A interação surdo-ouvintes no espaço escolar inclusivo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pedebos, Margarete de Fátima Tiecher
Data de Publicação: 2007
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/001300000vgrr
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/438
Resumo: Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, RS, 2007.
id UFSM_919e767fb9cbbdc8d255812e622ad968
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/438
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling A interação surdo-ouvintes no espaço escolar inclusivoThe interaction surdo-ouvintes in space school inclusiveSurdezInteraçãoEscola regularArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, RS, 2007.The Inclusive Education is undoubtedly one of the biggest challenges of the educational system. Developed in the 70, the Inclusive Education involves much more than a student with special needs, it also involves the family, school and society. So this is the focus of this study: the inclusion of deaf students in the regular class. With this work, search is examining the circumstances interactive those students down with their teachers and fellow listeners inside the classes of the network of regular education. Thus, it is intended to examine as has been given to these students insertion in the context of the common class where most students is listener, speaker and user of a language verbally articulated and captured auditivamente. It is believed that this language brings impacts regarding possibilities for interaction, communication and construction of knowledge by the deaf, as the language of signs, as they are known, are articulated by signs and captured visually. Finally, the study is focused on the impact of these circumstances involving nonexistence of a common language territory, with consequences for the explanation of ideas and dialogue authentic, mainly because school teachers are unprepared to meet this clientele.A Educação Inclusiva é, sem dúvida, um dos maiores desafios do sistema educacional. Desenvolvida na década de 70, a Educação Inclusiva envolve muito mais do que o aluno com necessidades especiais, ela envolve também a família, a escola e a sociedade. Portanto, este é o foco do presente estudo: a inclusão de alunos surdos na classe regular. Com este trabalho, busca-se analisar as circunstâncias interativas que esses alunos estabelecem com seus professores e colegas ouvintes no interior das classes da rede regular de ensino. Assim, pretendese examinar como tem se dado a inserção desses alunos no contexto da classe comum em que a maioria dos alunos é ouvinte, falante e usuário de uma língua articulada verbalmente e captada auditivamente. Acredita-se que essa situação lingüística traz impactos em relação às possibilidades de interação, comunicação e construção de conhecimento por parte do surdo, pois as línguas de sinais1, como bem se tem conhecimento, são articuladas por sinais e captadas visualmente. Enfim, o estudo está orientado para a repercussão dessas condições que implicam a nãoexistência de um território lingüístico comum, com conseqüências para a explicitação de idéias e o diálogo autêntico, principalmente porque escola/professores estão despreparados para atender essa clientela.Universidade Federal de Santa MariaCentro de EducaçãoRampelotto, Elisane MariaPedebos, Margarete de Fátima Tiecher2014-09-08T12:42:23Z2014-09-08T12:42:23Z2007-11-242007Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/438ark:/26339/001300000vgrrporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2017-06-13T22:51:41Zoai:repositorio.ufsm.br:1/438Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2017-06-13T22:51:41Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv A interação surdo-ouvintes no espaço escolar inclusivo
The interaction surdo-ouvintes in space school inclusive
title A interação surdo-ouvintes no espaço escolar inclusivo
spellingShingle A interação surdo-ouvintes no espaço escolar inclusivo
Pedebos, Margarete de Fátima Tiecher
Surdez
Interação
Escola regular
title_short A interação surdo-ouvintes no espaço escolar inclusivo
title_full A interação surdo-ouvintes no espaço escolar inclusivo
title_fullStr A interação surdo-ouvintes no espaço escolar inclusivo
title_full_unstemmed A interação surdo-ouvintes no espaço escolar inclusivo
title_sort A interação surdo-ouvintes no espaço escolar inclusivo
author Pedebos, Margarete de Fátima Tiecher
author_facet Pedebos, Margarete de Fátima Tiecher
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rampelotto, Elisane Maria
dc.contributor.author.fl_str_mv Pedebos, Margarete de Fátima Tiecher
dc.subject.por.fl_str_mv Surdez
Interação
Escola regular
topic Surdez
Interação
Escola regular
description Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, RS, 2007.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-11-24
2007
2014-09-08T12:42:23Z
2014-09-08T12:42:23Z
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/438
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/001300000vgrr
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/438
identifier_str_mv ark:/26339/001300000vgrr
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172401816666112