Ensino religioso na escola como ferramenta contra discriminação e preconceito

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gularte, Lucas Ibaldo
Data de Publicação: 2020
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/001300000b2s2
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/20338
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, RS, 2021
id UFSM_842f7ea1b2a567cd289ace3d0ad2d51c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/20338
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling Ensino religioso na escola como ferramenta contra discriminação e preconceitoReligious education at school as a tool against discrimination and prejudiceEnsino religiosoFerramentaPreconceitoDiscriminaçãoReligious educationToolPrejudiceDiscriminationCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIATrabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, RS, 2021This paper aims to discuss the relationship between the teaching of Religious Education in schools, addressing aspects related to the practice of such discipline combined with the fight against prejudice, intolerance and discrimination. The work is justified in the current educational scenario, which still demonstrates prejudices - pre-established ideas - in relation to Religious Education in schools, as it is often perceived the ignorance of how this discipline should be approached by teachers, leaving thus, that the main objectives are left aside: the fight against inequality, bullying, racial and social discrimination and respect for diversity. It should also be taken into account the students' lack of interest in this subject of study, which is evident, since unattractive content and teachers from all areas of knowledge teach Religious Education classes. In this sense, it is worth noting that the school reinforces and demands values and virtues from students and this can and should be done through the subject in question. This is a bibliographic research on the theme of religious education as a tool against discrimination and prejudice and has a qualitative approach, with a interpretative methodological bias, with theoretical basis through authors such as Celso Antunes, Norberto Bobio, José Gomes Canotilho, Murilo Cisalpiano , among other important voices that discuss and debate this approach, contributing to the understanding and development of the ideas contained in this article.O presente trabalho tem como finalidade e intuito discutir a relação do ensino da disciplina de Ensino Religioso nas escolas, abordando aspectos relacionados à prática de tal disciplina aliada ao combate de preconceito, intolerância e discriminação. O trabalho se justifica no atual cenário educacional, o qual ainda demostra preconceitos - ideias pré-estabelecidas - em relação ao Ensino Religioso nas escolas, pois, percebe-se, muitas vezes, o desconhecimento de como essa disciplina deve ser abordada pelos professores, deixando, assim, que os principais objetivos fiquem deixados de lado: a luta contra desigualdade, o bullying, a discriminação racial e social e o respeito à diversidade. Deve-se levar em conta, também, o desinteresse dos alunos em relação a essa matéria de estudo, o qual fica evidente, uma vez que, conteúdos não atrativos e professores de todas as áreas do conhecimento ministram aulas de Ensino Religioso. Nesse sentido, vale a pena salientar que a escola reforça e cobra valores e virtudes dos alunos e isso pode e deve ser feito através da disciplina em questão. Trata-se, então, de uma pesquisa bibliográfica sobre a temática do ensino religioso como ferramenta contra a discriminação e o preconceito e tem abordagem qualitativa, com viés metodológico interpretativo e embasamento teórico através de autores como Celso Antunes, Norberto Bobio, José Gomes Canotilho, Murilo Cisalpiano, entre outras importantes vozes que discutem e debatem essa abordagem, colaborando, assim, para o entendimento e o desenvolvimento das ideias contidas neste artigo.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMCentro de EducaçãoPeixoto, Priscila dos SantosGularte, Lucas Ibaldo2021-02-25T19:09:56Z2021-02-25T19:09:56Z2020-12-012020Trabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfANTUNES, Celso. Resiliência: A construção de uma nova pedagogia para uma escola pública de qualidade. Petrópolis: Vozes, 2015, p. 31, 32. BOBBIO, Norberto. Elogio da serenidade e outros escritos morais. São Paulo: UNESP, 2002. BRASIL (1824). Constituição Política do Império do Brazil. Em nome da Santíssima Trindade. Disponível em: < http:www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constitui%C3%A7ao24.htm > Acesso em 13 de out. 2011.http://repositorio.ufsm.br/handle/1/20338ark:/26339/001300000b2s2porAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2022-07-04T17:30:57Zoai:repositorio.ufsm.br:1/20338Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2022-07-04T17:30:57Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino religioso na escola como ferramenta contra discriminação e preconceito
Religious education at school as a tool against discrimination and prejudice
title Ensino religioso na escola como ferramenta contra discriminação e preconceito
spellingShingle Ensino religioso na escola como ferramenta contra discriminação e preconceito
Gularte, Lucas Ibaldo
Ensino religioso
Ferramenta
Preconceito
Discriminação
Religious education
Tool
Prejudice
Discrimination
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
title_short Ensino religioso na escola como ferramenta contra discriminação e preconceito
title_full Ensino religioso na escola como ferramenta contra discriminação e preconceito
title_fullStr Ensino religioso na escola como ferramenta contra discriminação e preconceito
title_full_unstemmed Ensino religioso na escola como ferramenta contra discriminação e preconceito
title_sort Ensino religioso na escola como ferramenta contra discriminação e preconceito
author Gularte, Lucas Ibaldo
author_facet Gularte, Lucas Ibaldo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Peixoto, Priscila dos Santos
dc.contributor.author.fl_str_mv Gularte, Lucas Ibaldo
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino religioso
Ferramenta
Preconceito
Discriminação
Religious education
Tool
Prejudice
Discrimination
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
topic Ensino religioso
Ferramenta
Preconceito
Discriminação
Religious education
Tool
Prejudice
Discrimination
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
description Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, RS, 2021
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-01
2020
2021-02-25T19:09:56Z
2021-02-25T19:09:56Z
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ANTUNES, Celso. Resiliência: A construção de uma nova pedagogia para uma escola pública de qualidade. Petrópolis: Vozes, 2015, p. 31, 32. BOBBIO, Norberto. Elogio da serenidade e outros escritos morais. São Paulo: UNESP, 2002. BRASIL (1824). Constituição Política do Império do Brazil. Em nome da Santíssima Trindade. Disponível em: < http:www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constitui%C3%A7ao24.htm > Acesso em 13 de out. 2011.
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/20338
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/001300000b2s2
identifier_str_mv ANTUNES, Celso. Resiliência: A construção de uma nova pedagogia para uma escola pública de qualidade. Petrópolis: Vozes, 2015, p. 31, 32. BOBBIO, Norberto. Elogio da serenidade e outros escritos morais. São Paulo: UNESP, 2002. BRASIL (1824). Constituição Política do Império do Brazil. Em nome da Santíssima Trindade. Disponível em: < http:www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constitui%C3%A7ao24.htm > Acesso em 13 de out. 2011.
ark:/26339/001300000b2s2
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/20338
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172313800245248