Refletindo sobre as práticas educativas em educação especial na perspectiva inclusiva
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Data de Publicação: | 2010 |
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Título da fonte: | Manancial - Repositório Digital da UFSM |
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Texto Completo: | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2521 |
Resumo: | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010. |
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Refletindo sobre as práticas educativas em educação especial na perspectiva inclusivaPráticas educativasEducação especialInclusãoArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010.Buscando dar conta dos objetivos traçados para implementação da política de inclusão no Brasil, professores e demais profissionais têm recebido a oferta de cursos de formação, graduação e pós-graduação que buscam contemplar os aspectos envolvidos com o processo de inclusão de sujeitos com deficiência. Com o objetivo de buscar aprofundar conhecimentos em torno da proposta inclusiva, este estudo intenciona discutir as orientações do MEC/SEESP às escolas para organização da proposta pedagógica inclusiva, analisando como este órgão oficial entende a elaboração do projeto pedagógico da escola numa perspectiva inclusiva, os processos de avaliação e a atuação dos educadores frente à inclusão de alunos com deficiência nas escolas comuns. Para tanto, foi selecionado como corpus empírico da pesquisa o material “Atendimento Educacional Especializado – Aspectos Legais e Orientações Pedagógicas” elaborado pelo Ministério da Educação em parceria com a Secretaria de Educação, no ano de 2007, e distribuído às escolas. A educação inclusiva se trata de um paradigma educacional que busca garantir a todos os educandos o acesso e permanência na escola comum, sendo organizadas ações pedagógicas que possibilitem a aprendizagem e participação tanto dos alunos ditos normais, quanto daqueles que apresentam alguma deficiência. Para que a inclusão seja vivida na escola, é necessário, antes de mais nada, que a opção política do projeto político pedagógico, seja a de uma educação voltada para a participação de todos os integrantes da escola no movimento de transformação da realidade, no posicionamento crítico frente à ordem social estabelecida e na participação cidadã dos diversos sujeitos. Além disso, é primordial a ocorrência de mudanças nas maneiras de avaliar. O professor deve organizar suas ações considerando a diversidade de características e possibilidades de aprendizagem dos alunos. Quando o professor participa de forma efetiva dos processos de aprendizagem de seu alunado, tem condições de entender as dificuldades individuais, bem como atentar para as pontencialidades dos alunos, podendo então, promover a construção de conhecimentos.Universidade Federal de Santa MariaCentro de EducaçãoTurchiello, PriscilaLeite, Alexsa Porto Gonçalves2017-01-13T12:30:15Z2017-01-13T12:30:15Z20102010Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2521ark:/26339/0013000000dxwporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2017-06-13T22:58:07Zoai:repositorio.ufsm.br:1/2521Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2017-06-13T22:58:07Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
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