Percepções dos profissionais de uma instituição de acolhimento sobre a criança com comportamento de altas habilidades/superdotação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Antonioli, Camyla
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/001300000qkmt
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/7176
Resumo: The high abilities/giftedness goes beyond the teaching spaces, sometimes by identifying the target audience as well as in labor and promoting the diversity of skills that a person can display. This study aimed to learn the host institution staff team daily work perception on the children s high abilities/giftedness. This study has a qualitative nature, carried as a field research. We performed semi-structured interviews with six staffs of a host institution at Erechim/RS, southern Brazil. The speeches of the interviewees showed terms such as: intelligent (wise), skilled and genetic factor. In addition, there was the interest of the interviewees in learning more about high abilities/giftedness, that goes beyond the already exist private knowledge. We conclude that the host institution has the status of being an educational institution that welcomes children at risk and/or social vulnerability. Additionally, it becomes clear that the knowledge over the high abilities/giftedness are an important tool in educational studies directed to children.
id UFSM_87b710854d91c9da56743f8051535095
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/7176
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling Percepções dos profissionais de uma instituição de acolhimento sobre a criança com comportamento de altas habilidades/superdotaçãoThe host institution staff view point on the high abilities/giftedness childrenAltas habilidades/superdotaçãoCriançaAcolhimento institucionalPercepçõesHigh abilities/giftednessChildInstitutional hostPerceptionsCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOThe high abilities/giftedness goes beyond the teaching spaces, sometimes by identifying the target audience as well as in labor and promoting the diversity of skills that a person can display. This study aimed to learn the host institution staff team daily work perception on the children s high abilities/giftedness. This study has a qualitative nature, carried as a field research. We performed semi-structured interviews with six staffs of a host institution at Erechim/RS, southern Brazil. The speeches of the interviewees showed terms such as: intelligent (wise), skilled and genetic factor. In addition, there was the interest of the interviewees in learning more about high abilities/giftedness, that goes beyond the already exist private knowledge. We conclude that the host institution has the status of being an educational institution that welcomes children at risk and/or social vulnerability. Additionally, it becomes clear that the knowledge over the high abilities/giftedness are an important tool in educational studies directed to children.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorO tema das altas habilidades/superdotação perpassa os espaços de ensino de maneira significativa, tanto na identificação do público-alvo como também no trabalho e estímulo à diversidade de habilidades que um indivíduo pode apresentar. Esse estudo teve por objetivo conhecer as percepções que existem no cotidiano de trabalho dos profissionais de uma Instituição de Acolhimento sobre o comportamento de altas habilidades/superdotação de uma criança. O método foi de cunho qualitativo, desenvolvido como um estudo de campo. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com seis profissionais de uma Instituição de Acolhimento da cidade de Erechim/RS. Constatou-se, por meio das falas das entrevistadas, a apresentação de expressões sobre altas habilidades/superdotação como: inteligente, habilidoso e genética. Além disso, houve o interesse das entrevistadas em conhecer mais sobre o tema, ir além dos conhecimentos particulares já existentes. Conclui-se que uma Instituição de Acolhimento apresenta a condição de ser também uma instituição de ensino que acolhe crianças que se encontram em situação de risco e/ou vulnerabilidade social e que o conhecimento sobre o comportamento de altas habilidades/superdotação é importante nos trabalhos educacionais voltados a crianças que apresentam tal comportamento.Universidade Federal de Santa MariaBREducaçãoUFSMPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPavão, Sílvia Maria de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/6934897603622261Moreira, Laura Cerettahttp://lattes.cnpq.br/6955080467665137Freitas, Soraia Napoleãohttp://lattes.cnpq.br/8605918251808106Siluk, Ana Cláudia Pavãohttp://lattes.cnpq.br/7103505448590793Antonioli, Camyla2015-06-262015-06-262015-03-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfANTONIOLI, Camyla. The host institution staff view point on the high abilities/giftedness children. 2015. 91 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2015.http://repositorio.ufsm.br/handle/1/7176ark:/26339/001300000qkmtporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2022-09-13T17:44:13Zoai:repositorio.ufsm.br:1/7176Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2022-09-13T17:44:13Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Percepções dos profissionais de uma instituição de acolhimento sobre a criança com comportamento de altas habilidades/superdotação
The host institution staff view point on the high abilities/giftedness children
title Percepções dos profissionais de uma instituição de acolhimento sobre a criança com comportamento de altas habilidades/superdotação
spellingShingle Percepções dos profissionais de uma instituição de acolhimento sobre a criança com comportamento de altas habilidades/superdotação
Antonioli, Camyla
Altas habilidades/superdotação
Criança
Acolhimento institucional
Percepções
High abilities/giftedness
Child
Institutional host
Perceptions
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Percepções dos profissionais de uma instituição de acolhimento sobre a criança com comportamento de altas habilidades/superdotação
title_full Percepções dos profissionais de uma instituição de acolhimento sobre a criança com comportamento de altas habilidades/superdotação
title_fullStr Percepções dos profissionais de uma instituição de acolhimento sobre a criança com comportamento de altas habilidades/superdotação
title_full_unstemmed Percepções dos profissionais de uma instituição de acolhimento sobre a criança com comportamento de altas habilidades/superdotação
title_sort Percepções dos profissionais de uma instituição de acolhimento sobre a criança com comportamento de altas habilidades/superdotação
author Antonioli, Camyla
author_facet Antonioli, Camyla
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pavão, Sílvia Maria de Oliveira
http://lattes.cnpq.br/6934897603622261
Moreira, Laura Ceretta
http://lattes.cnpq.br/6955080467665137
Freitas, Soraia Napoleão
http://lattes.cnpq.br/8605918251808106
Siluk, Ana Cláudia Pavão
http://lattes.cnpq.br/7103505448590793
dc.contributor.author.fl_str_mv Antonioli, Camyla
dc.subject.por.fl_str_mv Altas habilidades/superdotação
Criança
Acolhimento institucional
Percepções
High abilities/giftedness
Child
Institutional host
Perceptions
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Altas habilidades/superdotação
Criança
Acolhimento institucional
Percepções
High abilities/giftedness
Child
Institutional host
Perceptions
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description The high abilities/giftedness goes beyond the teaching spaces, sometimes by identifying the target audience as well as in labor and promoting the diversity of skills that a person can display. This study aimed to learn the host institution staff team daily work perception on the children s high abilities/giftedness. This study has a qualitative nature, carried as a field research. We performed semi-structured interviews with six staffs of a host institution at Erechim/RS, southern Brazil. The speeches of the interviewees showed terms such as: intelligent (wise), skilled and genetic factor. In addition, there was the interest of the interviewees in learning more about high abilities/giftedness, that goes beyond the already exist private knowledge. We conclude that the host institution has the status of being an educational institution that welcomes children at risk and/or social vulnerability. Additionally, it becomes clear that the knowledge over the high abilities/giftedness are an important tool in educational studies directed to children.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-06-26
2015-06-26
2015-03-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ANTONIOLI, Camyla. The host institution staff view point on the high abilities/giftedness children. 2015. 91 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2015.
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/7176
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/001300000qkmt
identifier_str_mv ANTONIOLI, Camyla. The host institution staff view point on the high abilities/giftedness children. 2015. 91 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2015.
ark:/26339/001300000qkmt
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/7176
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
BR
Educação
UFSM
Programa de Pós-Graduação em Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
BR
Educação
UFSM
Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172379683323904