Percepções dos profissionais de uma instituição de acolhimento sobre a criança com comportamento de altas habilidades/superdotação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Manancial - Repositório Digital da UFSM |
dARK ID: | ark:/26339/001300000qkmt |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/7176 |
Resumo: | The high abilities/giftedness goes beyond the teaching spaces, sometimes by identifying the target audience as well as in labor and promoting the diversity of skills that a person can display. This study aimed to learn the host institution staff team daily work perception on the children s high abilities/giftedness. This study has a qualitative nature, carried as a field research. We performed semi-structured interviews with six staffs of a host institution at Erechim/RS, southern Brazil. The speeches of the interviewees showed terms such as: intelligent (wise), skilled and genetic factor. In addition, there was the interest of the interviewees in learning more about high abilities/giftedness, that goes beyond the already exist private knowledge. We conclude that the host institution has the status of being an educational institution that welcomes children at risk and/or social vulnerability. Additionally, it becomes clear that the knowledge over the high abilities/giftedness are an important tool in educational studies directed to children. |
id |
UFSM_87b710854d91c9da56743f8051535095 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsm.br:1/7176 |
network_acronym_str |
UFSM |
network_name_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository_id_str |
|
spelling |
Percepções dos profissionais de uma instituição de acolhimento sobre a criança com comportamento de altas habilidades/superdotaçãoThe host institution staff view point on the high abilities/giftedness childrenAltas habilidades/superdotaçãoCriançaAcolhimento institucionalPercepçõesHigh abilities/giftednessChildInstitutional hostPerceptionsCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOThe high abilities/giftedness goes beyond the teaching spaces, sometimes by identifying the target audience as well as in labor and promoting the diversity of skills that a person can display. This study aimed to learn the host institution staff team daily work perception on the children s high abilities/giftedness. This study has a qualitative nature, carried as a field research. We performed semi-structured interviews with six staffs of a host institution at Erechim/RS, southern Brazil. The speeches of the interviewees showed terms such as: intelligent (wise), skilled and genetic factor. In addition, there was the interest of the interviewees in learning more about high abilities/giftedness, that goes beyond the already exist private knowledge. We conclude that the host institution has the status of being an educational institution that welcomes children at risk and/or social vulnerability. Additionally, it becomes clear that the knowledge over the high abilities/giftedness are an important tool in educational studies directed to children.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorO tema das altas habilidades/superdotação perpassa os espaços de ensino de maneira significativa, tanto na identificação do público-alvo como também no trabalho e estímulo à diversidade de habilidades que um indivíduo pode apresentar. Esse estudo teve por objetivo conhecer as percepções que existem no cotidiano de trabalho dos profissionais de uma Instituição de Acolhimento sobre o comportamento de altas habilidades/superdotação de uma criança. O método foi de cunho qualitativo, desenvolvido como um estudo de campo. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com seis profissionais de uma Instituição de Acolhimento da cidade de Erechim/RS. Constatou-se, por meio das falas das entrevistadas, a apresentação de expressões sobre altas habilidades/superdotação como: inteligente, habilidoso e genética. Além disso, houve o interesse das entrevistadas em conhecer mais sobre o tema, ir além dos conhecimentos particulares já existentes. Conclui-se que uma Instituição de Acolhimento apresenta a condição de ser também uma instituição de ensino que acolhe crianças que se encontram em situação de risco e/ou vulnerabilidade social e que o conhecimento sobre o comportamento de altas habilidades/superdotação é importante nos trabalhos educacionais voltados a crianças que apresentam tal comportamento.Universidade Federal de Santa MariaBREducaçãoUFSMPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPavão, Sílvia Maria de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/6934897603622261Moreira, Laura Cerettahttp://lattes.cnpq.br/6955080467665137Freitas, Soraia Napoleãohttp://lattes.cnpq.br/8605918251808106Siluk, Ana Cláudia Pavãohttp://lattes.cnpq.br/7103505448590793Antonioli, Camyla2015-06-262015-06-262015-03-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfANTONIOLI, Camyla. The host institution staff view point on the high abilities/giftedness children. 2015. 91 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2015.http://repositorio.ufsm.br/handle/1/7176ark:/26339/001300000qkmtporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2022-09-13T17:44:13Zoai:repositorio.ufsm.br:1/7176Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2022-09-13T17:44:13Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Percepções dos profissionais de uma instituição de acolhimento sobre a criança com comportamento de altas habilidades/superdotação The host institution staff view point on the high abilities/giftedness children |
title |
Percepções dos profissionais de uma instituição de acolhimento sobre a criança com comportamento de altas habilidades/superdotação |
spellingShingle |
Percepções dos profissionais de uma instituição de acolhimento sobre a criança com comportamento de altas habilidades/superdotação Antonioli, Camyla Altas habilidades/superdotação Criança Acolhimento institucional Percepções High abilities/giftedness Child Institutional host Perceptions CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Percepções dos profissionais de uma instituição de acolhimento sobre a criança com comportamento de altas habilidades/superdotação |
title_full |
Percepções dos profissionais de uma instituição de acolhimento sobre a criança com comportamento de altas habilidades/superdotação |
title_fullStr |
Percepções dos profissionais de uma instituição de acolhimento sobre a criança com comportamento de altas habilidades/superdotação |
title_full_unstemmed |
Percepções dos profissionais de uma instituição de acolhimento sobre a criança com comportamento de altas habilidades/superdotação |
title_sort |
Percepções dos profissionais de uma instituição de acolhimento sobre a criança com comportamento de altas habilidades/superdotação |
author |
Antonioli, Camyla |
author_facet |
Antonioli, Camyla |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pavão, Sílvia Maria de Oliveira http://lattes.cnpq.br/6934897603622261 Moreira, Laura Ceretta http://lattes.cnpq.br/6955080467665137 Freitas, Soraia Napoleão http://lattes.cnpq.br/8605918251808106 Siluk, Ana Cláudia Pavão http://lattes.cnpq.br/7103505448590793 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Antonioli, Camyla |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Altas habilidades/superdotação Criança Acolhimento institucional Percepções High abilities/giftedness Child Institutional host Perceptions CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
Altas habilidades/superdotação Criança Acolhimento institucional Percepções High abilities/giftedness Child Institutional host Perceptions CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
The high abilities/giftedness goes beyond the teaching spaces, sometimes by identifying the target audience as well as in labor and promoting the diversity of skills that a person can display. This study aimed to learn the host institution staff team daily work perception on the children s high abilities/giftedness. This study has a qualitative nature, carried as a field research. We performed semi-structured interviews with six staffs of a host institution at Erechim/RS, southern Brazil. The speeches of the interviewees showed terms such as: intelligent (wise), skilled and genetic factor. In addition, there was the interest of the interviewees in learning more about high abilities/giftedness, that goes beyond the already exist private knowledge. We conclude that the host institution has the status of being an educational institution that welcomes children at risk and/or social vulnerability. Additionally, it becomes clear that the knowledge over the high abilities/giftedness are an important tool in educational studies directed to children. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-06-26 2015-06-26 2015-03-03 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ANTONIOLI, Camyla. The host institution staff view point on the high abilities/giftedness children. 2015. 91 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2015. http://repositorio.ufsm.br/handle/1/7176 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/26339/001300000qkmt |
identifier_str_mv |
ANTONIOLI, Camyla. The host institution staff view point on the high abilities/giftedness children. 2015. 91 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2015. ark:/26339/001300000qkmt |
url |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/7176 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria BR Educação UFSM Programa de Pós-Graduação em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria BR Educação UFSM Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
collection |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository.name.fl_str_mv |
Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com |
_version_ |
1815172379683323904 |