O fenômeno do Astroturfing segundo líderes de opinião das relações públicas brasileiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Giovanelli, Leticia
Data de Publicação: 2021
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/001300000dzf6
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/22327
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal da Santa Maria, Campus Frederico Westphalen, Curso de Relações Públicas, RS, 2021.
id UFSM_83fee688b99508abbf4ff73bfa41b714
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/22327
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling O fenômeno do Astroturfing segundo líderes de opinião das relações públicas brasileirasAstroturfingOpinião públicaRelações públicasLíderes de opiniãoComunicaçãoAstroturfingPublic opinionPublic relationsOpinion leadersCommunicationCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDATrabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal da Santa Maria, Campus Frederico Westphalen, Curso de Relações Públicas, RS, 2021.This paper addresses the perception of Public Relations professionals in Brazil regarding the Astroturfing phenomenon, for this reason, a qualitative approach was proposed through exploratory research. The relational perspective in this research is relevant to think through in this exploratory research, since it makes it possible to better understand the reality of Astroturfing in Brazil, more specifically, in the field of Public Relations. Understanding the perception of PR professionals about Astroturfing can contribute to more critical debates in the field of Public Relations. Furthermore, it promotes, in this perspective, more reflections about the practice of Astroturfing in Brazil, bringing about greater visibility about the phenomenon. Because we understand that, within the organizational scenario, there are practices disguised as Public Relations. Assuming the objective of simulating publics, as a movement of manifestation of public opinion, which can interfere in certain decisions or conceptions, whether of the public power or of organizations. Thus, the general objective of this research is to know the perception of opinion leaders in the area of ​​Public Relations in Brazil about the phenomenon of Astroturfing. For the development of this purpose, the specific objectives are: a) study the field of Public Relations and Astroturfing; b) indicate Public Relations sub-areas possibly impacted by the phenomenon; c) identify opinion leaders in the field of Public Relations in Brazil; and d) investigate opinion leaders perception of Astroturfing. Two movements will be made for the methodological path, the first consists in identifying opinion leaders in Public Relations in Brazil (MOTA et al., 2016) and the second in the application of semi-structured interviews. We conclude that the Public Relations profession is a very important activity for good organizational communication. Therefore, the need to deal with the phenomenon of Astroturfing in Public Relations is visible, aiming to better understand the potential that the PR process has in the formation of publics.Este trabalho aborda a percepção dos profissionais de Relações Públicas no Brasil quanto ao fenômeno do Astroturfing, por esse motivo, foi proposta uma abordagem qualitativa por uma pesquisa exploratória. É relevante, analisar a perspectiva relacional nesta pesquisa exploratória, uma vez que viabiliza conhecer melhor a realidade do Astroturfing no Brasil, mais especificamente, no campo das Relações Públicas. Compreender a percepção dos profissionais de RRPP sobre o Astroturfing pode contribuir para debates mais críticos no campo das Relações Públicas. Ademais, promove-se, nessa perspectiva, mais reflexões acerca da prática do Astroturfing no Brasil, ocasionando uma maior visibilidade sobre o fenômeno. Pois entendemos que, dentro do cenário organizacional existem práticas disfarçadas de Relações Públicas. Assumindo o objetivo de simular públicos, como movimento de manifestação da opinião pública, que pode interferir em determinadas decisões ou concepções, seja do poder público, ou das organizações. Dessa maneira o objetivo geral desta pesquisa é conhecer a percepção dos líderes de opinião da área das Relações Públicas no Brasil acerca do fenômeno do Astroturfing. Para o desenvolvimento desse propósito, os objetivos específicos são: a) estudar o campo das Relações Públicas e do Astroturfing; b) indicar subáreas de Relações Públicas possivelmente impactadas pelo fenômeno; c) identificar líderes de opinião no campo das Relações Públicas no Brasil e d) investigar a percepção dos líderes de opinião sobre o Astroturfing. Para o levantamento da percepção dos profissionais de Relações Públicas acerca do Astroturfing no Brasil, serão efetuados dois movimentos para o percurso metodológico. O primeiro consiste na identificação dos líderes de opinião em Relações Públicas no Brasil (MOTA et al., 2016) e o segundo na aplicação de entrevistas semiestruturadas. Concluímos que a profissão de Relações Públicas é uma atividade de suma importância para uma boa comunicação organizacional. Por isso, é visível a necessidade de tratar o fenômeno do Astroturfing nas Relações Públicas, objetivando compreender mais a fundo o potencial que o processo de RRPP possui na formação de públicos.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMUFSM Frederico WestphalenPersigo, Patrícia MilanoGiovanelli, Leticia2021-10-04T13:53:02Z2021-10-04T13:53:02Z2021-08-172021Trabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfGIOVANELLI, Leticia de Oliveira. O fenômeno do Astroturfing segundo líderes de opinião das Relações Públicas brasileiras. 2021. 88 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) – Universidade Federal de Santa Maria, Frederico Westphalen, RS, 2021.http://repositorio.ufsm.br/handle/1/22327ark:/26339/001300000dzf6porAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2022-08-25T13:40:39Zoai:repositorio.ufsm.br:1/22327Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2022-08-25T13:40:39Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv O fenômeno do Astroturfing segundo líderes de opinião das relações públicas brasileiras
title O fenômeno do Astroturfing segundo líderes de opinião das relações públicas brasileiras
spellingShingle O fenômeno do Astroturfing segundo líderes de opinião das relações públicas brasileiras
Giovanelli, Leticia
Astroturfing
Opinião pública
Relações públicas
Líderes de opinião
Comunicação
Astroturfing
Public opinion
Public relations
Opinion leaders
Communication
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
title_short O fenômeno do Astroturfing segundo líderes de opinião das relações públicas brasileiras
title_full O fenômeno do Astroturfing segundo líderes de opinião das relações públicas brasileiras
title_fullStr O fenômeno do Astroturfing segundo líderes de opinião das relações públicas brasileiras
title_full_unstemmed O fenômeno do Astroturfing segundo líderes de opinião das relações públicas brasileiras
title_sort O fenômeno do Astroturfing segundo líderes de opinião das relações públicas brasileiras
author Giovanelli, Leticia
author_facet Giovanelli, Leticia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Persigo, Patrícia Milano
dc.contributor.author.fl_str_mv Giovanelli, Leticia
dc.subject.por.fl_str_mv Astroturfing
Opinião pública
Relações públicas
Líderes de opinião
Comunicação
Astroturfing
Public opinion
Public relations
Opinion leaders
Communication
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
topic Astroturfing
Opinião pública
Relações públicas
Líderes de opinião
Comunicação
Astroturfing
Public opinion
Public relations
Opinion leaders
Communication
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
description Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal da Santa Maria, Campus Frederico Westphalen, Curso de Relações Públicas, RS, 2021.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-04T13:53:02Z
2021-10-04T13:53:02Z
2021-08-17
2021
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GIOVANELLI, Leticia de Oliveira. O fenômeno do Astroturfing segundo líderes de opinião das Relações Públicas brasileiras. 2021. 88 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) – Universidade Federal de Santa Maria, Frederico Westphalen, RS, 2021.
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/22327
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/001300000dzf6
identifier_str_mv GIOVANELLI, Leticia de Oliveira. O fenômeno do Astroturfing segundo líderes de opinião das Relações Públicas brasileiras. 2021. 88 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) – Universidade Federal de Santa Maria, Frederico Westphalen, RS, 2021.
ark:/26339/001300000dzf6
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/22327
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
UFSM Frederico Westphalen
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
UFSM Frederico Westphalen
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172330550198272