Comportamento de variáveis fisiológicas durante a aula de hidroginástica
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Data de Publicação: | 2007 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Manancial - Repositório Digital da UFSM |
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Texto Completo: | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13167 |
Resumo: | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Atividade Física, Desempenho Motor e Saúde, RS, 2007. |
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Comportamento de variáveis fisiológicas durante a aula de hidroginásticaThe behavior of physiological variables during a hydrogymnastics classHidroginásticaConsumo de oxigênioFreqüência cardíacaÍndice de percepção de esforçoLactatoHydrogymnasticsOxygen consumptionHeart rateRating of perceived exertionLactateCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICAArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Atividade Física, Desempenho Motor e Saúde, RS, 2007.The objective of this study was to analyze the behavior of physiological variables and the rating of perceived exertion during the different stages of a hydrogymnastics class. 17 university students between the ages of 20 to 27 were investigated in two distinct stages: a) incremental treadmill test (Mader protocol); and b) evaluation of the body composition and hydrogymnastics class. Based on the results of the ergospirometric test, the subjects were divided in well conditioned and very well conditioned. The obtained results in the initial and final stages of the class show that the activity is enough to promote the heating and the return to a calm state. As for the main stage of the class (aerobic), the results showed that for the conditioned group as well as for the well conditioned, the rating of perceived exertion was 11, and considering the average of the maximum heart rate (74,75% and 77,74%), the concentration of blood lactate (3,26mmol and 3,93mmol) and the caloric output (248,61kcal and 255,4kcal) those remain within their respective values recommended by the literature for aerobic exercises. In relation to the peak of oxygen consumption the same happened only to the conditioned group (53,32%), considering that the well conditioned group presented a percentile of 46,43%. The results indicate that the analyzed activity may be enough to promote the improvement of the aerobic conditioning and suggest that the oxygen consumption may not be indicated to be utilized for the prescription and the monitoring of the intensity due to the presented behavior, considering the analyzed group.Teve-se como objetivo no presente estudo analisar o comportamento de variáveis fisiológicas e o índice de percepção de esforço durante as diferentes fases da aula de hidroginástica. Foram investigadas 17 universitárias de 20 a 27 anos em duas etapas distintas: a) teste de esforço máximo na esteira (Protocolo de Mader); e b) avaliação da composição corporal e aula de hidroginástica. A partir dos resultados do teste ergoespirométrico os sujeitos foram divididos em bem condicionadas e muito bem condicionadas. Os resultados obtidos nas fases inicial e final da aula mostram que a atividade imposta é suficiente para promover os efeitos de aquecimento e volta a calma. Quanto a fase principal (aeróbica) da aula, os resultados mostraram que tanto para o grupo condicionado, quanto para o bem condicionado o índice de percepção de esforço foi 11, quanto a média da freqüência cardíaca máxima (74,75% e 77,74%), da concentração de lactato sanguíneo (3,26mmol e 3,93mmol) e do gasto calórico (248,61kcal e 255,4kcal) estas permaneceram dentro de suas respectivas faixas recomendadas pela literatura para exercícios aeróbicos. Em relação ao pico do consumo de oxigênio o mesmo aconteceu apenas para o grupo condicionado (53,32%), haja vista que o grupo bem condicionado apresentou um percentual de 46,43%. Os resultados indicam que a atividade analisada pode ser suficiente para promover melhora do condicionamento aeróbico e sugerem que o consumo de oxigênio talvez não seja indicado para ser utilizado para a prescrição e o monitoramento da intensidade em função do comportamento apresentado, considerando o grupo analisadoUniversidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMCentro de Educação Física e DesportosMatheus, Silvana CorrêaOlkoski, Mabel Micheline2018-05-11T14:51:07Z2018-05-11T14:51:07Z2007-07-182007Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13167ark:/26339/001300000dqkkporAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2018-05-11T14:51:07Zoai:repositorio.ufsm.br:1/13167Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2018-05-11T14:51:07Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
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