Mapeamento de ambientes WebMaps e possíveis contribuições para o ensino de Geografia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tavares, Marcos Rafael
Data de Publicação: 2017
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
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Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13224
Resumo: Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2017.
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spelling Mapeamento de ambientes WebMaps e possíveis contribuições para o ensino de GeografiaEnsino de geografiaCartografiaWebMapGeography teachingCartographyCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2017.The emergence of the Internet and the World Wide Web have revolutionized the way we communicate. To access it, it is simply required to have a device capable of connecting to the Internet. With the high capacity for dissemination and consultation of data and information on the Internet, many government agencies that generate spatial information have built applications called WebMap. These applications designate the junction between Geographic Information Systems (GIS) and the Internet. The main purpose of these applications is to display, query and disseminate these data. By making spatial information available through interactive cartography via Information and Communication Technologies (ICT), these applications can become educational resources of the Geography teacher, since WebMap applications cover a vast number of physical and socioeconomic topics, Thus, through these environments students can interact with the maps in a dynamic and fully interactive way. In this work, some SIGWEB environments were mapped and the INDE’s Viewer was chosen because it is the portal that presents big number data from various organs and entities of the direct, autarchic, and foundational federal public administration. It was also verified the type of license that the data have – open data, provided the source is cited – as well as which INDE’s Viewer data illustrate the Geography content present in Elementary Education - 3rd Cycle - Theme 4. The composition and analysis of subheadings, scale, geographic coordinates, thematic map analysis in the INDE’s viewer are some examples of resources that can be explored in the teaching and learning process of the contents of axis 4 of the 3rd Cycle of Elementary Education.O surgimento da Internet e da World Wide Web revolucionaram a maneira de nos comunicarmos. Para acessá-la, basta ter um dispositivo capaz de conectar-se com a Internet. Com a alta capacidade de disseminação e consulta de dados e informações na Internet, muitos órgãos públicos governamentais que geram informações espaciais têm construído aplicações chamadas WebMap. Essas aplicações designam a junção entre Sistemas de Informações Geográficas (SIG) e Internet, sendo o principal objetivo das aplicações a exibição, consulta e disseminação desses dados. Por disponibilizarem a informação espacial por meio de uma cartografia interativa por meio das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), tais aplicações WebMap podem se tornar recursos educacionais para os professor de Geografia, pois abordam um vasto número de temas físicos e socioeconômicos, de modo que o aluno pode interagir com os mapas de forma dinâmica e totalmente interativa nesses ambientes. Neste trabalho, mapeou-se alguns ambientes SIGWEB e escolheu-se o Visualiador da INDE, pois é o portal que apresenta um grande número de dados, de diversos órgãos e entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional. Também verificou-se o tipo de licença que os dados possuem - sendo dados abertos, desde que citada a fonte - e quais os dados do Visualizador da INDE que ilustram conteúdos no Ensino de Geografia no Ensino Fundamental – 3° Ciclo – Tema 4. Os recursos de composição e análise de legendas, escala, coordenadas geográficas, análise de mapas temáticos no Visualizador da INDE são alguns exemplos de recursos que podem ser explorados, no processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos do Eixo 4, do 3° Ciclo do Ensino Fundamental.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMCentro de Artes e LetrasMazzardo, Mara DenizeTavares, Marcos Rafael2018-05-21T15:26:55Z2018-05-21T15:26:55Z2017-06-232017Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13224ark:/26339/001300000n2d6porAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2018-05-21T15:26:55Zoai:repositorio.ufsm.br:1/13224Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2018-05-21T15:26:55Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
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