Práticas educativas em educação especial, em turmas de ensino fundamental anos iniciais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Manancial - Repositório Digital da UFSM |
dARK ID: | ark:/26339/0013000006mnr |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2602 |
Resumo: | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, 2010. |
id |
UFSM_8a1c047fda2e04b448fdce5a807173eb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsm.br:1/2602 |
network_acronym_str |
UFSM |
network_name_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository_id_str |
|
spelling |
Práticas educativas em educação especial, em turmas de ensino fundamental anos iniciaisPráticas education in special education classes in elementary schools, early yearsInclusão escolarProfessoresPráticas educativasEducação especialArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, 2010.This study sought to examine how professionals related to special education, have developed the educational work of the teaching-learning with students with special educational needs, in classes of elementary education, early years. We tried to understand the difficulties and limitations encountered by teachers in their teaching with special students and to identify possible alternatives built on these difficulties coping. The work is divided into two main chapters, the first stands out to inclusion and educational practices, which includes the literature (School Inclusion, inclusive educational practices and teaching and learning, Special Education and Public Policy, The teacher continued an inclusive vision) in the second chapter is part of the field research and data analysis. As results, it was concluded that the professionals involved in Special Education, must be valued, able to exercise integrated work with the school community and the family of the student, taking new positions ahead of the process of teaching and learning, adopting teaching practices more advanced and inclusive.Este trabalho procurou analisar como os profissionais ligados à educação Especial, têm desenvolvido o trabalho pedagógico do processo de ensinoaprendizagem dos alunos com deficiência, em turmas de ensino fundamental, anos iniciais. Buscou-se conhecer as dificuldades e limitações encontradas pelos docentes na sua prática pedagógica com alunos especiais e identificar as possíveis alternativas construídas no enfretamento dessas dificuldades. O trabalho está dividido em dois capítulos principais, no primeiro destaca-se a inclusão e práticas educativas, onde se insere a pesquisa bibliográfica (Inclusão Escolar, Práticas educativas inclusivas e ensino aprendizagem, A Educação Especial e as Políticas Públicas, A formação continuada de professores numa visão inclusiva) no segundo capítulo se insere a pesquisa de campo e analise dos dados. Como resultado da pesquisa, concluiu-se que os profissionais ligados à Educação Especial, precisam ser valorizados, capacitados, exercer um trabalho integrado com a comunidade escolar e a família do aluno, tomando novas posições diante do processo de ensinoaprendizagem, adotando práticas pedagógicas mais evoluídas e inclusivas.Universidade Federal de Santa MariaCentro de EducaçãoCosta, Fátima Terezinha Lopes daLopes, Maria Aparecida Lisboa2017-01-25T11:36:57Z2017-01-25T11:36:57Z20102010Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2602ark:/26339/0013000006mnrporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2017-06-13T23:03:16Zoai:repositorio.ufsm.br:1/2602Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2017-06-13T23:03:16Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Práticas educativas em educação especial, em turmas de ensino fundamental anos iniciais Práticas education in special education classes in elementary schools, early years |
title |
Práticas educativas em educação especial, em turmas de ensino fundamental anos iniciais |
spellingShingle |
Práticas educativas em educação especial, em turmas de ensino fundamental anos iniciais Lopes, Maria Aparecida Lisboa Inclusão escolar Professores Práticas educativas Educação especial |
title_short |
Práticas educativas em educação especial, em turmas de ensino fundamental anos iniciais |
title_full |
Práticas educativas em educação especial, em turmas de ensino fundamental anos iniciais |
title_fullStr |
Práticas educativas em educação especial, em turmas de ensino fundamental anos iniciais |
title_full_unstemmed |
Práticas educativas em educação especial, em turmas de ensino fundamental anos iniciais |
title_sort |
Práticas educativas em educação especial, em turmas de ensino fundamental anos iniciais |
author |
Lopes, Maria Aparecida Lisboa |
author_facet |
Lopes, Maria Aparecida Lisboa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Costa, Fátima Terezinha Lopes da |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, Maria Aparecida Lisboa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inclusão escolar Professores Práticas educativas Educação especial |
topic |
Inclusão escolar Professores Práticas educativas Educação especial |
description |
Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, 2010. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 2010 2017-01-25T11:36:57Z 2017-01-25T11:36:57Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2602 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/26339/0013000006mnr |
url |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2602 |
identifier_str_mv |
ark:/26339/0013000006mnr |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Centro de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Centro de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
collection |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository.name.fl_str_mv |
Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com |
_version_ |
1815172293721063424 |