Concepção sobre as características dos alunos com altas habilidades/superdotação segundo profissionais do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação da cidade de Londrina
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/42422 |
Resumo: | A presença de alunos talentosos e com potencial acima da média está passando despercebida na escola, representando um desperdício o fato de não serem identificados e encaminhados para salas de recursos e atendimentos afins, garantidos pela legislação vigente, no Brasil e no Paraná, sendo este fato determinante para justificar a criação dos NAAH/S, no ano de 2005. Diante disto, esta pesquisa buscou verificar, através de entrevistas semiestruturadas, a concepção sobre as características dos alunos com altas habilidades/superdotação segundo profissionais do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação da cidade de Londrina (PR). Por fim, o estudo concluiu que os participantes possuem uma visão multidimensional de superdotação, além de verificarem as facilidades e dificuldade de seus alunos e se preocuparem em indicar os atendimentos de apoio, quando necessário. |
id |
VERACRUZ-0_6c0474096edfd7acb51fce21194ea86b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/42422 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Concepção sobre as características dos alunos com altas habilidades/superdotação segundo profissionais do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação da cidade de LondrinaAltas Habilidades/Superdotação. Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação. Educação.A presença de alunos talentosos e com potencial acima da média está passando despercebida na escola, representando um desperdício o fato de não serem identificados e encaminhados para salas de recursos e atendimentos afins, garantidos pela legislação vigente, no Brasil e no Paraná, sendo este fato determinante para justificar a criação dos NAAH/S, no ano de 2005. Diante disto, esta pesquisa buscou verificar, através de entrevistas semiestruturadas, a concepção sobre as características dos alunos com altas habilidades/superdotação segundo profissionais do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação da cidade de Londrina (PR). Por fim, o estudo concluiu que os participantes possuem uma visão multidimensional de superdotação, além de verificarem as facilidades e dificuldade de seus alunos e se preocuparem em indicar os atendimentos de apoio, quando necessário. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-01-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4242210.34117/bjdv8n1-117Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 1 (2022); 1831-1839Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 1 (2022); 1831-1839Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 1 (2022); 1831-18392525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/42422/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Mayra Campos Frâncica dosLyra, Juliana Chueire2022-04-28T19:11:55Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/42422Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:20:55.682815Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Concepção sobre as características dos alunos com altas habilidades/superdotação segundo profissionais do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação da cidade de Londrina |
title |
Concepção sobre as características dos alunos com altas habilidades/superdotação segundo profissionais do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação da cidade de Londrina |
spellingShingle |
Concepção sobre as características dos alunos com altas habilidades/superdotação segundo profissionais do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação da cidade de Londrina Santos, Mayra Campos Frâncica dos Altas Habilidades/Superdotação. Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação. Educação. |
title_short |
Concepção sobre as características dos alunos com altas habilidades/superdotação segundo profissionais do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação da cidade de Londrina |
title_full |
Concepção sobre as características dos alunos com altas habilidades/superdotação segundo profissionais do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação da cidade de Londrina |
title_fullStr |
Concepção sobre as características dos alunos com altas habilidades/superdotação segundo profissionais do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação da cidade de Londrina |
title_full_unstemmed |
Concepção sobre as características dos alunos com altas habilidades/superdotação segundo profissionais do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação da cidade de Londrina |
title_sort |
Concepção sobre as características dos alunos com altas habilidades/superdotação segundo profissionais do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação da cidade de Londrina |
author |
Santos, Mayra Campos Frâncica dos |
author_facet |
Santos, Mayra Campos Frâncica dos Lyra, Juliana Chueire |
author_role |
author |
author2 |
Lyra, Juliana Chueire |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Mayra Campos Frâncica dos Lyra, Juliana Chueire |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Altas Habilidades/Superdotação. Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação. Educação. |
topic |
Altas Habilidades/Superdotação. Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação. Educação. |
description |
A presença de alunos talentosos e com potencial acima da média está passando despercebida na escola, representando um desperdício o fato de não serem identificados e encaminhados para salas de recursos e atendimentos afins, garantidos pela legislação vigente, no Brasil e no Paraná, sendo este fato determinante para justificar a criação dos NAAH/S, no ano de 2005. Diante disto, esta pesquisa buscou verificar, através de entrevistas semiestruturadas, a concepção sobre as características dos alunos com altas habilidades/superdotação segundo profissionais do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação da cidade de Londrina (PR). Por fim, o estudo concluiu que os participantes possuem uma visão multidimensional de superdotação, além de verificarem as facilidades e dificuldade de seus alunos e se preocuparem em indicar os atendimentos de apoio, quando necessário. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-01-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/42422 10.34117/bjdv8n1-117 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/42422 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv8n1-117 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/42422/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 1 (2022); 1831-1839 Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 1 (2022); 1831-1839 Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 1 (2022); 1831-1839 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645577213181952 |