A experiência de mães de crianças com paralisia cerebral: do diagnóstico aos cuidados em saúde
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Data de Publicação: | 2021 |
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Título da fonte: | Manancial - Repositório Digital da UFSM |
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Texto Completo: | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/23883 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Psicologia, RS, 2021. |
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A experiência de mães de crianças com paralisia cerebral: do diagnóstico aos cuidados em saúdeParalisia cerebral infantilIntervenção precoceParentalidadeCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIATrabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Psicologia, RS, 2021.This study aimed to understand the experience of mothers of children with cerebral palsy: from diagnosis to health care. It is a qualitative, descriptive-exploratory research, with multiple case study design. Four mothers of children aged 2 to 7 years with a diagnosis of infantile cerebral palsy (PCI) participated in the study. The contact with the participants was made through an Association of Parents and Friends of the Exceptional - APAE, from the interior of the state of Rio Grande do Sul. The results show that the birth of a child diagnosed with PCI promotes changes in family dynamics, from so that all members experience the impact of pathology. The mothers reported occupying the place of primary caregiver, taking responsibility for being present in the treatment of their children. In addition, they also recognize the importance of participating in the construction of their children's therapeutic process, whether in daily care or as an extension of the therapeutic team's work, carrying out practices guided by health professionals. It is understood that the family, when feeling welcomed and valued by the health team, starts to develop coping strategies, maintaining a feeling of hope when investing in the development of their children. Therefore, it is necessary that health professionals are also in contact with the family context, so that they can understand the dynamics of the family in care. Therefore, it is of utmost importance that the health team assists in the process of transmitting the diagnosis with relevant information about the clinical condition of these children, so that this information can be easily apprehended by families, regardless of educational levels.Este estudo objetivou compreender a experiência de mães de crianças com paralisia cerebral: do diagnóstico aos cuidados em saúde. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritivo-exploratória, com delineamento de estudo de caso múltiplos. Participaram do estudo quatro mães de crianças com idade entre 2 a 7 anos com diagnóstico de paralisia cerebral infantil (PCI). O contato com as participantes foi realizado através de uma Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE, do interior do estado do Rio Grande do Sul. Os resultados mostram que o nascimento de uma criança com diagnóstico de PCI promove alterações na dinâmica familiar, de modo que todos os membros vivenciam o impacto da patologia. As mães referiram ocupar o lugar de principal cuidadora, responsabilizando-se por se fazer presentes nos tratamentos dos filhos. Além disso, também reconhecem a importância de participar da construção do processo terapêutico de seus filhos, quer seja nos cuidados diários ou como extensão do trabalho da equipe terapêutica, realizando práticas orientadas pelos profissionais de saúde. Entende-se que a família ao sentir-se acolhida e valorizada pela equipe de saúde, passa a desenvolver estratégias de enfrentamento mantendo-se com sentimento de esperança ao investir no desenvolvimento dos filhos. Diante disso, é necessário que os profissionais de saúde também estejam em contato com o contexto familiar, para que possam compreender a dinâmica da família no cuidado. Portanto, é de suma importância que a equipe de saúde auxilie no processo de transmissão do diagnóstico com informações relevantes sobre o quadro clínico dessas crianças, de modo que essas informações possam ser facilmente apreendidas pelas famílias, independentemente dos níveis de escolaridade.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMCentro de Ciências Sociais e HumanasPereira, Caroline Rubin RossatoRodrigues, Jaqueline2022-03-24T12:12:34Z2022-03-24T12:12:34Z2021-02-112021Trabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/23883ark:/26339/001300000t4ngporAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2022-08-17T13:53:52Zoai:repositorio.ufsm.br:1/23883Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2022-08-17T13:53:52Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
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