Robô humanoide Beo: uma proposta de ferramenta para o ensino de programação à crianças
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Data de Publicação: | 2018 |
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Título da fonte: | Manancial - Repositório Digital da UFSM |
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Texto Completo: | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/25264 |
Resumo: | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Engenharia de Computação, RS, 2018. |
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Robô humanoide Beo: uma proposta de ferramenta para o ensino de programação à criançasHumanoid robot Beo: a tool proposal for children to learn codingRobóticaRobô humanoideRobótica educacionalEnsino de programaçãoRoboticsHumanoide robotEducacional roboticsProgramming teachingCNPQ::ENGENHARIASTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Engenharia de Computação, RS, 2018.This work presents Beo, a mobile humanoid robot with 9 degrees of freedom. Beo was built to be used to teach coding to children and young people with the intention of providing a tool that allows the student to deepen his or her knowledge without the limitations of having to assemble equipment with the use of kits. Some related works developed in the academic environment are presented, describing different tools to be used to teach programming. The robot functionalities are presented and discussed. Finally, it is expected that the use of this tool in teaching programming will be able to meet its initial purpose of offering a simple and intuitive platform for beginners, but that allows the deepening of knowledge in the programming area for more experienced users.Este trabalho apresenta o Beo, robô humanoide móvel com nove graus de liberdade. Beo foi construído para ser utilizado no ensino de programação à crianças com intuito de disponibilizar uma ferramenta que permita ao aluno aprofundar seu conhecimento sem as limitações existentes na montagem de equipamentos com a utilização de kits. São apresentados alguns trabalhos desenvolvidos no meio acadêmico relacionados ao tema, descrevendo diferentes ferramentas para serem utilizadas no ensino de programação. As funcionalidades do robô são apresentadas e discutidas. Por fim, espera-se que a utilização desta ferramenta no ensino de programação seja capaz de atender ao seu propósito inicial de oferecer uma plataforma simples e intuitiva para iniciantes, mas que permita o aprofundamento dos conhecimentos na área de programação para usuários mais experientes.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMCentro de TecnologiaGuerra, Rodrigo da SilvaGehm, Nícolas de Carvalho2022-07-06T19:55:53Z2022-07-06T19:55:53Z2018-12-202018Trabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/25264ark:/26339/001300000txrtporAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2022-07-06T19:55:53Zoai:repositorio.ufsm.br:1/25264Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2022-07-06T19:55:53Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
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