Concepção sobre as características dos alunos com altas habilidades/superdotação segundo profissionais do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação da cidade de Londrina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Mayra Campos Frâncica dos
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Lyra, Juliana Chueire
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/42422
Resumo: A presença de alunos talentosos e com potencial acima da média está passando despercebida na escola, representando um desperdício o fato de não serem identificados e encaminhados para salas de recursos e atendimentos afins, garantidos pela legislação vigente, no Brasil e no Paraná, sendo este fato determinante para justificar a criação dos NAAH/S, no ano de 2005. Diante disto, esta pesquisa buscou verificar, através de entrevistas semiestruturadas, a concepção sobre as características dos alunos com altas habilidades/superdotação segundo profissionais do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação da cidade de Londrina (PR). Por fim, o estudo concluiu que os participantes possuem uma visão multidimensional de superdotação, além de verificarem as facilidades e dificuldade de seus alunos e se preocuparem em indicar os atendimentos de apoio, quando necessário.
id VERACRUZ-0_6c0474096edfd7acb51fce21194ea86b
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/42422
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Concepção sobre as características dos alunos com altas habilidades/superdotação segundo profissionais do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação da cidade de LondrinaAltas Habilidades/Superdotação. Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação. Educação.A presença de alunos talentosos e com potencial acima da média está passando despercebida na escola, representando um desperdício o fato de não serem identificados e encaminhados para salas de recursos e atendimentos afins, garantidos pela legislação vigente, no Brasil e no Paraná, sendo este fato determinante para justificar a criação dos NAAH/S, no ano de 2005. Diante disto, esta pesquisa buscou verificar, através de entrevistas semiestruturadas, a concepção sobre as características dos alunos com altas habilidades/superdotação segundo profissionais do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação da cidade de Londrina (PR). Por fim, o estudo concluiu que os participantes possuem uma visão multidimensional de superdotação, além de verificarem as facilidades e dificuldade de seus alunos e se preocuparem em indicar os atendimentos de apoio, quando necessário. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-01-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4242210.34117/bjdv8n1-117Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 1 (2022); 1831-1839Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 1 (2022); 1831-1839Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 1 (2022); 1831-18392525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/42422/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Mayra Campos Frâncica dosLyra, Juliana Chueire2022-04-28T19:11:55Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/42422Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:20:55.682815Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Concepção sobre as características dos alunos com altas habilidades/superdotação segundo profissionais do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação da cidade de Londrina
title Concepção sobre as características dos alunos com altas habilidades/superdotação segundo profissionais do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação da cidade de Londrina
spellingShingle Concepção sobre as características dos alunos com altas habilidades/superdotação segundo profissionais do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação da cidade de Londrina
Santos, Mayra Campos Frâncica dos
Altas Habilidades/Superdotação. Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação. Educação.
title_short Concepção sobre as características dos alunos com altas habilidades/superdotação segundo profissionais do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação da cidade de Londrina
title_full Concepção sobre as características dos alunos com altas habilidades/superdotação segundo profissionais do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação da cidade de Londrina
title_fullStr Concepção sobre as características dos alunos com altas habilidades/superdotação segundo profissionais do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação da cidade de Londrina
title_full_unstemmed Concepção sobre as características dos alunos com altas habilidades/superdotação segundo profissionais do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação da cidade de Londrina
title_sort Concepção sobre as características dos alunos com altas habilidades/superdotação segundo profissionais do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação da cidade de Londrina
author Santos, Mayra Campos Frâncica dos
author_facet Santos, Mayra Campos Frâncica dos
Lyra, Juliana Chueire
author_role author
author2 Lyra, Juliana Chueire
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Mayra Campos Frâncica dos
Lyra, Juliana Chueire
dc.subject.por.fl_str_mv Altas Habilidades/Superdotação. Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação. Educação.
topic Altas Habilidades/Superdotação. Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação. Educação.
description A presença de alunos talentosos e com potencial acima da média está passando despercebida na escola, representando um desperdício o fato de não serem identificados e encaminhados para salas de recursos e atendimentos afins, garantidos pela legislação vigente, no Brasil e no Paraná, sendo este fato determinante para justificar a criação dos NAAH/S, no ano de 2005. Diante disto, esta pesquisa buscou verificar, através de entrevistas semiestruturadas, a concepção sobre as características dos alunos com altas habilidades/superdotação segundo profissionais do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação da cidade de Londrina (PR). Por fim, o estudo concluiu que os participantes possuem uma visão multidimensional de superdotação, além de verificarem as facilidades e dificuldade de seus alunos e se preocuparem em indicar os atendimentos de apoio, quando necessário.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/42422
10.34117/bjdv8n1-117
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/42422
identifier_str_mv 10.34117/bjdv8n1-117
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/42422/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 1 (2022); 1831-1839
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 1 (2022); 1831-1839
Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 1 (2022); 1831-1839
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645577213181952