O fazer fonoaudiológico de abordagem bilíngue no atendimento à pessoa surda: quando a família vem ao caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jesus, Débora Lima de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/222919
Resumo: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Fonoaudiologia.
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spelling O fazer fonoaudiológico de abordagem bilíngue no atendimento à pessoa surda: quando a família vem ao casoSpeech-language therapy practice with a bilingual approach to the care of the deaf person: When the family comes to the caseBilinguismo. Fonoterapia. Surdez. Família. Língua de sinaisTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Fonoaudiologia.Introdução: Ao assumir a perspectiva sociocultural de abordagem Bilíngue no atendimento à pessoa surda, o Fonoaudiólogo necessita ressignificar sua prática clínica para além do espaço do consultório, buscando compreender a forma como a família entende e significa a surdez e a língua de sinais. Objetivo: Compreender o efeito discursivo da mediação fonoaudiológica para a família e suas implicações para as práticas interacionais da pessoa surda. Metodologia: Trata-se de um estudo de caso de uma criança surda de 11 anos. Foi realizado uma análise de conteúdo do tipo interpretativa. Resultados: A mediação fonoaudiológica ajudou a família a ressignificar formas de interação com o filho e a dar valor à língua de sinais, havendo assim impacto no desenvolvimento da linguagem do sujeito surdo, colaborando com o fortalecimento de sua identidade e cultura própria. No entanto, foi possível perceber os efeitos negativos trazidos pela pandemia, que dificultaram o acompanhamento fonoaudiológico e trouxeram regresso quanto aos aspectos já trabalhados. Conclusão: A análise mostra que o lugar de mediador do fonoaudiólogo é importante, combatendo desta forma a exclusão e, por consequência, regresso com relação aos aspectos educacionais alcançados e afastamento interacional entre família e sujeito surdo.Florianópolis, SCSantana, Ana Paula de OliveiraSantana, Ana Paula de OliveiraDarde, Aline Olin GoulartUniversidade Federal de Santa CatarinaJesus, Débora Lima de2021-05-12T16:52:31Z2021-05-12T16:52:31Z2021-05-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/222919info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2021-05-12T16:52:31Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/222919Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-05-12T16:52:31Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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