Escolarização do aluno surdo na classe regular de ensino
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Manancial - Repositório Digital da UFSM |
dARK ID: | ark:/26339/00130000038sq |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2499 |
Resumo: | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010. |
id |
UFSM_8ac0b6955abee7f07835c156b6fc0eff |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsm.br:1/2499 |
network_acronym_str |
UFSM |
network_name_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository_id_str |
|
spelling |
Escolarização do aluno surdo na classe regular de ensinoSurdezCulturaLibras (Língua Brasileira de Sinais)BilinguismoArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010.Este trabalho monográfico busca apresentar algumas reflexões teóricas acerca da escolarização de alunos surdos na rede regular de ensino com o objetivo de investigar como o aluno surdo pode ser incluído no contexto da rede regular de ensino. Optou-se por uma pesquisa bibliográfica buscando subsídios sobre os pressupostos filosóficos, sociais, educacionais e culturais da história dos surdos abordando a noção de cultura sobre a identidade surda. Também foi feito uma análise das perspectivas da educação inclusiva, destacando a inclusão de alunos surdos no ensino regular, assim como enfocando as práticas pedagógicas quanto ao processo de inclusão deste alunado. Os dados verificados teoricamente evidenciaram que os profissionais não têm clareza da necessidade de ouvintes e surdos compartilhar uma língua comum, com ou sem intérprete, que possa facilitar a dinâmica da sala de aula; e, no intuito de se fazerem compreender pelos alunos surdos acabam empregando estratégias de comunicação de forma improvisada. Neste sentido é importante o conhecimento e a aplicação da língua de sinais como língua natural para trabalhar com alunos surdos, não priorizando a língua oral. Então, para que o ensino se torne ferramenta do pensamento do aluno surdo, o professor deve abolir a prática pedagógica mecânica da pedagogia da deficiência e promover a pedagogia da diferença, resgatando os saberes culturais, otimizando a diferença cultural, trabalhando com artefatos culturais e com conteúdos curriculares adaptados, promovendo a aproximação da diferença com os ouvintes.Universidade Federal de Santa MariaCentro de EducaçãoCopetti, Rosana EstelaLucas, Rose Helena da Silva2017-01-12T14:35:20Z2017-01-12T14:35:20Z2010-12-142010Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2499ark:/26339/00130000038sqporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2017-06-13T23:05:00Zoai:repositorio.ufsm.br:1/2499Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2017-06-13T23:05Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Escolarização do aluno surdo na classe regular de ensino |
title |
Escolarização do aluno surdo na classe regular de ensino |
spellingShingle |
Escolarização do aluno surdo na classe regular de ensino Lucas, Rose Helena da Silva Surdez Cultura Libras (Língua Brasileira de Sinais) Bilinguismo |
title_short |
Escolarização do aluno surdo na classe regular de ensino |
title_full |
Escolarização do aluno surdo na classe regular de ensino |
title_fullStr |
Escolarização do aluno surdo na classe regular de ensino |
title_full_unstemmed |
Escolarização do aluno surdo na classe regular de ensino |
title_sort |
Escolarização do aluno surdo na classe regular de ensino |
author |
Lucas, Rose Helena da Silva |
author_facet |
Lucas, Rose Helena da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Copetti, Rosana Estela |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lucas, Rose Helena da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Surdez Cultura Libras (Língua Brasileira de Sinais) Bilinguismo |
topic |
Surdez Cultura Libras (Língua Brasileira de Sinais) Bilinguismo |
description |
Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-12-14 2010 2017-01-12T14:35:20Z 2017-01-12T14:35:20Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2499 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/26339/00130000038sq |
url |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2499 |
identifier_str_mv |
ark:/26339/00130000038sq |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Centro de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Centro de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
collection |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository.name.fl_str_mv |
Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com |
_version_ |
1815172274152538112 |