EGR interna para redução do trabalho de bombeamento em um motor ignição por centelha de injeção direta
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Manancial - Repositório Digital da UFSM |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/26823 |
Resumo: | A data da defesa está de acordo com o que consta registrado na ata de defesa. |
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EGR interna para redução do trabalho de bombeamento em um motor ignição por centelha de injeção diretaInternal EGR to reduce pumping work in a direct injection spark ignition engineEGREtanolMotores de combustão internaEthanolDownsizingInternal combustion enginesCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICAA data da defesa está de acordo com o que consta registrado na ata de defesa.The constant increase in the price of petroleum-derived fuels during the pandemic period and the need to reduce greenhouse gas emissions demand more efficient spark-ignition combustion engines. Governmental programs such as the one entitled ROTA2030 aim to support technological development in the automotive sector, promoting the use of biofuels, such as ethanol, in order to reduce dependence on fossil fuels and emission levels. The use of more efficient combustion engines through the combination of downsizing concepts, direct fuel injection and mechanisms that independently control the events of the camshaft of valves, are alternatives to maximize the efficiency of spark ignition engines, mainly in partial loads, where the load control method throttles the air admitted for engine power control, resulting in high pumping losses, precisely in the largest portion of operation of a vehicle in an urban cycle. Strategies that allow the retention of a greater fraction of residual gases in the combustion chamber contribute to the reduction of pumping work due to the addition of inert gases, however, high concentrations can cause combustion instability. In this sense, the present work aims to investigate the influence of the symmetrical variation of the opening and closing events of the intake and exhaust valves, causing high overlap conditions as a strategy to retain residual gases in the cylinder, to reduce the pumping work of the engine. The results show gains in energy conversion efficiency at partial loads with high valve overlap, which consequently raises the levels of residual gases present in the combustion chamber.O constante aumento do preço dos combustíveis derivados do petróleo no período de pandemia e a necessidade de redução de emissões de gases do efeito estufa demandam motores de combustão por ignição por centelha mais eficientes. Programas governamentais como o intitulado ROTA2030, visam apoiar o desenvolvimento tecnológico no setor automotivo, promovendo o uso de biocombustíveis, como o etanol, a fim de reduzir a dependência dos combustíveis fósseis e os níveis de emissões. A utilização de motores de combustão mais eficientes através da combinação de conceitos downsizing, injeção direta de combustível e com mecanismos que controlam independentemente os eventos do eixo de comando de válvulas, são alternativas para maximizar a eficiência dos motores de ignição por centelha, principalmente em cargas parciais, onde o método de controle de carga que, ao estrangular o escoamento de ar admitido para controle de potência do motor, resultando em elevadas perdas por bombeamento, justamente na maior parcela de operação de um veículo em ciclo urbano. Estratégias que permitem a retenção de maior fração de gases residuais na câmara de combustão contribui com a redução do trabalho de bombeamento em virtude da adição de gases inertes, no entanto, elevadas concentrações podem provocar instabilidade de combustão. No intuito de investigar os limites dessa diluição o presente trabalho visa investigar a influência da variação simétrica dos eventos de abertura e fechamento das válvulas de admissão e exaustão, provocando elevados cruzamentos de válvulas como estratégia de reter gases residuais no cilindro, para redução do trabalho de bombeamento do motor. Os resultados mostram ganhos na eficiência de conversão de energia para cargas parciais com elevado cruzamento de válvulas que por consequência, eleva os níveis de gases residuais presentes na câmara de combustão.Universidade Federal de Santa MariaBrasilEngenharia MecânicaUFSMPrograma de Pós-Graduação em Engenharia MecânicaCentro de TecnologiaMartins, Mario Eduardo Santoshttp://lattes.cnpq.br/4000658451843066Zabeu, Clayton BarcelosBayer, Fernando MarianoZaions, João Lucas2022-11-10T12:23:38Z2022-11-10T12:23:38Z2022-09-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/26823porAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2022-11-10T12:25:40Zoai:repositorio.ufsm.br:1/26823Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2022-11-10T12:25:40Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
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