Educação patrimonial como componente curricular nos anos iniciais das escolas municipais de Restinga Sêca, RS - Quarta Colônia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Raquel Gonçalves
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/26107
Resumo: Na dissertação a autora constou com o sobrenome "Ramos Cassol", tendo em vista que na data da defesa era esse seu sobrenome, o qual foi modificado para "Gonçalves Ramos" após a defesa.
id UFSM_ad85baba00db8d2a0b2304b7f5661a0d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/26107
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling Educação patrimonial como componente curricular nos anos iniciais das escolas municipais de Restinga Sêca, RS - Quarta ColôniaHeritage education as a curriculum component in the early years of municipal schools in Restinga Sêca, RS - Quarta ColôniaEducação patrimonialComponente curricularEnsino fundamental – anos iniciaisGeoparque Quarta ColôniaRestinga SêcaHeritage educationCurricular componentElementary school - early yearsFourth Colony GeoparkCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIANa dissertação a autora constou com o sobrenome "Ramos Cassol", tendo em vista que na data da defesa era esse seu sobrenome, o qual foi modificado para "Gonçalves Ramos" após a defesa.Heritage Education in the educational process of the Lower Elementary School is a driving tool for preservationist practices of the Cultural Heritage, being contemplated in the Documento Orientador do Território de Restinga Sêca/RS (DOTRS/2019), as a Contemporary Theme. Based on the analysis of this document, our research proposes that this theme should be included as a Curricular Component of the Knowledge Area of Human Sciences, in the stage of Elementary School in the Early Years. Offering Heritage Education as a curricular component in the early years in the schools of the municipality of Restinga Sêca aims to promote visibility, recognition and appreciation of cultural assets since early childhood, as well as to provide different ways for the student to relate to the cultural world at a local and regional level. Restinga Sêca is located in the center of the state of Rio Grande do Sul, and it is part of the Fourth Colony of Italian Immigration, which is formed by nine municipalities: Agudo, Dona Francisca, Faxinal do Soturno, Ivorá, Nova Palma, Pinhal Grande, Restinga Seca, São João do Polêsine and Silveira Martins, which integrate the Consórcio Regional de Desenvolvimento Sustentável (CONDESUS), whose mission is to conserve and preserve the Cultural Heritage of the region. This Consortium, in agreement with Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), is the basis of the Fourth Colony Geopark Project, which motivates all forms of growth, preservation, contribution to sustainable development of the region, with emphasis on preservation and dissemination of the material and immaterial heritage. Thus, the school, as an articulator of educational actions, should be one of the institutions promoting heritage education by providing students in the early years with historical and cultural knowledge so that they, as junior agents, become multipliers of preservation actions and appreciation of cultural assets, giving meaning to what was built from generation to generation. The product of this dissertation inserts Heritage Education as a curricular component in the curriculum of the Elementary School - Beginning Years, in order to guarantee that the teacher can work with this theme in class and provide the students from the 1st to the 5th grade of the Restinga Sêca municipal school system, through a specific curricular component of work, experiences and direct contact with the cultural manifestations of which they are part.A Educação Patrimonial no processo educacional dos Anos iniciais do Ensino Fundamental é uma ferramenta propulsora de práticas preservacionistas do Patrimônio Cultural, sendo contemplado no Documento Orientador do Território de Restinga Sêca/RS (DOTRS/2019), como um Tema Contemporâneo. A partir da análise deste documento, nossa pesquisa propõe que este tema seja abarcado como um Componente Curricular da Área do Conhecimento das Ciências Humanas, na etapa do Ensino Fundamental aos Anos iniciais. Ofertar a Educação Patrimonial como um componente curricular nos anos iniciais nas escolas do município de Restinga Sêca visa promover visibilidade, reconhecimento e valorização dos bens culturais desde a tenra infância, bem como propiciar diferentes formas do estudante se relacionar com o mundo cultural, em nível local e regional. Restinga Sêca situa-se no centro do Estado do Rio Grande do Sul, faz parte da Quarta Colônia de Imigração Italiana, a qual é formada por nove municípios: Agudo, Dona Francisca, Faxinal do Soturno, Ivorá, Nova Palma, Pinhal Grande, Restinga Seca, São João do Polêsine e Silveira Martins, que integram o Consórcio Regional de Desenvolvimento Sustentável (CONDESUS), cuja missão é conservar e preservar o Patrimônio Cultural da região. Este Consórcio, em convênio com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), é base do Projeto Geoparque Quarta Colônia, que motiva todas as formas de crescimento, de preservação, de contribuição para o desenvolvimento sustentável da região, com ênfase na preservação e propagação do patrimônio material e imaterial. Dessa forma, a escola, como articuladora de ações educativas, deve ser uma das instituições promotoras da educação patrimonial instrumentalizando os estudantes dos anos iniciais com conhecimento histórico-cultural para que estes, como agentes mirins, tornem-se multiplicadores de ações de preservação e valorização dos bens culturais, dando significado aquilo que foi construído de geração em geração. O produto dessa dissertação insere no currículo do Ensino Fundamental Anos iniciais a Educação Patrimonial como componente curricular, a fim de garantir ao professor trabalhar com este tema em aula e proporcionar aos estudantes do 1º ao 5º ano da rede municipal de ensino de Restinga Sêca, por meio de um componente curricular específico de trabalho, experiências e contato direto com as manifestações culturais das quais eles fazem parte.Universidade Federal de Santa MariaBrasilHistóriaUFSMPrograma de Pós-Graduação em Patrimônio CulturalCentro de Ciências Sociais e HumanasBorin, Marta Rosahttp://lattes.cnpq.br/5887358764231724Padoin, Maria MedianeiraLima, BrunaRamos, Raquel Gonçalves2022-09-08T16:41:58Z2022-09-08T16:41:58Z2022-02-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/26107porAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2022-09-08T16:49:53Zoai:repositorio.ufsm.br:1/26107Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2022-09-08T16:49:53Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação patrimonial como componente curricular nos anos iniciais das escolas municipais de Restinga Sêca, RS - Quarta Colônia
Heritage education as a curriculum component in the early years of municipal schools in Restinga Sêca, RS - Quarta Colônia
title Educação patrimonial como componente curricular nos anos iniciais das escolas municipais de Restinga Sêca, RS - Quarta Colônia
spellingShingle Educação patrimonial como componente curricular nos anos iniciais das escolas municipais de Restinga Sêca, RS - Quarta Colônia
Ramos, Raquel Gonçalves
Educação patrimonial
Componente curricular
Ensino fundamental – anos iniciais
Geoparque Quarta Colônia
Restinga Sêca
Heritage education
Curricular component
Elementary school - early years
Fourth Colony Geopark
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
title_short Educação patrimonial como componente curricular nos anos iniciais das escolas municipais de Restinga Sêca, RS - Quarta Colônia
title_full Educação patrimonial como componente curricular nos anos iniciais das escolas municipais de Restinga Sêca, RS - Quarta Colônia
title_fullStr Educação patrimonial como componente curricular nos anos iniciais das escolas municipais de Restinga Sêca, RS - Quarta Colônia
title_full_unstemmed Educação patrimonial como componente curricular nos anos iniciais das escolas municipais de Restinga Sêca, RS - Quarta Colônia
title_sort Educação patrimonial como componente curricular nos anos iniciais das escolas municipais de Restinga Sêca, RS - Quarta Colônia
author Ramos, Raquel Gonçalves
author_facet Ramos, Raquel Gonçalves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Borin, Marta Rosa
http://lattes.cnpq.br/5887358764231724
Padoin, Maria Medianeira
Lima, Bruna
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Raquel Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv Educação patrimonial
Componente curricular
Ensino fundamental – anos iniciais
Geoparque Quarta Colônia
Restinga Sêca
Heritage education
Curricular component
Elementary school - early years
Fourth Colony Geopark
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
topic Educação patrimonial
Componente curricular
Ensino fundamental – anos iniciais
Geoparque Quarta Colônia
Restinga Sêca
Heritage education
Curricular component
Elementary school - early years
Fourth Colony Geopark
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
description Na dissertação a autora constou com o sobrenome "Ramos Cassol", tendo em vista que na data da defesa era esse seu sobrenome, o qual foi modificado para "Gonçalves Ramos" após a defesa.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-08T16:41:58Z
2022-09-08T16:41:58Z
2022-02-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/26107
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/26107
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
História
UFSM
Programa de Pós-Graduação em Patrimônio Cultural
Centro de Ciências Sociais e Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
História
UFSM
Programa de Pós-Graduação em Patrimônio Cultural
Centro de Ciências Sociais e Humanas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1805922106738737152