A gestão escolar frente aos desafios da implantação do ensino médio politécnico: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Darlan Bitencourt
Data de Publicação: 2013
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/0013000005rqs
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/669
Resumo: Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2013.
id UFSM_854d583059508344ec121f4c14148305
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/669
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling A gestão escolar frente aos desafios da implantação do ensino médio politécnico: um estudo de casoManagement school front to the challenges of implementing the polytechnic high school: a case studyGestão educacionalGestão escolarEnsino médio politécnicoDesafiosMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2013.This monograph aimed to investigate how occurred the implantation of the curriculum of the Polytecnic in a school, the public schools of Rio Grande do Sul (RS). The study has a qualitative and quantitative approach characterized as a case study. Therefore, the investigation was guided by a questionnaire with closed questions for thirty school teachers and ten teachers of integrated seminar with the objective of verifying the understanding that the involved have about the new proposal of Polytecnic High School, structured and initiated in the year of 2012; the instrument this collection method enabled the construction of tabulated and commented graphs which contributed to the elaboration of the results of this investigation. In this sense, for the analysis, the research bases its ponderations in the current legislation and theoretical material and scholars related to the thematic such as: Federal Constitution (1988), Lei de Diretrizes e Bases da Educação (1996), PCNs (2000), Proposta de Reestruturação do Ensino Médio do RS (2011), Freire (1983; 2007), Luck (2007), Paro (2000), Sacristan (2000), among others. From the theoretical considerations surveyed and the questionnaire applied it was allowed to verify some challenges listed by teachers such as: school infrastructure, to provide universal learning means to students, professional staff, financial resources, laboratories and libraries suitable, support to the continuation of teachers’ studies, involvement of school community and professional recognition. Furthermore, research has shown the lack of participation of those involved in the process, the construction of polytechnic curriculum, thus manifesting the lack of a democratic school management.A presente monografia buscou investigar como ocorreu a implantação do currículo do Ensino Médio Politécnico em uma escola da rede pública estadual do Rio Grande do Sul (RS). O estudo possuiu uma abordagem quali-quantitativa, caracterizada como um estudo de caso. Para tanto, a averiguação foi norteada, por intermédio de um questionário com perguntas fechadas, para trinta professores regentes e dez professores de seminário integrado, com o propósito de verificar o entendimento que os envolvidos têm da nova proposta de Ensino Médio Politécnico, estruturada e iniciada no ano de 2012. O instrumento de coleta possibilitou a construção de gráficos, tabulados e comentados, que contribuíram na elaboração dos resultados da presente investigação. Nesse sentido, para a análise, a pesquisa apoia suas ponderações na legislação vigente e em teóricos proferidos à temática, tais como: Constituição Federal (1988), Lei de Diretrizes e Bases da Educação (1996), PCNs (2000), Proposta de Reestruturação do Ensino Médio do RS (2011), Freire (1983; 2007), Luck (2007), Paro (2000), Sacristan (2000), entre outros. A partir das considerações teóricas inquiridas e do questionário realizado, permitiu-se verificar alguns desafios elencados pelos professores, como: infraestrutura da escola, prover meios universais de aprendizagem aos alunos, quadro de profissionais, recursos financeiros, laboratórios e bibliotecas adequados, apoio à continuidade de estudos dos docentes, envolvimento da comunidade escolar e valorização profissional. Além disso, a pesquisa mostrou a falta de participação dos sujeitos envolvidos no processo da construção do currículo politécnico, manifestando assim, a falta de uma gestão escolar democrática.Universidade Federal de Santa MariaCentro de EducaçãoFurquim, Alexandra Silva dos SantosRibeiro, Darlan Bitencourt2015-01-13T13:42:08Z2015-01-13T13:42:08Z2013-12-292013Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/669ark:/26339/0013000005rqsporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2017-06-13T22:52:42Zoai:repositorio.ufsm.br:1/669Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2017-06-13T22:52:42Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv A gestão escolar frente aos desafios da implantação do ensino médio politécnico: um estudo de caso
Management school front to the challenges of implementing the polytechnic high school: a case study
title A gestão escolar frente aos desafios da implantação do ensino médio politécnico: um estudo de caso
spellingShingle A gestão escolar frente aos desafios da implantação do ensino médio politécnico: um estudo de caso
Ribeiro, Darlan Bitencourt
Gestão educacional
Gestão escolar
Ensino médio politécnico
Desafios
title_short A gestão escolar frente aos desafios da implantação do ensino médio politécnico: um estudo de caso
title_full A gestão escolar frente aos desafios da implantação do ensino médio politécnico: um estudo de caso
title_fullStr A gestão escolar frente aos desafios da implantação do ensino médio politécnico: um estudo de caso
title_full_unstemmed A gestão escolar frente aos desafios da implantação do ensino médio politécnico: um estudo de caso
title_sort A gestão escolar frente aos desafios da implantação do ensino médio politécnico: um estudo de caso
author Ribeiro, Darlan Bitencourt
author_facet Ribeiro, Darlan Bitencourt
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Furquim, Alexandra Silva dos Santos
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Darlan Bitencourt
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão educacional
Gestão escolar
Ensino médio politécnico
Desafios
topic Gestão educacional
Gestão escolar
Ensino médio politécnico
Desafios
description Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2013.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-29
2013
2015-01-13T13:42:08Z
2015-01-13T13:42:08Z
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/669
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/0013000005rqs
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/669
identifier_str_mv ark:/26339/0013000005rqs
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172289127251968