr Limites e possibilidades de implantação da gestão democrática na escola pública
title_full_unstemmed Limites e possibilidades de implantação da gestão democrática na escola pública
title_sort Limites e possibilidades de implantação da gestão democrática na escola pública
author Conceição, Marcos Vinícius
author_facet Conceição, Marcos Vinícius
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mousquer, Maria Elizabete Londero
dc.contributor.author.fl_str_mv Conceição, Marcos Vinícius
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão democrática
Escola
Democracia
topic Gestão democrática
Escola
Democracia
description Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2005.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-08-26
2005
2016-03-30T15:46:49Z
2016-03-30T15:46:49Z
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1405
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/0013000007fsv
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1405
identifier_str_mv ark:/26339/0013000007fsv
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172298557095936