Surdez: dificuldades de interação no ambiente escolar inclusivo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Manancial - Repositório Digital da UFSM |
dARK ID: | ark:/26339/001300000wb09 |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1726 |
Resumo: | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial, EaD, RS, 2007. |
id |
UFSM_305d75322dfdfa8d9238efa36fd1d7a8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsm.br:1/1726 |
network_acronym_str |
UFSM |
network_name_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository_id_str |
|
spelling |
Surdez: dificuldades de interação no ambiente escolar inclusivoDeafness: difficulties of interaction in the inclusive school environmentInclusãoInteraçãoSurdezArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial, EaD, RS, 2007.This monograph entitled “Deafness: Difficulties of interaction in the Inclusive School Environment”, aimed at studying the experience of inclusion of a deaf student in the system of regular Children’s Education in the city of Santana do Livramento, Rio Grande do Sul – RS. With this work, it was looked to question the interactive ways and methods used by teachers in regular classes, the teacher’s resource room and the family of the deaf person. It is noted that in the context investigated, student, teacher and family don’t know the language of signs, forms used for communication between deaf people. The results of this study indicate the difficulties of interaction between teacher / student and student / family in relation to development and significant learning of the included deaf student. It is intended with this study, to contribute to the discussion about the possibility of effectively provide the inclusion of deaf students in regular schools, indicating the importance and necessity of interaction using the language of signs and the presence of the interpreter of Brazilian Language of Signs (LIBRAS) in the inclusive school context and the lives of deaf people.O presente artigo monográfico, intitulado Surdez: Dificuldades de interação no ambiente escolar inclusivo, teve como objetivo investigar a experiência de inclusão de um aluno surdo no sistema regular da Educação Infantil na cidade de Santana do Livramento, Rio Grande do Sul RS. Com este trabalho, buscou-se questionar as formas interativas e metodológicas utilizadas pelos professores da classe regular, pelo educador da sala de recursos e pelos familiares do sujeito surdo. Cabe salientar que, no contexto investigado,aluno, professor e familiares desconhecem a Língua de Sinais, forma usada para a comunicação entre as pessoas surdas. Os resultados deste estudo indicam as dificuldades de interação entre professores/aluno e aluno/família em relação ao desenvolvimento e à aprendizagem significativa do aluno surdo incluído. Pretende-se, com este estudo, contribuir para a reflexão acerca da possibilidade de prover efetivamente a inclusão de alunos surdos no ensino regular, apontando a importância e a necessidade da interação por meio da Língua de Sinais e da presença do intérprete de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) no contexto escolar inclusivo e na vida dos surdos.Universidade Federal de Santa MariaCentro de EducaçãoRampelotto, Elisane MariaFonte, Lucia Andréa Calvete de Oliveira2016-06-15T15:39:52Z2016-06-15T15:39:52Z2007-12-012007Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1726ark:/26339/001300000wb09porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2017-06-13T22:57:47Zoai:repositorio.ufsm.br:1/1726Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2017-06-13T22:57:47Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Surdez: dificuldades de interação no ambiente escolar inclusivo Deafness: difficulties of interaction in the inclusive school environment |
title |
Surdez: dificuldades de interação no ambiente escolar inclusivo |
spellingShingle |
Surdez: dificuldades de interação no ambiente escolar inclusivo Fonte, Lucia Andréa Calvete de Oliveira Inclusão Interação Surdez |
title_short |
Surdez: dificuldades de interação no ambiente escolar inclusivo |
title_full |
Surdez: dificuldades de interação no ambiente escolar inclusivo |
title_fullStr |
Surdez: dificuldades de interação no ambiente escolar inclusivo |
title_full_unstemmed |
Surdez: dificuldades de interação no ambiente escolar inclusivo |
title_sort |
Surdez: dificuldades de interação no ambiente escolar inclusivo |
author |
Fonte, Lucia Andréa Calvete de Oliveira |
author_facet |
Fonte, Lucia Andréa Calvete de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rampelotto, Elisane Maria |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fonte, Lucia Andréa Calvete de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inclusão Interação Surdez |
topic |
Inclusão Interação Surdez |
description |
Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial, EaD, RS, 2007. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-12-01 2007 2016-06-15T15:39:52Z 2016-06-15T15:39:52Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1726 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/26339/001300000wb09 |
url |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1726 |
identifier_str_mv |
ark:/26339/001300000wb09 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Centro de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Centro de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
collection |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository.name.fl_str_mv |
Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com |
_version_ |
1815172406595026944 |