A gestão democrática na escola pública frente à necessidade da formação continuada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Müller, Leticia Cavalheiro
Data de Publicação: 2013
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/0013000016078
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2968
Resumo: Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Gestão Pública, EaD, RS, 2013.
id UFSM_83f62846173b3d559520bc299776bf6e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/2968
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling A gestão democrática na escola pública frente à necessidade da formação continuadaManagement democratic front of the public school in need of continuing educationGestão democráticaPPP (Projeto político-pedagógico)Comunidade escolarMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Gestão Pública, EaD, RS, 2013.This paper addresses the democratic management regarding the need for continuing education, with the space data collection of the State School Elementary School Edison Quintana, in the municipality of Ibirubá - RS. The theme corresponds to the concern that happen in practice democratic management, reflected in the quality of education in public school, from the participation of educators, students, parents, administrators and school community. This process begins in the preparation of Political Pedagogical Project when presupposes the participation of all segments of the school community so that the document reflects the identity and needs of the school, ensuring the realization of demands such as continuing education. The school survey's target has been highlighted by good results in the evaluation of IDEB (Development Index Basic Education) and received the best average in the municipality that assessment, highlighting also the Olympics in Mathematics and Portuguese. The present study involved members of the collegiate school survey's target - Circle of Parents and Teachers, School Board and Student Guild, which are part of the management process effectively. The work is presented in three parts, the first being the theoretical framework which brings the concepts expressed throughout the study, through the contribution of theories and thoughts of the authors. The second part describes the methodological process by which the research was carried out, as well as the context in which the data were collected. Finally, we present the data collected from their analysis and conclusions of this work.O presente trabalho aborda a gestão democrática frente à necessidade de formação continuada, tendo como espaço de coleta de dados a Escola Estadual de Ensino Fundamental Edison Quintana, no município de Ibirubá - RS. O tema corresponde à preocupação de que a gestão democrática aconteça na prática, refletindo-se na qualificação da educação na Escola Pública, a partir da participação de educadores, alunos, pais, gestores e comunidade escolar. Este processo tem início na elaboração do Projeto Político Pedagógico, quando pressupõe-se a participação de todos os segmentos da comunidade escolar para que o documento reflita a identidade e as necessidades da escola, garantindo a realização de demandas tais como a formação continuada. A escola-alvo da pesquisa vem se destacando pelo bom resultado na avaliação do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), tendo recebido a melhor média no município nessa avaliação, destacando-se também nas Olimpíadas de Matemática e de Português. O presente estudo envolveu membros dos colegiados da escola-alvo da pesquisa – Círculo de Pais e Mestres, Conselho Escolar e Grêmio Estudantil, os quais fazem parte do processo de gestão de forma efetiva. O trabalho apresenta-se dividido em três partes, sendo a primeira o referencial teórico o qual traz os conceitos expressos ao longo do estudo, através da contribuição de teorias e reflexões de autores. Na segunda parte descreve-se o processo metodológico pelo qual a pesquisa se desenvolveu, bem como o contexto onde os dados foram coletados. Por fim, são apresentados os dados coletados a partir da análise dos mesmos e as conclusões do referido trabalho.Universidade Federal de Santa MariaCentro de Ciências Sociais e HumanasLock, Fernando do NascimentoMüller, Leticia Cavalheiro2017-05-30T13:38:31Z2017-05-30T13:38:31Z2013-01-032013Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2968ark:/26339/0013000016078porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2017-06-13T23:04:28Zoai:repositorio.ufsm.br:1/2968Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2017-06-13T23:04:28Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv A gestão democrática na escola pública frente à necessidade da formação continuada
Management democratic front of the public school in need of continuing education
title A gestão democrática na escola pública frente à necessidade da formação continuada
spellingShingle A gestão democrática na escola pública frente à necessidade da formação continuada
Müller, Leticia Cavalheiro
Gestão democrática
PPP (Projeto político-pedagógico)
Comunidade escolar
title_short A gestão democrática na escola pública frente à necessidade da formação continuada
title_full A gestão democrática na escola pública frente à necessidade da formação continuada
title_fullStr A gestão democrática na escola pública frente à necessidade da formação continuada
title_full_unstemmed A gestão democrática na escola pública frente à necessidade da formação continuada
title_sort A gestão democrática na escola pública frente à necessidade da formação continuada
author Müller, Leticia Cavalheiro
author_facet Müller, Leticia Cavalheiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lock, Fernando do Nascimento
dc.contributor.author.fl_str_mv Müller, Leticia Cavalheiro
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão democrática
PPP (Projeto político-pedagógico)
Comunidade escolar
topic Gestão democrática
PPP (Projeto político-pedagógico)
Comunidade escolar
description Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Gestão Pública, EaD, RS, 2013.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-03
2013
2017-05-30T13:38:31Z
2017-05-30T13:38:31Z
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2968
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/0013000016078
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2968
identifier_str_mv ark:/26339/0013000016078
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Ciências Sociais e Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Ciências Sociais e Humanas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172456028045312