Estágios curriculares supervisionados: o que a gestão escolar tem a ver com isso?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bittencourt, Joséli Pasetto
Data de Publicação: 2013
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/001300000hwms
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/174
Resumo: Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2013.
id UFSM_b45c57fdd8b11c3ffabac343b539eefe
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/174
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling Estágios curriculares supervisionados: o que a gestão escolar tem a ver com isso?Estágio curricular supervisionadoGestão educacionalFormação de professoresMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2013.Taking the Brazilian educational setting into account, the relationship between university and basic education schools is an increasingly important topic. Within such context, teacher education and school management are constantly listed as relevant issues whenever quality assurance in education is concerned. Aiming at better perceiving such relationship, this study purports to understand to what extent the issue of student teaching practice management within the school environment impacts teacher education as seen from a broader perspective. In order to cope with the goals of the study, a qualitative research approach was used, through which it was possible to infer a number of issues based on curriculum documental analysis of both a school (PPP) and a set of teacher education programs at Universidade Federal de Santa Maria (PPCs). Besides that, semi-structured interviews were carried out with student teachers from the programs selected, as well as with school management staff at Instituto Estadual Padre Caetano, who were in charge of managing student teaching at the school. The theoretical approach of the study is grounded authors such as Pimenta (2004), Lück (1998) and Wielewicki (2010). Based on the data collected it was possible to realize some fragilities on the relationship between university and school, especially whenever school management and student teaching are concerned. The interviews with the student teachers also evidenced some gaps in their education, which are then discussed along this monograph.Considerando a realidade educacional brasileira, a relação entre universidade e escola básica é um tema que tem ganhado destaque. Neste contexto, formação de professores e gestão escolar são temas que estão bastante em voga quando se fala em melhorias na qualidade da educação. Buscando melhor perceber tal relação, a presente pesquisa se propôs em compreender em que medida a questão da gestão dos estágios nas escolas impacta na formação docente. Para auxiliar no entendimento de algumas questões referentes à temática, utilizou-se uma pesquisa qualitativa, em que foi possível inferir questões a partir de uma análise bibliográfica de documentos da escola e dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs) de licenciatura da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), além de entrevistas semiestruturadas com acadêmicos de alguns cursos de licenciatura da UFSM e com gestores do Instituto Estadual Padre Caetano, responsáveis por receber os estagiários. A pesquisa está apoiada em autores como Pimenta (2004), Lück (1998) e Wielewicki (2010). Com base nos dados obtidos, foi possível perceber algumas fragilidades na relação entre universidade e escola, principalmente no que concerne à gestão da escola e ao estágio curricular supervisionado. Foi possível perceber ainda, por meio das entrevistas com estagiários, algumas lacunas quanto à formação docente, as quais também merecem destaque nesta pesquisa.Universidade Federal de Santa MariaCentro de EducaçãoWielewicki, Hamilton de GodoyBittencourt, Joséli Pasetto2014-04-252014-04-25T12:18:10Z2014-04-25T12:18:10Z2013-08-132013Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/174ark:/26339/001300000hwmsporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2017-06-13T22:51:15Zoai:repositorio.ufsm.br:1/174Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2017-06-13T22:51:15Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Estágios curriculares supervisionados: o que a gestão escolar tem a ver com isso?
title Estágios curriculares supervisionados: o que a gestão escolar tem a ver com isso?
spellingShingle Estágios curriculares supervisionados: o que a gestão escolar tem a ver com isso?
Bittencourt, Joséli Pasetto
Estágio curricular supervisionado
Gestão educacional
Formação de professores
title_short Estágios curriculares supervisionados: o que a gestão escolar tem a ver com isso?
title_full Estágios curriculares supervisionados: o que a gestão escolar tem a ver com isso?
title_fullStr Estágios curriculares supervisionados: o que a gestão escolar tem a ver com isso?
title_full_unstemmed Estágios curriculares supervisionados: o que a gestão escolar tem a ver com isso?
title_sort Estágios curriculares supervisionados: o que a gestão escolar tem a ver com isso?
author Bittencourt, Joséli Pasetto
author_facet Bittencourt, Joséli Pasetto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Wielewicki, Hamilton de Godoy
dc.contributor.author.fl_str_mv Bittencourt, Joséli Pasetto
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio curricular supervisionado
Gestão educacional
Formação de professores
topic Estágio curricular supervisionado
Gestão educacional
Formação de professores
description Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2013.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-08-13
2013
2014-04-25
2014-04-25T12:18:10Z
2014-04-25T12:18:10Z
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/174
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/001300000hwms
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/174
identifier_str_mv ark:/26339/001300000hwms
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172347050590208