Práticas educativas em educação especial, em turmas de ensino fundamental anos iniciais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Maria Aparecida Lisboa
Data de Publicação: 2010
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/0013000006mnr
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2602
Resumo: Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, 2010.
id UFSM_8a1c047fda2e04b448fdce5a807173eb
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/2602
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling Práticas educativas em educação especial, em turmas de ensino fundamental anos iniciaisPráticas education in special education classes in elementary schools, early yearsInclusão escolarProfessoresPráticas educativasEducação especialArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, 2010.This study sought to examine how professionals related to special education, have developed the educational work of the teaching-learning with students with special educational needs, in classes of elementary education, early years. We tried to understand the difficulties and limitations encountered by teachers in their teaching with special students and to identify possible alternatives built on these difficulties coping. The work is divided into two main chapters, the first stands out to inclusion and educational practices, which includes the literature (School Inclusion, inclusive educational practices and teaching and learning, Special Education and Public Policy, The teacher continued an inclusive vision) in the second chapter is part of the field research and data analysis. As results, it was concluded that the professionals involved in Special Education, must be valued, able to exercise integrated work with the school community and the family of the student, taking new positions ahead of the process of teaching and learning, adopting teaching practices more advanced and inclusive.Este trabalho procurou analisar como os profissionais ligados à educação Especial, têm desenvolvido o trabalho pedagógico do processo de ensinoaprendizagem dos alunos com deficiência, em turmas de ensino fundamental, anos iniciais. Buscou-se conhecer as dificuldades e limitações encontradas pelos docentes na sua prática pedagógica com alunos especiais e identificar as possíveis alternativas construídas no enfretamento dessas dificuldades. O trabalho está dividido em dois capítulos principais, no primeiro destaca-se a inclusão e práticas educativas, onde se insere a pesquisa bibliográfica (Inclusão Escolar, Práticas educativas inclusivas e ensino aprendizagem, A Educação Especial e as Políticas Públicas, A formação continuada de professores numa visão inclusiva) no segundo capítulo se insere a pesquisa de campo e analise dos dados. Como resultado da pesquisa, concluiu-se que os profissionais ligados à Educação Especial, precisam ser valorizados, capacitados, exercer um trabalho integrado com a comunidade escolar e a família do aluno, tomando novas posições diante do processo de ensinoaprendizagem, adotando práticas pedagógicas mais evoluídas e inclusivas.Universidade Federal de Santa MariaCentro de EducaçãoCosta, Fátima Terezinha Lopes daLopes, Maria Aparecida Lisboa2017-01-25T11:36:57Z2017-01-25T11:36:57Z20102010Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2602ark:/26339/0013000006mnrporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2017-06-13T23:03:16Zoai:repositorio.ufsm.br:1/2602Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2017-06-13T23:03:16Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas educativas em educação especial, em turmas de ensino fundamental anos iniciais
Práticas education in special education classes in elementary schools, early years
title Práticas educativas em educação especial, em turmas de ensino fundamental anos iniciais
spellingShingle Práticas educativas em educação especial, em turmas de ensino fundamental anos iniciais
Lopes, Maria Aparecida Lisboa
Inclusão escolar
Professores
Práticas educativas
Educação especial
title_short Práticas educativas em educação especial, em turmas de ensino fundamental anos iniciais
title_full Práticas educativas em educação especial, em turmas de ensino fundamental anos iniciais
title_fullStr Práticas educativas em educação especial, em turmas de ensino fundamental anos iniciais
title_full_unstemmed Práticas educativas em educação especial, em turmas de ensino fundamental anos iniciais
title_sort Práticas educativas em educação especial, em turmas de ensino fundamental anos iniciais
author Lopes, Maria Aparecida Lisboa
author_facet Lopes, Maria Aparecida Lisboa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Costa, Fátima Terezinha Lopes da
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Maria Aparecida Lisboa
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão escolar
Professores
Práticas educativas
Educação especial
topic Inclusão escolar
Professores
Práticas educativas
Educação especial
description Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, 2010.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2010
2017-01-25T11:36:57Z
2017-01-25T11:36:57Z
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2602
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/0013000006mnr
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2602
identifier_str_mv ark:/26339/0013000006mnr
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172293721063424