Escolarização do aluno surdo na classe regular de ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lucas, Rose Helena da Silva
Data de Publicação: 2010
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/00130000038sq
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2499
Resumo: Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010.
id UFSM_8ac0b6955abee7f07835c156b6fc0eff
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/2499
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling Escolarização do aluno surdo na classe regular de ensinoSurdezCulturaLibras (Língua Brasileira de Sinais)BilinguismoArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010.Este trabalho monográfico busca apresentar algumas reflexões teóricas acerca da escolarização de alunos surdos na rede regular de ensino com o objetivo de investigar como o aluno surdo pode ser incluído no contexto da rede regular de ensino. Optou-se por uma pesquisa bibliográfica buscando subsídios sobre os pressupostos filosóficos, sociais, educacionais e culturais da história dos surdos abordando a noção de cultura sobre a identidade surda. Também foi feito uma análise das perspectivas da educação inclusiva, destacando a inclusão de alunos surdos no ensino regular, assim como enfocando as práticas pedagógicas quanto ao processo de inclusão deste alunado. Os dados verificados teoricamente evidenciaram que os profissionais não têm clareza da necessidade de ouvintes e surdos compartilhar uma língua comum, com ou sem intérprete, que possa facilitar a dinâmica da sala de aula; e, no intuito de se fazerem compreender pelos alunos surdos acabam empregando estratégias de comunicação de forma improvisada. Neste sentido é importante o conhecimento e a aplicação da língua de sinais como língua natural para trabalhar com alunos surdos, não priorizando a língua oral. Então, para que o ensino se torne ferramenta do pensamento do aluno surdo, o professor deve abolir a prática pedagógica mecânica da pedagogia da deficiência e promover a pedagogia da diferença, resgatando os saberes culturais, otimizando a diferença cultural, trabalhando com artefatos culturais e com conteúdos curriculares adaptados, promovendo a aproximação da diferença com os ouvintes.Universidade Federal de Santa MariaCentro de EducaçãoCopetti, Rosana EstelaLucas, Rose Helena da Silva2017-01-12T14:35:20Z2017-01-12T14:35:20Z2010-12-142010Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2499ark:/26339/00130000038sqporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2017-06-13T23:05:00Zoai:repositorio.ufsm.br:1/2499Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2017-06-13T23:05Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Escolarização do aluno surdo na classe regular de ensino
title Escolarização do aluno surdo na classe regular de ensino
spellingShingle Escolarização do aluno surdo na classe regular de ensino
Lucas, Rose Helena da Silva
Surdez
Cultura
Libras (Língua Brasileira de Sinais)
Bilinguismo
title_short Escolarização do aluno surdo na classe regular de ensino
title_full Escolarização do aluno surdo na classe regular de ensino
title_fullStr Escolarização do aluno surdo na classe regular de ensino
title_full_unstemmed Escolarização do aluno surdo na classe regular de ensino
title_sort Escolarização do aluno surdo na classe regular de ensino
author Lucas, Rose Helena da Silva
author_facet Lucas, Rose Helena da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Copetti, Rosana Estela
dc.contributor.author.fl_str_mv Lucas, Rose Helena da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Surdez
Cultura
Libras (Língua Brasileira de Sinais)
Bilinguismo
topic Surdez
Cultura
Libras (Língua Brasileira de Sinais)
Bilinguismo
description Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-12-14
2010
2017-01-12T14:35:20Z
2017-01-12T14:35:20Z
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2499
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/00130000038sq
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2499
identifier_str_mv ark:/26339/00130000038sq
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172274152538112