Práticas pedagógicas e déficit cognitivo
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Data de Publicação: | 2010 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Manancial - Repositório Digital da UFSM |
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Texto Completo: | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/847 |
Resumo: | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010. |
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Práticas pedagógicas e déficit cognitivoAlunosProfessoresEducação inclusivaDeficiênciasArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010.Inclusive education is not presented as a mechanical process and imposed a linear manner. Rather, it constitutes a process of self, the confrontation and interaction of students with their environment. Under this approach, concepts and ways of working both learner and teacher in the implementation of inclusive education, has expanded its concepts. Therefore, it is essential that the teacher reformulate concepts and stances, trying to adopt teaching practices that enable the growth and independence for students as citizens and subjects of their learning. Through a literature review, this paper aims to highlight the historical evolution of legal grounding for the implementation of inclusive education as well as highlight some cognitive disorders are common in schools, emphasizing its peculiarities and possible related teaching practices. Inclusive education should strive for citizenship and the critique of student performance, regardless of presenting any shortcomings. The teacher has to be aware and work towards successful learning of their students, not only enhancing your luggage, as well as enabling him to act in its social context, and ensure your personal growth.A educação inclusiva não se apresenta como um processo mecânico e imposto de modo linear. Antes, se constitui em um processo de autoconstrução, no confronto e na interação do aluno com seu meio. Sob esse enfoque, os conceitos e formas de atuação tanto do aluno quanto do professor na implantação de uma educação inclusiva, tem seus conceitos ampliados. Por esse motivo, é primordial que o professor reformule concepções e posturas, buscando a adoção de práticas pedagógicas que possibilitem o crescimento e a autonomia do aluno enquanto cidadão e sujeito de sua aprendizagem. Mediante uma revisão bibliográfica, o presente artigo visa destacar a evolução histórica dos embasamentos legais para a implantação da educação inclusiva; além de ressaltar alguns transtornos por déficit cognitivo, comuns no contexto escolar, ressaltando suas particularidades bem como possíveis práticas pedagógicas relacionadas. A educação inclusiva deve primar pela cidadania e pela atuação crítica do aluno, independente de apresentar quaisquer deficiências. Cabe ao professor se conscientizar e trabalhar em prol da aprendizagem efetiva de seu aluno, não somente valorizando a sua bagagem, bem como capacitando-o para atuar em seu contexto social, além de garantir o seu crescimento pessoal.Universidade Federal de Santa MariaCentro de EducaçãoMattei, GiovanaCosta, Neuza de Souza Braga da2015-06-02T13:48:09Z2015-06-02T13:48:09Z2010-12-172010Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/847ark:/26339/0013000002zbtporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2017-06-13T22:52:47Zoai:repositorio.ufsm.br:1/847Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2017-06-13T22:52:47Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
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