Práticas pedagógicas com alunos que apresentam déficit cognitivo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bezerra, Francisca das Chagas Alves Rodrigues
Data de Publicação: 2010
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/00130000006r8
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1295
Resumo: Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010.
id UFSM_7fa2c361db7f9514d35862cc1995ae25
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/1295
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling Práticas pedagógicas com alunos que apresentam déficit cognitivoPedagogical practice with students who have cognitive disabilities.Educação inclusivaDéficit cognitivoProfessoresAlunosArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010.Summary: We must recognize and respect differences in school space. That is, the specifics of the Act of learning of our students as well as pedagogical activities that can enhance their learning. In summary, the most important tasks to be performed by engaging them in a school context motivator and conducive to successful teaching and learning process. However, some parents may not always recognize that children have difficulty learning or deficits in cognition. Thus, when the child arrives at school ends up passing unnoticed or getting invisible inside the classroom. Namely, at State School F.J.P.N. working on a perspective of inclusive education, where there are multiple pedagogical actions targeted to students who have cognitive disabilities, craving the success of these students. Furthermore, believing also that the role of the school is constructing citizenship through access of knowledge. Anyway, it was found through this search that the school F.J.P.N. seeks to act within the principles of inclusive education, where all are considered able to learn, showing that you can insert the student with cognitive disabilities both within school and in society.É preciso reconhecer e respeitar as diferenças no espaço escolar. Isto é, as especificidades do ato de aprender de nossos alunos, bem como as atividades pedagógicas que possam potencializar suas aprendizagens. Em síntese, que as tarefas mais importantes a serem executadas por eles incidam em um contexto escolar motivador e propício para o sucesso do processo de ensino e aprendizagem. Todavia, alguns pais nem sempre reconhecem que os filhos apresentam alguma dificuldade de aprendizagem ou déficits na cognição. Desse modo, quando a criança chega à escola acaba passando despercebida ou ficando invisível dentro das salas de aula. A saber, na Escola Estadual F.J.P.N. trabalha-se numa perspectiva de educação inclusiva, onde existem várias ações de caráter pedagógico voltadas para os alunos que apresentam déficit cognitivo, almejando o sucesso destes alunos. Ademais, por acreditar também que o papel da escola é construir cidadania por meio do acesso do conhecimento. Enfim, constatou-se através desta pesquisa que a escola F.J.P.N. procura atuar dentro dos princípios da educação inclusiva, onde todos são considerados capazes de aprender, mostrando que é possível inserir o aluno com déficit cognitivo tanto no contexto escolar como na sociedade.Universidade Federal de Santa MariaCentro de EducaçãoGai, Daniele NoalBezerra, Francisca das Chagas Alves Rodrigues2016-03-01T13:03:00Z2016-03-01T13:03:00Z20102010Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1295ark:/26339/00130000006r8porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2017-06-13T22:53:18Zoai:repositorio.ufsm.br:1/1295Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2017-06-13T22:53:18Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas pedagógicas com alunos que apresentam déficit cognitivo
Pedagogical practice with students who have cognitive disabilities.
title Práticas pedagógicas com alunos que apresentam déficit cognitivo
spellingShingle Práticas pedagógicas com alunos que apresentam déficit cognitivo
Bezerra, Francisca das Chagas Alves Rodrigues
Educação inclusiva
Déficit cognitivo
Professores
Alunos
title_short Práticas pedagógicas com alunos que apresentam déficit cognitivo
title_full Práticas pedagógicas com alunos que apresentam déficit cognitivo
title_fullStr Práticas pedagógicas com alunos que apresentam déficit cognitivo
title_full_unstemmed Práticas pedagógicas com alunos que apresentam déficit cognitivo
title_sort Práticas pedagógicas com alunos que apresentam déficit cognitivo
author Bezerra, Francisca das Chagas Alves Rodrigues
author_facet Bezerra, Francisca das Chagas Alves Rodrigues
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gai, Daniele Noal
dc.contributor.author.fl_str_mv Bezerra, Francisca das Chagas Alves Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Educação inclusiva
Déficit cognitivo
Professores
Alunos
topic Educação inclusiva
Déficit cognitivo
Professores
Alunos
description Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2010
2016-03-01T13:03:00Z
2016-03-01T13:03:00Z
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1295
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/00130000006r8
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1295
identifier_str_mv ark:/26339/00130000006r8
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1822612345049841664