O desafio da inclusão de estudantes surdos no AVA Moodle
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Manancial - Repositório Digital da UFSM |
dARK ID: | ark:/26339/001300000dwvg |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/14980 |
Resumo: | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2017. |
id |
UFSM_a172cff9e301018712dac75aa3c14d22 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsm.br:1/14980 |
network_acronym_str |
UFSM |
network_name_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository_id_str |
|
spelling |
O desafio da inclusão de estudantes surdos no AVA MoodleThe challenge of inclusion of deaf students in AVA MoodleSurdezAcessibilidadeAVA (Ambientes Virtuais de Aprendizagem)DeafnessAccessibilityCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2017.Accessibility possibilities in virtual learning environments become limited to the tools available in these environments, so these tools need adaptations. Thus, this work search to carry out research on technologies and inclusion by analyzing the potential of AVA for the access of deaf people, also as whether these resources can be adapted to meet learning needs. These problematizations lead to reflection of how AVA are collaborating in inclusive processes, as well as whether materials and actions with inclusive potential are being selected or even whether inclusive potential is taken into account for adaptation. The methodology used to perform the work was the exploratory research (Gil, 2007). This research sought to delineate the possibilities from the selection of a discipline chosen in a random way from the Specialization Course on Information and Communication Technology applied to Education, outlining possible limits and possibilities for adaptations aimed at the inclusion of students with deafness. Before the analysis and discussions it was possible to verify that the tools of the learning environments dont have options of adaptation or insertion of the resource to record a video, thus we need some external resources to the pages like the subtitle and the windows of Pounds. Thus, we try to make possible suggestions for adaption the tools used favoring learning processes that take into account the existing communication barriers in learn environments for deaf students.As possibilidades de acessibilidade em ambientes virtuais de aprendizagem tornam-se limitadas diante das ferramentas disponíveis nestes ambientes, desta forma estes instrumentos necessitam de adaptações. Assim, este trabalho procurou realizar pesquisas sobre Tecnologias e inclusão analisando o potencial dos AVA para o acesso de pessoas com surdez, bem como, se estes recursos podem ser adaptados para atender às necessidades de aprendizagem. Estas problematizações levam à reflexão de como os AVA estão colaborando nos processos inclusivos, bem como se estão sendo selecionados materiais e ações com potencial inclusivo ou, até mesmo, se o potencial inclusivo é levado em consideração para realização de adaptação. A metodologia utilizada para realização do trabalho foi a pesquisa exploratória (Gil, 2007). Esta pesquisa procurou delianear as possibilidades a partir da seleção de uma disciplina do Curso de especialização de Tecnolocias da Informação e da Comunicação aplicadas a Educação, delineando possíveis limites e possibilidades para a realização de adaptações visando a inclusão de alunos com surdez. Diante das análises e discussões foi possível verificar que as ferramentas dos ambientes de aprendizagem não possuem opções de adaptação ou inserção do recurso para gravar um vídeo, assim necessitamos de alguns recursos externos às páginas como a legendagem e as janelas de Libras. Assim, procuramos realizar possíveis sugestões para a adaptação das ferramentas utilizadas favorencendo processos de aprendizagem que levem em consideração as barreiras comunicacionais existentes em ambientes de ensino aprendizagem para estudantes surdos.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMCentro de Artes e LetrasFialho, Vanessa RibasLinassi, Priscila Silva2018-11-29T13:18:55Z2018-11-29T13:18:55Z2017-06-232017Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14980ark:/26339/001300000dwvgporAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2018-11-30T05:04:16Zoai:repositorio.ufsm.br:1/14980Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2018-11-30T05:04:16Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O desafio da inclusão de estudantes surdos no AVA Moodle The challenge of inclusion of deaf students in AVA Moodle |
title |
O desafio da inclusão de estudantes surdos no AVA Moodle |
spellingShingle |
O desafio da inclusão de estudantes surdos no AVA Moodle Linassi, Priscila Silva Surdez Acessibilidade AVA (Ambientes Virtuais de Aprendizagem) Deafness Accessibility CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
O desafio da inclusão de estudantes surdos no AVA Moodle |
title_full |
O desafio da inclusão de estudantes surdos no AVA Moodle |
title_fullStr |
O desafio da inclusão de estudantes surdos no AVA Moodle |
title_full_unstemmed |
O desafio da inclusão de estudantes surdos no AVA Moodle |
title_sort |
O desafio da inclusão de estudantes surdos no AVA Moodle |
author |
Linassi, Priscila Silva |
author_facet |
Linassi, Priscila Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Fialho, Vanessa Ribas |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Linassi, Priscila Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Surdez Acessibilidade AVA (Ambientes Virtuais de Aprendizagem) Deafness Accessibility CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
Surdez Acessibilidade AVA (Ambientes Virtuais de Aprendizagem) Deafness Accessibility CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2017. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-06-23 2017 2018-11-29T13:18:55Z 2018-11-29T13:18:55Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/14980 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/26339/001300000dwvg |
url |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/14980 |
identifier_str_mv |
ark:/26339/001300000dwvg |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Brasil UFSM Centro de Artes e Letras |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Brasil UFSM Centro de Artes e Letras |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
collection |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository.name.fl_str_mv |
Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com |
_version_ |
1815172329900081152 |