A gestão escolar frente aos desafios da implantação do ensino médio politécnico: um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Manancial - Repositório Digital da UFSM |
dARK ID: | ark:/26339/0013000005rqs |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/669 |
Resumo: | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2013. |
id |
UFSM_854d583059508344ec121f4c14148305 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsm.br:1/669 |
network_acronym_str |
UFSM |
network_name_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository_id_str |
|
spelling |
A gestão escolar frente aos desafios da implantação do ensino médio politécnico: um estudo de casoManagement school front to the challenges of implementing the polytechnic high school: a case studyGestão educacionalGestão escolarEnsino médio politécnicoDesafiosMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2013.This monograph aimed to investigate how occurred the implantation of the curriculum of the Polytecnic in a school, the public schools of Rio Grande do Sul (RS). The study has a qualitative and quantitative approach characterized as a case study. Therefore, the investigation was guided by a questionnaire with closed questions for thirty school teachers and ten teachers of integrated seminar with the objective of verifying the understanding that the involved have about the new proposal of Polytecnic High School, structured and initiated in the year of 2012; the instrument this collection method enabled the construction of tabulated and commented graphs which contributed to the elaboration of the results of this investigation. In this sense, for the analysis, the research bases its ponderations in the current legislation and theoretical material and scholars related to the thematic such as: Federal Constitution (1988), Lei de Diretrizes e Bases da Educação (1996), PCNs (2000), Proposta de Reestruturação do Ensino Médio do RS (2011), Freire (1983; 2007), Luck (2007), Paro (2000), Sacristan (2000), among others. From the theoretical considerations surveyed and the questionnaire applied it was allowed to verify some challenges listed by teachers such as: school infrastructure, to provide universal learning means to students, professional staff, financial resources, laboratories and libraries suitable, support to the continuation of teachers’ studies, involvement of school community and professional recognition. Furthermore, research has shown the lack of participation of those involved in the process, the construction of polytechnic curriculum, thus manifesting the lack of a democratic school management.A presente monografia buscou investigar como ocorreu a implantação do currículo do Ensino Médio Politécnico em uma escola da rede pública estadual do Rio Grande do Sul (RS). O estudo possuiu uma abordagem quali-quantitativa, caracterizada como um estudo de caso. Para tanto, a averiguação foi norteada, por intermédio de um questionário com perguntas fechadas, para trinta professores regentes e dez professores de seminário integrado, com o propósito de verificar o entendimento que os envolvidos têm da nova proposta de Ensino Médio Politécnico, estruturada e iniciada no ano de 2012. O instrumento de coleta possibilitou a construção de gráficos, tabulados e comentados, que contribuíram na elaboração dos resultados da presente investigação. Nesse sentido, para a análise, a pesquisa apoia suas ponderações na legislação vigente e em teóricos proferidos à temática, tais como: Constituição Federal (1988), Lei de Diretrizes e Bases da Educação (1996), PCNs (2000), Proposta de Reestruturação do Ensino Médio do RS (2011), Freire (1983; 2007), Luck (2007), Paro (2000), Sacristan (2000), entre outros. A partir das considerações teóricas inquiridas e do questionário realizado, permitiu-se verificar alguns desafios elencados pelos professores, como: infraestrutura da escola, prover meios universais de aprendizagem aos alunos, quadro de profissionais, recursos financeiros, laboratórios e bibliotecas adequados, apoio à continuidade de estudos dos docentes, envolvimento da comunidade escolar e valorização profissional. Além disso, a pesquisa mostrou a falta de participação dos sujeitos envolvidos no processo da construção do currículo politécnico, manifestando assim, a falta de uma gestão escolar democrática.Universidade Federal de Santa MariaCentro de EducaçãoFurquim, Alexandra Silva dos SantosRibeiro, Darlan Bitencourt2015-01-13T13:42:08Z2015-01-13T13:42:08Z2013-12-292013Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/669ark:/26339/0013000005rqsporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2017-06-13T22:52:42Zoai:repositorio.ufsm.br:1/669Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2017-06-13T22:52:42Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A gestão escolar frente aos desafios da implantação do ensino médio politécnico: um estudo de caso Management school front to the challenges of implementing the polytechnic high school: a case study |
title |
A gestão escolar frente aos desafios da implantação do ensino médio politécnico: um estudo de caso |
spellingShingle |
A gestão escolar frente aos desafios da implantação do ensino médio politécnico: um estudo de caso Ribeiro, Darlan Bitencourt Gestão educacional Gestão escolar Ensino médio politécnico Desafios |
title_short |
A gestão escolar frente aos desafios da implantação do ensino médio politécnico: um estudo de caso |
title_full |
A gestão escolar frente aos desafios da implantação do ensino médio politécnico: um estudo de caso |
title_fullStr |
A gestão escolar frente aos desafios da implantação do ensino médio politécnico: um estudo de caso |
title_full_unstemmed |
A gestão escolar frente aos desafios da implantação do ensino médio politécnico: um estudo de caso |
title_sort |
A gestão escolar frente aos desafios da implantação do ensino médio politécnico: um estudo de caso |
author |
Ribeiro, Darlan Bitencourt |
author_facet |
Ribeiro, Darlan Bitencourt |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Furquim, Alexandra Silva dos Santos |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Darlan Bitencourt |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão educacional Gestão escolar Ensino médio politécnico Desafios |
topic |
Gestão educacional Gestão escolar Ensino médio politécnico Desafios |
description |
Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2013. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-29 2013 2015-01-13T13:42:08Z 2015-01-13T13:42:08Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/669 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/26339/0013000005rqs |
url |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/669 |
identifier_str_mv |
ark:/26339/0013000005rqs |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Centro de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Centro de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
collection |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository.name.fl_str_mv |
Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com |
_version_ |
1815172289127251968 |