Práticas pedagógicas com alunos que apresentam déficit cognitivo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Manancial - Repositório Digital da UFSM |
dARK ID: | ark:/26339/00130000006r8 |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1295 |
Resumo: | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010. |
id |
UFSM_7fa2c361db7f9514d35862cc1995ae25 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsm.br:1/1295 |
network_acronym_str |
UFSM |
network_name_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository_id_str |
|
spelling |
Práticas pedagógicas com alunos que apresentam déficit cognitivoPedagogical practice with students who have cognitive disabilities.Educação inclusivaDéficit cognitivoProfessoresAlunosArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010.Summary: We must recognize and respect differences in school space. That is, the specifics of the Act of learning of our students as well as pedagogical activities that can enhance their learning. In summary, the most important tasks to be performed by engaging them in a school context motivator and conducive to successful teaching and learning process. However, some parents may not always recognize that children have difficulty learning or deficits in cognition. Thus, when the child arrives at school ends up passing unnoticed or getting invisible inside the classroom. Namely, at State School F.J.P.N. working on a perspective of inclusive education, where there are multiple pedagogical actions targeted to students who have cognitive disabilities, craving the success of these students. Furthermore, believing also that the role of the school is constructing citizenship through access of knowledge. Anyway, it was found through this search that the school F.J.P.N. seeks to act within the principles of inclusive education, where all are considered able to learn, showing that you can insert the student with cognitive disabilities both within school and in society.É preciso reconhecer e respeitar as diferenças no espaço escolar. Isto é, as especificidades do ato de aprender de nossos alunos, bem como as atividades pedagógicas que possam potencializar suas aprendizagens. Em síntese, que as tarefas mais importantes a serem executadas por eles incidam em um contexto escolar motivador e propício para o sucesso do processo de ensino e aprendizagem. Todavia, alguns pais nem sempre reconhecem que os filhos apresentam alguma dificuldade de aprendizagem ou déficits na cognição. Desse modo, quando a criança chega à escola acaba passando despercebida ou ficando invisível dentro das salas de aula. A saber, na Escola Estadual F.J.P.N. trabalha-se numa perspectiva de educação inclusiva, onde existem várias ações de caráter pedagógico voltadas para os alunos que apresentam déficit cognitivo, almejando o sucesso destes alunos. Ademais, por acreditar também que o papel da escola é construir cidadania por meio do acesso do conhecimento. Enfim, constatou-se através desta pesquisa que a escola F.J.P.N. procura atuar dentro dos princípios da educação inclusiva, onde todos são considerados capazes de aprender, mostrando que é possível inserir o aluno com déficit cognitivo tanto no contexto escolar como na sociedade.Universidade Federal de Santa MariaCentro de EducaçãoGai, Daniele NoalBezerra, Francisca das Chagas Alves Rodrigues2016-03-01T13:03:00Z2016-03-01T13:03:00Z20102010Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1295ark:/26339/00130000006r8porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2017-06-13T22:53:18Zoai:repositorio.ufsm.br:1/1295Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2017-06-13T22:53:18Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Práticas pedagógicas com alunos que apresentam déficit cognitivo Pedagogical practice with students who have cognitive disabilities. |
title |
Práticas pedagógicas com alunos que apresentam déficit cognitivo |
spellingShingle |
Práticas pedagógicas com alunos que apresentam déficit cognitivo Bezerra, Francisca das Chagas Alves Rodrigues Educação inclusiva Déficit cognitivo Professores Alunos |
title_short |
Práticas pedagógicas com alunos que apresentam déficit cognitivo |
title_full |
Práticas pedagógicas com alunos que apresentam déficit cognitivo |
title_fullStr |
Práticas pedagógicas com alunos que apresentam déficit cognitivo |
title_full_unstemmed |
Práticas pedagógicas com alunos que apresentam déficit cognitivo |
title_sort |
Práticas pedagógicas com alunos que apresentam déficit cognitivo |
author |
Bezerra, Francisca das Chagas Alves Rodrigues |
author_facet |
Bezerra, Francisca das Chagas Alves Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Gai, Daniele Noal |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bezerra, Francisca das Chagas Alves Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação inclusiva Déficit cognitivo Professores Alunos |
topic |
Educação inclusiva Déficit cognitivo Professores Alunos |
description |
Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 2010 2016-03-01T13:03:00Z 2016-03-01T13:03:00Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1295 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/26339/00130000006r8 |
url |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1295 |
identifier_str_mv |
ark:/26339/00130000006r8 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Centro de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Centro de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
collection |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository.name.fl_str_mv |
Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com |
_version_ |
1822612345049841664 |