A concepção de avaliação e o projeto político pedagógico: estudo de uma escola municipal de Barra Funda/RS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Manancial - Repositório Digital da UFSM |
dARK ID: | ark:/26339/0013000004dfd |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/3090 |
Resumo: | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2014 |
id |
UFSM_a58973e36a9bbc278f239969607c52c3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsm.br:1/3090 |
network_acronym_str |
UFSM |
network_name_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository_id_str |
|
spelling |
A concepção de avaliação e o projeto político pedagógico: estudo de uma escola municipal de Barra Funda/RSThe development of evaluation and the political pedagogical project: study of a municipal school in Barra Funda/RSAvaliaçãoGestão escolarPPP (Projeto político-pedagógico)CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2014Faced with the changes that occur in the educational scene related to the assessment of learning, to the pedagogical and political project and to the school management, it’s realized that these issues need to be problematical constantly by the fact they are extremely important in the formation of the student’s knowledge and a fairer and equality society. In this sense, this research sought to know which conception of the assessment in the Political Pedagogical Project (PPP) of an elementary school in the municipal schools in the countryside of Rio Grande do Sul and what the implication of this conception of assessment for the teacher’s teaching practice and of the school management. To achieve this goal, the specific objectives were defined: a) Knowing the history of school assessment and the ways of assessment; b) Understanding thole of the Political Pedagogical Project in the teacher’s practice assessment; c) Analyzing the implications of the conception of the political pedagogical project of a school, in the teacher’s pedagogical practice and in school management. Faced with this, the methodological instructions from research are characterized by qualitative approach, performed by searching like case study, production of data through questionnaire and analyzed using the technique of content analysis. From this trajectory, the research showed that the conception of assessment expressed in school PPP is the mediator and humanized type, in order to qualify the process of teaching and learning. The school PPP was / is collectively constructed based on democratic principles and the school management is present, working with teachers on appropriate topics to the assessment of learning.Frente às mudanças que ocorrem no cenário educacional relacionadas à avaliação da aprendizagem, ao projeto político pedagógico e à gestão escolar, percebe-se que estes temas precisam serem problematizados constantemente, pelo fato de se revelarem de extrema importância na construção do conhecimento do educando e de uma sociedade mais justa e igualitária. Neste sentido, esta pesquisa buscou conhecer qual a concepção de avaliação presente no Projeto Político Pedagógico (PPP) de uma escola de ensino fundamental da rede municipal de ensino do interior do Rio Grande do Sul e qual a implicação dessa concepção de avaliação para a prática pedagógica do professor e da gestão escolar. Para atingir esse objetivo, foram delimitados os objetivos específicos: a) Conhecer a história da avaliação escolar e as formas de avaliação existentes; b) compreender o papel do Projeto Político Pedagógico na prática de avaliação do professor; c) Analisar as implicações da concepção de avaliação presente no projeto político pedagógico de uma escola na prática pedagógica do professor e na gestão escolar. Frente a isso, os encaminhamentos metodológicos da pesquisa caracterizam-se pela abordagem qualitativa, realizada através de pesquisa do tipo estudo de caso, produção de dados através de questionário e análise destes a partir da técnica de análise de conteúdo. A partir dessa trajetória a pesquisa evidenciou que a concepção de avalição expressa no PPP da escola é do tipo mediadora e humanizada, com vistas a qualificar o processo de ensino e aprendizagem. O PPP da escola foi/é construído coletivamente com base em princípios democráticos e a gestão escolar se faz presente, atuando junto aos professores sobre temas pertinentes à avaliação da aprendizagem.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMCentro de EducaçãoDrabach, Neila PedrottiZanchin, Jaclei2017-07-12T13:09:36Z2017-07-12T13:09:36Z2014-11-292014Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/3090ark:/26339/0013000004dfdporAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2017-07-12T13:09:36Zoai:repositorio.ufsm.br:1/3090Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2017-07-12T13:09:36Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A concepção de avaliação e o projeto político pedagógico: estudo de uma escola municipal de Barra Funda/RS The development of evaluation and the political pedagogical project: study of a municipal school in Barra Funda/RS |
title |
A concepção de avaliação e o projeto político pedagógico: estudo de uma escola municipal de Barra Funda/RS |
spellingShingle |
A concepção de avaliação e o projeto político pedagógico: estudo de uma escola municipal de Barra Funda/RS Zanchin, Jaclei Avaliação Gestão escolar PPP (Projeto político-pedagógico) CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
A concepção de avaliação e o projeto político pedagógico: estudo de uma escola municipal de Barra Funda/RS |
title_full |
A concepção de avaliação e o projeto político pedagógico: estudo de uma escola municipal de Barra Funda/RS |
title_fullStr |
A concepção de avaliação e o projeto político pedagógico: estudo de uma escola municipal de Barra Funda/RS |
title_full_unstemmed |
A concepção de avaliação e o projeto político pedagógico: estudo de uma escola municipal de Barra Funda/RS |
title_sort |
A concepção de avaliação e o projeto político pedagógico: estudo de uma escola municipal de Barra Funda/RS |
author |
Zanchin, Jaclei |
author_facet |
Zanchin, Jaclei |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Drabach, Neila Pedrotti |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zanchin, Jaclei |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação Gestão escolar PPP (Projeto político-pedagógico) CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
Avaliação Gestão escolar PPP (Projeto político-pedagógico) CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2014 |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-11-29 2014 2017-07-12T13:09:36Z 2017-07-12T13:09:36Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/3090 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/26339/0013000004dfd |
url |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/3090 |
identifier_str_mv |
ark:/26339/0013000004dfd |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Brasil UFSM Centro de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Brasil UFSM Centro de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
collection |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository.name.fl_str_mv |
Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com |
_version_ |
1822612378480541696 |