Compreensões acerca do projeto político-pedagógico: contribuições para a gestão em uma escola municipal de Barra Funda (RS)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bosa, Márcia Castoldi
Data de Publicação: 2013
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/001300000mwgz
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/195
Resumo: Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2013.
id UFSM_638dbfb039b2747e3094cf0e94e5ddb4
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/195
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling Compreensões acerca do projeto político-pedagógico: contribuições para a gestão em uma escola municipal de Barra Funda (RS)Understandings about political pedagogical project: contributions to the managemente in a Barra Funda’s (RS) municipal schoolPPP (Projeto político-pedagógico)Gestão escolarParticipaçãoMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2013.This study examined the understanding of political pedagogical project by different segments of the school community and how this contributes to the management in a Barra Funda’s (RS) Municipal School. Were research collaborators: school principal, educational coordinator, school secretary, employees, teacher of final years and of the early years of the elementary school, parents and students. Through qualitative approach case study, the information obtained via questionnaire were codified by simple categorization, approaching the content analysis. Understanding the efforts for a democratic management, we have the PPP as emancipatory element that provides such management. Not all employees reveal understanding of the PPP and the management school. The results showed divergence in understanding these. This divergence occurs in some respects as the segment, but mostly denoting that effective participation in the school routine is essential for understanding the role of the institution itself. We emphasize the importance of participation by all segments of the school community also in construction of the PPP, which provides effective management in a democratic perspective. Despite not having the participation of all, understanding that this is necessary is revealed as an important issue in the process. Therefore, it can be concluded that the PPP undoubtedly contributes to management. However, if management desired characterized as democratic, the construction of PPP requires community participation in development in view of to understanding and commitment to its concretion.Este estudo analisou o entendimento acerca de Projeto Político-Pedagógico pelos diferentes segmentos da comunidade escolar e como este contribui para a gestão em uma Escola Municipal de Barra Funda (RS). Foram colaboradores da pesquisa: diretora, coordenadora pedagógica, secretária da escola, funcionário, professores dos anos finais e dos anos iniciais, pais e alunos. Através da abordagem qualitativa do tipo estudo de caso, as informações obtidas via questionário foram sistematizadas por categorização simples, aproximando-se da análise de conteúdo. Compreendendo os esforços por uma gestão democrática, tem-se o PPP como elemento emancipatório que propicia tal gestão. Nem todos os colaboradores revelam entendimento acerca do PPP e da gestão de escola. Os resultados demonstraram divergência na compreensão acerca destes. Esta divergência se dá, em alguns aspectos conforme o segmento, mas principalmente denotando que a participação efetiva no cotidiano da escola é essencial para a compreensão do papel da instituição em si. Ressalta-se a importância da participação de todos os segmentos da comunidade escolar também na construção do PPP, o que proporciona a efetivação da gestão numa perspectiva democrática. Apesar de ainda não haver a participação de todos, o entendimento de que esta é necessária se revela como ponto importante no processo. Portanto, pode-se concluir que o PPP, sem dúvida, contribui para a gestão. No entanto, se a gestão almejada caracterizase como democrática, a construção do PPP requer a participação da comunidade na elaboração tendo em vista a compreensão e comprometimento para sua efetivação.Universidade Federal de Santa MariaCentro de EducaçãoZimmermann, Ana Paula da Rosa CristinoBosa, Márcia Castoldi2014-04-282014-04-28T14:52:34Z2014-04-28T14:52:34Z2013-11-302013Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/195ark:/26339/001300000mwgzporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2017-06-13T22:51:20Zoai:repositorio.ufsm.br:1/195Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2017-06-13T22:51:20Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Compreensões acerca do projeto político-pedagógico: contribuições para a gestão em uma escola municipal de Barra Funda (RS)
Understandings about political pedagogical project: contributions to the managemente in a Barra Funda’s (RS) municipal school
title Compreensões acerca do projeto político-pedagógico: contribuições para a gestão em uma escola municipal de Barra Funda (RS)
spellingShingle Compreensões acerca do projeto político-pedagógico: contribuições para a gestão em uma escola municipal de Barra Funda (RS)
Bosa, Márcia Castoldi
PPP (Projeto político-pedagógico)
Gestão escolar
Participação
title_short Compreensões acerca do projeto político-pedagógico: contribuições para a gestão em uma escola municipal de Barra Funda (RS)
title_full Compreensões acerca do projeto político-pedagógico: contribuições para a gestão em uma escola municipal de Barra Funda (RS)
title_fullStr Compreensões acerca do projeto político-pedagógico: contribuições para a gestão em uma escola municipal de Barra Funda (RS)
title_full_unstemmed Compreensões acerca do projeto político-pedagógico: contribuições para a gestão em uma escola municipal de Barra Funda (RS)
title_sort Compreensões acerca do projeto político-pedagógico: contribuições para a gestão em uma escola municipal de Barra Funda (RS)
author Bosa, Márcia Castoldi
author_facet Bosa, Márcia Castoldi
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Zimmermann, Ana Paula da Rosa Cristino
dc.contributor.author.fl_str_mv Bosa, Márcia Castoldi
dc.subject.por.fl_str_mv PPP (Projeto político-pedagógico)
Gestão escolar
Participação
topic PPP (Projeto político-pedagógico)
Gestão escolar
Participação
description Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2013.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-11-30
2013
2014-04-28
2014-04-28T14:52:34Z
2014-04-28T14:52:34Z
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/195
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/001300000mwgz
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/195
identifier_str_mv ark:/26339/001300000mwgz
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172364425494528