A acessibilidade e a usabilidade nos ambientes virtuais de aprendizagem e o estudante surdo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vianna, Adriana Beatriz Botto Alves
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-16052019-143236/
Resumo: Esta pesquisa aborda a questão da acessibilidade e da usabilidade em ambientes virtuais de aprendizagem que tem como foco o desenvolvimento da aprendizagem de estudantes surdos. O problema de investigação centra-se no seguinte questionamento: Que princípios um ambiente virtual de aprendizagem deve ter para que o estudante surdo possa desenvolver a aprendizagem? Temos como objetivo analisar o ambiente virtual de aprendizagem utilizado pela instituição lócus da pesquisa, bem como descrever e avaliar a efetividade do ambiente no desenvolvimento da aprendizagem do estudante surdo. Esta pesquisa possui uma abordagem qualitativa realizada por meio de revisão bibliográfica e de pesquisa empírica com base na análise de entrevistas semiestruturadas realizadas com estudantes surdos, os intérpretes de libras, a coordenação do Núcleo de acessibilidade da universidade lócus da pesquisa, como também a análise do ambiente virtual de aprendizagem utilizado pela universidade. No intuito de pesquisarmos a questão da acessibilidade e da usabilidade de ambientes virtuais de aprendizagem no que diz respeito ao desenvolvimento da aprendizagem de estudantes surdos, elaboramos quatro capítulos. Os conteúdos presentes nos capítulos dizem respeito à trajetória da educação à distância no Brasil e no mundo, os conceitos de acessibilidade e de usabilidade, bem como o perfil de acesso de estudantes surdos à educação, aspectos relacionados à educação de surdos, a identidade surda, aspectos da aprendizagem e a cognição visual como possibilidade de aprendizagem. Além disso, discutimos os ambientes virtuais de aprendizagem e como a acessibilidade e a usabilidade se constituem concretamente nesses ambientes, principalmente em relação à aprendizagem de estudantes surdos, enfatizando a linguagem visual como possibilidade para o desenvolvimento da aprendizagem de estudantes surdos e o percurso metodológico delineando os sujeitos da pesquisa, caracterizando o lócus da pesquisa e analisando os dados coletados nas entrevistas. Como considerações finais, são propostos delineamentos relativos às ações de acessibilidade e de usabilidade dos ambientes virtuais de aprendizagem; a utilização destes ambientes por estudantes surdos bem como no processo, desenvolvimento e efetivação da aprendizagem de tais estudantes no âmbito da educação a distância; a compreensão do papel da cognição visual na construção do conhecimento do sujeito surdo e a ações relacionadas ao protagonismo do sujeito surdo nas instituições de ensino considerando as necessidades deste grupo, advindas do próprio sujeito.
id USP_a1dadd9b45861b48b90af9992802b5d9
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-16052019-143236
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling A acessibilidade e a usabilidade nos ambientes virtuais de aprendizagem e o estudante surdoAccessibility and usability in virtual learning environments and the deaf studentAccessibilityAcessibilidadeAmbiente virtual de aprendizagemAprendizagemDeafnessLearningSurdezUsabilidadeUsabilityVirtual learning environmentEsta pesquisa aborda a questão da acessibilidade e da usabilidade em ambientes virtuais de aprendizagem que tem como foco o desenvolvimento da aprendizagem de estudantes surdos. O problema de investigação centra-se no seguinte questionamento: Que princípios um ambiente virtual de aprendizagem deve ter para que o estudante surdo possa desenvolver a aprendizagem? Temos como objetivo analisar o ambiente virtual de aprendizagem utilizado pela instituição lócus da pesquisa, bem como descrever e avaliar a efetividade do ambiente no desenvolvimento da aprendizagem do estudante surdo. Esta pesquisa possui uma abordagem qualitativa realizada por meio de revisão bibliográfica e de pesquisa empírica com base na análise de entrevistas semiestruturadas realizadas com estudantes surdos, os intérpretes de libras, a coordenação do Núcleo de acessibilidade da universidade lócus da pesquisa, como também a análise do ambiente virtual de aprendizagem utilizado pela universidade. No intuito de pesquisarmos a questão da acessibilidade e da usabilidade de ambientes virtuais de aprendizagem no que diz respeito ao desenvolvimento da aprendizagem de estudantes surdos, elaboramos quatro capítulos. Os conteúdos presentes nos capítulos dizem respeito à trajetória da educação à distância no Brasil e no mundo, os conceitos de acessibilidade e de usabilidade, bem como o perfil de acesso de estudantes surdos à educação, aspectos relacionados à educação de surdos, a identidade surda, aspectos da aprendizagem e a cognição visual como possibilidade de aprendizagem. Além disso, discutimos os ambientes virtuais de aprendizagem e como a acessibilidade e a usabilidade se constituem concretamente nesses ambientes, principalmente em relação à aprendizagem de estudantes surdos, enfatizando a linguagem visual como possibilidade para o desenvolvimento da aprendizagem de estudantes surdos e o percurso metodológico delineando os sujeitos da pesquisa, caracterizando o lócus da pesquisa e analisando os dados coletados nas entrevistas. Como considerações finais, são propostos delineamentos relativos às ações de acessibilidade e de usabilidade dos ambientes virtuais de aprendizagem; a utilização destes ambientes por estudantes surdos bem como no processo, desenvolvimento e efetivação da aprendizagem de tais estudantes no âmbito da educação a distância; a compreensão do papel da cognição visual na construção do conhecimento do sujeito surdo e a ações relacionadas ao protagonismo do sujeito surdo nas instituições de ensino considerando as necessidades deste grupo, advindas do próprio sujeito.This research addresses the issue of accessibility and usability in virtual learning environments that focuses on the development of learning for deaf students. The research problem focuses on the following question: What principles should a virtual learning environment have in order for the deaf student to develop learning? We aim to analyze the virtual learning environment used by the research institution, as well as to describe and evaluate the effectiveness of the environment in the development of deaf student learning, This research has a qualitative approach carried out by means of bibliographical review and empirical research based on the analysis of semi-structured interviews with deaf students, the interpreters of pounds, the coordination of the Accessibility Center of the university locus of the research, as well as the analysis of the virtual learning environment used by the university. In order to investigate the accessibility and usability of virtual learning environments with regard to the development of learning of deaf students, we have elaborated four chapters. The contents present in the chapters relate to the trajectory of distance education in Brazil and in the world, the concepts of accessibility and usability, as well as the access profile of deaf students to education, aspects related to education of the deaf, deaf identity, aspects of learning and visual cognition as a learning possibility. In addition, we discuss the virtual learning environments and how accessibility and usability are concretely constituted in these environments, especially in relation to the learning of deaf students, emphasizing the visual language as a possibility for the development of the learning of deaf students and the methodological path delineating the research subjects, characterizing the research locus and analyzing the data collected in the interviews. As final considerations, proposals are outlined regarding the accessibility and usability actions of virtual learning environments; the use of these environments by deaf students as well as in the process, development and effectiveness of the learning of such students in the scope of distance education; the understanding of the role of visual cognition in the construction of knowledge of the deaf subject and actions related to the protagonism of the deaf subject in educational institutions considering the needs of this group, coming from the subject itself.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSofiato, Cassia GeciauskasVianna, Adriana Beatriz Botto Alves2019-03-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-16052019-143236/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2019-07-04T17:58:55Zoai:teses.usp.br:tde-16052019-143236Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212019-07-04T17:58:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A acessibilidade e a usabilidade nos ambientes virtuais de aprendizagem e o estudante surdo
Accessibility and usability in virtual learning environments and the deaf student
title A acessibilidade e a usabilidade nos ambientes virtuais de aprendizagem e o estudante surdo
spellingShingle A acessibilidade e a usabilidade nos ambientes virtuais de aprendizagem e o estudante surdo
Vianna, Adriana Beatriz Botto Alves
Accessibility
Acessibilidade
Ambiente virtual de aprendizagem
Aprendizagem
Deafness
Learning
Surdez
Usabilidade
Usability
Virtual learning environment
title_short A acessibilidade e a usabilidade nos ambientes virtuais de aprendizagem e o estudante surdo
title_full A acessibilidade e a usabilidade nos ambientes virtuais de aprendizagem e o estudante surdo
title_fullStr A acessibilidade e a usabilidade nos ambientes virtuais de aprendizagem e o estudante surdo
title_full_unstemmed A acessibilidade e a usabilidade nos ambientes virtuais de aprendizagem e o estudante surdo
title_sort A acessibilidade e a usabilidade nos ambientes virtuais de aprendizagem e o estudante surdo
author Vianna, Adriana Beatriz Botto Alves
author_facet Vianna, Adriana Beatriz Botto Alves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sofiato, Cassia Geciauskas
dc.contributor.author.fl_str_mv Vianna, Adriana Beatriz Botto Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Accessibility
Acessibilidade
Ambiente virtual de aprendizagem
Aprendizagem
Deafness
Learning
Surdez
Usabilidade
Usability
Virtual learning environment
topic Accessibility
Acessibilidade
Ambiente virtual de aprendizagem
Aprendizagem
Deafness
Learning
Surdez
Usabilidade
Usability
Virtual learning environment
description Esta pesquisa aborda a questão da acessibilidade e da usabilidade em ambientes virtuais de aprendizagem que tem como foco o desenvolvimento da aprendizagem de estudantes surdos. O problema de investigação centra-se no seguinte questionamento: Que princípios um ambiente virtual de aprendizagem deve ter para que o estudante surdo possa desenvolver a aprendizagem? Temos como objetivo analisar o ambiente virtual de aprendizagem utilizado pela instituição lócus da pesquisa, bem como descrever e avaliar a efetividade do ambiente no desenvolvimento da aprendizagem do estudante surdo. Esta pesquisa possui uma abordagem qualitativa realizada por meio de revisão bibliográfica e de pesquisa empírica com base na análise de entrevistas semiestruturadas realizadas com estudantes surdos, os intérpretes de libras, a coordenação do Núcleo de acessibilidade da universidade lócus da pesquisa, como também a análise do ambiente virtual de aprendizagem utilizado pela universidade. No intuito de pesquisarmos a questão da acessibilidade e da usabilidade de ambientes virtuais de aprendizagem no que diz respeito ao desenvolvimento da aprendizagem de estudantes surdos, elaboramos quatro capítulos. Os conteúdos presentes nos capítulos dizem respeito à trajetória da educação à distância no Brasil e no mundo, os conceitos de acessibilidade e de usabilidade, bem como o perfil de acesso de estudantes surdos à educação, aspectos relacionados à educação de surdos, a identidade surda, aspectos da aprendizagem e a cognição visual como possibilidade de aprendizagem. Além disso, discutimos os ambientes virtuais de aprendizagem e como a acessibilidade e a usabilidade se constituem concretamente nesses ambientes, principalmente em relação à aprendizagem de estudantes surdos, enfatizando a linguagem visual como possibilidade para o desenvolvimento da aprendizagem de estudantes surdos e o percurso metodológico delineando os sujeitos da pesquisa, caracterizando o lócus da pesquisa e analisando os dados coletados nas entrevistas. Como considerações finais, são propostos delineamentos relativos às ações de acessibilidade e de usabilidade dos ambientes virtuais de aprendizagem; a utilização destes ambientes por estudantes surdos bem como no processo, desenvolvimento e efetivação da aprendizagem de tais estudantes no âmbito da educação a distância; a compreensão do papel da cognição visual na construção do conhecimento do sujeito surdo e a ações relacionadas ao protagonismo do sujeito surdo nas instituições de ensino considerando as necessidades deste grupo, advindas do próprio sujeito.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-03-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-16052019-143236/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-16052019-143236/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090768589029376