Apae Santa Maria/RS: uma análise sobre os processos de inclusão de jovens e adultos com deficiência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Manancial - Repositório Digital da UFSM |
dARK ID: | ark:/26339/0013000013fgk |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/17843 |
Resumo: | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Educação Especial - Licenciatura Plena, RS, 2017. |
id |
UFSM_a1e347f091ef96d36537b76e7b784e49 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsm.br:1/17843 |
network_acronym_str |
UFSM |
network_name_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository_id_str |
|
spelling |
Apae Santa Maria/RS: uma análise sobre os processos de inclusão de jovens e adultos com deficiênciaSanta Maria/RS Apae: a analyze about the teachers of yang people inclusions and adults with special needsEducação especialAPAE-SMInclusão socialPráticas inclusivasEspecial educationSocial inclusionInclusive practicesCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Educação Especial - Licenciatura Plena, RS, 2017.The study shows the reflexion about the practices doing in the environment o fone Specialised Institution, considering the contexto f inclusive Education. It comes from my own experience at the APAE-SM, as a intern in the Special Education Course (daytime) at the Federal University of Santa Maria. The metodology used was based in the qualifying approach, choosing as an instrument of data base the semi structured interviewwith teachers and students of the institution. At the end of this date base analyse it was possible to notice that the practice that is been developing in the institution can adjust to the principles of educational policies, providing experience and proposal with the goal of articulating the inclusion process, defending the approach that na Especial Education space can be strategies of work in na inclusive society.O estudo apresenta uma reflexão sobre as práticas exercidas no ambiente de uma Instituição Especializada, considerando o contexto da Educação Inclusiva. Surge de experiências ocorridas na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE-SM), na condição de estagiária do Curso de Educação Especial (Diurno) da Universidade Federal de Santa Maria. A metodologia utilizada foi embasada na abordagem de pesquisa qualitativa, elegendo como instrumento de coleta de dados a entrevista semi estruturada, aplicada aos professores e alunos da instituição. Ao término das análises dos dados coletados foi possível perceber que as práticas desenvolvidas na instituição podem se ajustar aos princípios das políticas educacionais, proporcionando experiências e propostas com o objetivo de articular os processos de inclusão, defendendo a abordagem de que em um espaço de Educação Especial possam existir estratégias de se trabalhar a partir dos princípios de uma sociedade inclusiva.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMCentro de EducaçãoMenezes, Eliana da Costa Pereira dePedrozo, Gabriela Orengo2019-08-08T19:47:27Z2019-08-08T19:47:27Z2017-12-112017Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/17843ark:/26339/0013000013fgkporhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2022-06-28T15:51:07Zoai:repositorio.ufsm.br:1/17843Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2022-06-28T15:51:07Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Apae Santa Maria/RS: uma análise sobre os processos de inclusão de jovens e adultos com deficiência Santa Maria/RS Apae: a analyze about the teachers of yang people inclusions and adults with special needs |
title |
Apae Santa Maria/RS: uma análise sobre os processos de inclusão de jovens e adultos com deficiência |
spellingShingle |
Apae Santa Maria/RS: uma análise sobre os processos de inclusão de jovens e adultos com deficiência Pedrozo, Gabriela Orengo Educação especial APAE-SM Inclusão social Práticas inclusivas Especial education Social inclusion Inclusive practices CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Apae Santa Maria/RS: uma análise sobre os processos de inclusão de jovens e adultos com deficiência |
title_full |
Apae Santa Maria/RS: uma análise sobre os processos de inclusão de jovens e adultos com deficiência |
title_fullStr |
Apae Santa Maria/RS: uma análise sobre os processos de inclusão de jovens e adultos com deficiência |
title_full_unstemmed |
Apae Santa Maria/RS: uma análise sobre os processos de inclusão de jovens e adultos com deficiência |
title_sort |
Apae Santa Maria/RS: uma análise sobre os processos de inclusão de jovens e adultos com deficiência |
author |
Pedrozo, Gabriela Orengo |
author_facet |
Pedrozo, Gabriela Orengo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Menezes, Eliana da Costa Pereira de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pedrozo, Gabriela Orengo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação especial APAE-SM Inclusão social Práticas inclusivas Especial education Social inclusion Inclusive practices CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
Educação especial APAE-SM Inclusão social Práticas inclusivas Especial education Social inclusion Inclusive practices CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Educação Especial - Licenciatura Plena, RS, 2017. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-11 2017 2019-08-08T19:47:27Z 2019-08-08T19:47:27Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/17843 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/26339/0013000013fgk |
url |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/17843 |
identifier_str_mv |
ark:/26339/0013000013fgk |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Brasil UFSM Centro de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Brasil UFSM Centro de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
collection |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository.name.fl_str_mv |
Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com |
_version_ |
1815172442101907456 |