A interação surdo-ouvintes no espaço escolar inclusivo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Manancial - Repositório Digital da UFSM |
dARK ID: | ark:/26339/001300000vgrr |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/438 |
Resumo: | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, RS, 2007. |
id |
UFSM_919e767fb9cbbdc8d255812e622ad968 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsm.br:1/438 |
network_acronym_str |
UFSM |
network_name_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository_id_str |
|
spelling |
A interação surdo-ouvintes no espaço escolar inclusivoThe interaction surdo-ouvintes in space school inclusiveSurdezInteraçãoEscola regularArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, RS, 2007.The Inclusive Education is undoubtedly one of the biggest challenges of the educational system. Developed in the 70, the Inclusive Education involves much more than a student with special needs, it also involves the family, school and society. So this is the focus of this study: the inclusion of deaf students in the regular class. With this work, search is examining the circumstances interactive those students down with their teachers and fellow listeners inside the classes of the network of regular education. Thus, it is intended to examine as has been given to these students insertion in the context of the common class where most students is listener, speaker and user of a language verbally articulated and captured auditivamente. It is believed that this language brings impacts regarding possibilities for interaction, communication and construction of knowledge by the deaf, as the language of signs, as they are known, are articulated by signs and captured visually. Finally, the study is focused on the impact of these circumstances involving nonexistence of a common language territory, with consequences for the explanation of ideas and dialogue authentic, mainly because school teachers are unprepared to meet this clientele.A Educação Inclusiva é, sem dúvida, um dos maiores desafios do sistema educacional. Desenvolvida na década de 70, a Educação Inclusiva envolve muito mais do que o aluno com necessidades especiais, ela envolve também a família, a escola e a sociedade. Portanto, este é o foco do presente estudo: a inclusão de alunos surdos na classe regular. Com este trabalho, busca-se analisar as circunstâncias interativas que esses alunos estabelecem com seus professores e colegas ouvintes no interior das classes da rede regular de ensino. Assim, pretendese examinar como tem se dado a inserção desses alunos no contexto da classe comum em que a maioria dos alunos é ouvinte, falante e usuário de uma língua articulada verbalmente e captada auditivamente. Acredita-se que essa situação lingüística traz impactos em relação às possibilidades de interação, comunicação e construção de conhecimento por parte do surdo, pois as línguas de sinais1, como bem se tem conhecimento, são articuladas por sinais e captadas visualmente. Enfim, o estudo está orientado para a repercussão dessas condições que implicam a nãoexistência de um território lingüístico comum, com conseqüências para a explicitação de idéias e o diálogo autêntico, principalmente porque escola/professores estão despreparados para atender essa clientela.Universidade Federal de Santa MariaCentro de EducaçãoRampelotto, Elisane MariaPedebos, Margarete de Fátima Tiecher2014-09-08T12:42:23Z2014-09-08T12:42:23Z2007-11-242007Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/438ark:/26339/001300000vgrrporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2017-06-13T22:51:41Zoai:repositorio.ufsm.br:1/438Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2017-06-13T22:51:41Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A interação surdo-ouvintes no espaço escolar inclusivo The interaction surdo-ouvintes in space school inclusive |
title |
A interação surdo-ouvintes no espaço escolar inclusivo |
spellingShingle |
A interação surdo-ouvintes no espaço escolar inclusivo Pedebos, Margarete de Fátima Tiecher Surdez Interação Escola regular |
title_short |
A interação surdo-ouvintes no espaço escolar inclusivo |
title_full |
A interação surdo-ouvintes no espaço escolar inclusivo |
title_fullStr |
A interação surdo-ouvintes no espaço escolar inclusivo |
title_full_unstemmed |
A interação surdo-ouvintes no espaço escolar inclusivo |
title_sort |
A interação surdo-ouvintes no espaço escolar inclusivo |
author |
Pedebos, Margarete de Fátima Tiecher |
author_facet |
Pedebos, Margarete de Fátima Tiecher |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rampelotto, Elisane Maria |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pedebos, Margarete de Fátima Tiecher |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Surdez Interação Escola regular |
topic |
Surdez Interação Escola regular |
description |
Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, RS, 2007. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-11-24 2007 2014-09-08T12:42:23Z 2014-09-08T12:42:23Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/438 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/26339/001300000vgrr |
url |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/438 |
identifier_str_mv |
ark:/26339/001300000vgrr |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Centro de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Centro de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
collection |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository.name.fl_str_mv |
Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com |
_version_ |
1815172401816666112 |