Refletindo sobre as práticas educativas em educação especial na perspectiva inclusiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Alexsa Porto Gonçalves
Data de Publicação: 2010
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/0013000000dxw
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2521
Resumo: Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010.
id UFSM_5a7c261008f8d6221b957c0518883866
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/2521
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling Refletindo sobre as práticas educativas em educação especial na perspectiva inclusivaPráticas educativasEducação especialInclusãoArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010.Buscando dar conta dos objetivos traçados para implementação da política de inclusão no Brasil, professores e demais profissionais têm recebido a oferta de cursos de formação, graduação e pós-graduação que buscam contemplar os aspectos envolvidos com o processo de inclusão de sujeitos com deficiência. Com o objetivo de buscar aprofundar conhecimentos em torno da proposta inclusiva, este estudo intenciona discutir as orientações do MEC/SEESP às escolas para organização da proposta pedagógica inclusiva, analisando como este órgão oficial entende a elaboração do projeto pedagógico da escola numa perspectiva inclusiva, os processos de avaliação e a atuação dos educadores frente à inclusão de alunos com deficiência nas escolas comuns. Para tanto, foi selecionado como corpus empírico da pesquisa o material “Atendimento Educacional Especializado – Aspectos Legais e Orientações Pedagógicas” elaborado pelo Ministério da Educação em parceria com a Secretaria de Educação, no ano de 2007, e distribuído às escolas. A educação inclusiva se trata de um paradigma educacional que busca garantir a todos os educandos o acesso e permanência na escola comum, sendo organizadas ações pedagógicas que possibilitem a aprendizagem e participação tanto dos alunos ditos normais, quanto daqueles que apresentam alguma deficiência. Para que a inclusão seja vivida na escola, é necessário, antes de mais nada, que a opção política do projeto político pedagógico, seja a de uma educação voltada para a participação de todos os integrantes da escola no movimento de transformação da realidade, no posicionamento crítico frente à ordem social estabelecida e na participação cidadã dos diversos sujeitos. Além disso, é primordial a ocorrência de mudanças nas maneiras de avaliar. O professor deve organizar suas ações considerando a diversidade de características e possibilidades de aprendizagem dos alunos. Quando o professor participa de forma efetiva dos processos de aprendizagem de seu alunado, tem condições de entender as dificuldades individuais, bem como atentar para as pontencialidades dos alunos, podendo então, promover a construção de conhecimentos.Universidade Federal de Santa MariaCentro de EducaçãoTurchiello, PriscilaLeite, Alexsa Porto Gonçalves2017-01-13T12:30:15Z2017-01-13T12:30:15Z20102010Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2521ark:/26339/0013000000dxwporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2017-06-13T22:58:07Zoai:repositorio.ufsm.br:1/2521Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2017-06-13T22:58:07Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Refletindo sobre as práticas educativas em educação especial na perspectiva inclusiva
title Refletindo sobre as práticas educativas em educação especial na perspectiva inclusiva
spellingShingle Refletindo sobre as práticas educativas em educação especial na perspectiva inclusiva
Leite, Alexsa Porto Gonçalves
Práticas educativas
Educação especial
Inclusão
title_short Refletindo sobre as práticas educativas em educação especial na perspectiva inclusiva
title_full Refletindo sobre as práticas educativas em educação especial na perspectiva inclusiva
title_fullStr Refletindo sobre as práticas educativas em educação especial na perspectiva inclusiva
title_full_unstemmed Refletindo sobre as práticas educativas em educação especial na perspectiva inclusiva
title_sort Refletindo sobre as práticas educativas em educação especial na perspectiva inclusiva
author Leite, Alexsa Porto Gonçalves
author_facet Leite, Alexsa Porto Gonçalves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Turchiello, Priscila
dc.contributor.author.fl_str_mv Leite, Alexsa Porto Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv Práticas educativas
Educação especial
Inclusão
topic Práticas educativas
Educação especial
Inclusão
description Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2010
2017-01-13T12:30:15Z
2017-01-13T12:30:15Z
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2521
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/0013000000dxw
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2521
identifier_str_mv ark:/26339/0013000000dxw
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172256872005632