O aluno com altas habilidades/superdotação e sua inclusão na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Merlo, Sandra
Data de Publicação: 2008
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/00130000020dn
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2775
Resumo: Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Altas Habilidades/Superdotação, RS, 2008.
id UFSM_ac2510e142e997433f2ab83008b07919
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/2775
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling O aluno com altas habilidades/superdotação e sua inclusão na escolaThe pupil with high abilities/superendowment and his inclusion at schoolAltas habilidades/superdotaçãoEducação especialInclusãoFormação do professorArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Altas Habilidades/Superdotação, RS, 2008.The current article aims to approach the question of the pupils with High abilities/Superendowment and their inclusion at school of the regular net of education, as well as aspects which involve the initial and continued formation of teachers who work with these pupils. For that, it was carried out a bibliographical research upon the focused theme. The pupils who have High abilities/Superendowment are those who have a high performance with reference to their classmates, high creativity and involvement in the accomplishment of the works. Moreover, they have an exceptional curiosity about the most varied aspects what bring difficulties to their adaptation at school since it presents an automatic resistance to the education innovations, as the inclusion and what is different, like the pupils with High abilities/Superendowment. It fits, therefore, to the teacher to make it possible the integration of these pupils to the school context and one of the ways to make it is to have knowledge about the High abilities as well as initial and continued (in)formation. Through it, it is possible the solution of the problems that these pupils find in classroom, what results in the development of their potentialities, as well as a successful permanence of this pupil in the Regular Net of Education. When finishing this study, it is stand out that to fight for an inclusive school that searches for a curriculum reformulation of schools, as well as the courses of formation of teachers, in order to answer to the specific necessities of each pupil with High abilities/Superendowment, be one of the principal challenges to be concretized.O presente artigo tem por objetivo abordar a questão dos alunos com Altas habilidades/Superdotação e sua inclusão na escola da rede regular de ensino, bem como aspectos que envolvem a formação inicial e continuada de professores que trabalham com esses alunos. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre o tema focado. Os alunos que possuem Altas Habilidades são aqueles que possuem um desempenho maior em relação a seus colegas, elevada criatividade e envolvimento na realização das tarefas. Além disso, possuem uma curiosidade excepcional sobre assuntos dos mais variados, o que dificulta sua adaptação na escola, já que esta apresenta uma resistência automática às inovações educacionais, como a inclusão e ao que é diferente, como os alunos com Altas Habilidades/Superdotação. Cabe, portanto ao professor possibilitar a integração desses alunos ao contexto escolar e, uma das maneiras de realizá-la, é ter conhecimento sobre as Altas habilidades, bem como (in)formação inicial e continuada. Através disso, é possível a solução dos problemas que esses alunos encontram em sala de aula, resultando no desenvolvimento de suas potencialidades, bem como a permanência bem sucedida desse aluno na Rede Regular de Ensino. Ao finalizar esse estudo, pontua-se que lutar por uma escola inclusiva que busque uma reformulação curricular das escolas, bem como dos cursos de formação de professores, a fim de responder às necessidades específicas de cada aluno com Altas Habilidades/Superdotação, seja hoje um dos principais desafios a serem concretizados.Universidade Federal de Santa MariaCentro de EducaçãoPerez, Susana Graciela Perez BarreraMerlo, Sandra2017-04-20T12:42:26Z2017-04-20T12:42:26Z2008-10-252008Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2775ark:/26339/00130000020dnporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2017-06-13T23:01:56Zoai:repositorio.ufsm.br:1/2775Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2017-06-13T23:01:56Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv O aluno com altas habilidades/superdotação e sua inclusão na escola
The pupil with high abilities/superendowment and his inclusion at school
title O aluno com altas habilidades/superdotação e sua inclusão na escola
spellingShingle O aluno com altas habilidades/superdotação e sua inclusão na escola
Merlo, Sandra
Altas habilidades/superdotação
Educação especial
Inclusão
Formação do professor
title_short O aluno com altas habilidades/superdotação e sua inclusão na escola
title_full O aluno com altas habilidades/superdotação e sua inclusão na escola
title_fullStr O aluno com altas habilidades/superdotação e sua inclusão na escola
title_full_unstemmed O aluno com altas habilidades/superdotação e sua inclusão na escola
title_sort O aluno com altas habilidades/superdotação e sua inclusão na escola
author Merlo, Sandra
author_facet Merlo, Sandra
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Perez, Susana Graciela Perez Barrera
dc.contributor.author.fl_str_mv Merlo, Sandra
dc.subject.por.fl_str_mv Altas habilidades/superdotação
Educação especial
Inclusão
Formação do professor
topic Altas habilidades/superdotação
Educação especial
Inclusão
Formação do professor
description Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Altas Habilidades/Superdotação, RS, 2008.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-10-25
2008
2017-04-20T12:42:26Z
2017-04-20T12:42:26Z
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2775
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/00130000020dn
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2775
identifier_str_mv ark:/26339/00130000020dn
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1822612356805427200