Para onde vai a prática e o estágio curricular supervisionado em gestão educacional nos cursos de licenciatura?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/87160 |
Resumo: | O presente artigo trata do estágio curricular supervisionado em gestão educacional nos cursos de licenciatura, buscando analisar a necessidade de sua criação e ou fortalecimento, bem como a importância no que concerne à formação inicial de licenciados/professores, diante da conjuntura atual, no âmbito normativo, com a aprovação da Resolução CNE/CP n.2/2019. Para tanto, realizamos pesquisa bibliográfica e documental. Concluímos que a formação prática em gestão educacional, garantida na Resolução CNE/CP n. 02/2015, que pode ser compreendida no estágio curricular supervisionado em gestão educacional, é considerada importante para a formação de professores, pois garante a formação com prática em gestão educacional, abarcando a gestão no âmbito escolar e dos sistemas de ensino, e tem como fim uma formação crítica, que proporcione trabalho coletivo, participativo com vistas à emancipação do indivíduo e dos grupos sociais, como requer a gestão democrática da educação. Contudo, antes mesmo de se consolidar efetivamente, a Resolução CNE/CP n. 02/2019 a retira das diretrizes nacionais para a formação de professor, sendo este um retrocesso para a democratização da educação, restringindo tal formação a prática docente (focalizada na sala de aula). |
id |
UFPR-4_edf9895093b160140517291ae7f339d9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/87160 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Para onde vai a prática e o estágio curricular supervisionado em gestão educacional nos cursos de licenciatura?Educação; Formação de professores; Gestão educacionalFormação de Professores; Educação Superior; Estágio Supervisionado; Gestão Educacional.EducaçãoO presente artigo trata do estágio curricular supervisionado em gestão educacional nos cursos de licenciatura, buscando analisar a necessidade de sua criação e ou fortalecimento, bem como a importância no que concerne à formação inicial de licenciados/professores, diante da conjuntura atual, no âmbito normativo, com a aprovação da Resolução CNE/CP n.2/2019. Para tanto, realizamos pesquisa bibliográfica e documental. Concluímos que a formação prática em gestão educacional, garantida na Resolução CNE/CP n. 02/2015, que pode ser compreendida no estágio curricular supervisionado em gestão educacional, é considerada importante para a formação de professores, pois garante a formação com prática em gestão educacional, abarcando a gestão no âmbito escolar e dos sistemas de ensino, e tem como fim uma formação crítica, que proporcione trabalho coletivo, participativo com vistas à emancipação do indivíduo e dos grupos sociais, como requer a gestão democrática da educação. Contudo, antes mesmo de se consolidar efetivamente, a Resolução CNE/CP n. 02/2019 a retira das diretrizes nacionais para a formação de professor, sendo este um retrocesso para a democratização da educação, restringindo tal formação a prática docente (focalizada na sala de aula).UFPRVitor Alves, Andreia VicenciaNogueira, Rosemeire Messa de SouzaBeluque, Caroline Touro2023-10-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/87160Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e87160Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e87160Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e871601984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/87160/50410https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/87160/58028https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/87160/58029Direitos autorais 2023 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-12T13:13:55Zoai:revistas.ufpr.br:article/87160Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2023-12-12T13:13:55Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Para onde vai a prática e o estágio curricular supervisionado em gestão educacional nos cursos de licenciatura? |
title |
Para onde vai a prática e o estágio curricular supervisionado em gestão educacional nos cursos de licenciatura? |
spellingShingle |
Para onde vai a prática e o estágio curricular supervisionado em gestão educacional nos cursos de licenciatura? Vitor Alves, Andreia Vicencia Educação; Formação de professores; Gestão educacional Formação de Professores; Educação Superior; Estágio Supervisionado; Gestão Educacional. Educação |
title_short |
Para onde vai a prática e o estágio curricular supervisionado em gestão educacional nos cursos de licenciatura? |
title_full |
Para onde vai a prática e o estágio curricular supervisionado em gestão educacional nos cursos de licenciatura? |
title_fullStr |
Para onde vai a prática e o estágio curricular supervisionado em gestão educacional nos cursos de licenciatura? |
title_full_unstemmed |
Para onde vai a prática e o estágio curricular supervisionado em gestão educacional nos cursos de licenciatura? |
title_sort |
Para onde vai a prática e o estágio curricular supervisionado em gestão educacional nos cursos de licenciatura? |
author |
Vitor Alves, Andreia Vicencia |
author_facet |
Vitor Alves, Andreia Vicencia Nogueira, Rosemeire Messa de Souza Beluque, Caroline Touro |
author_role |
author |
author2 |
Nogueira, Rosemeire Messa de Souza Beluque, Caroline Touro |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vitor Alves, Andreia Vicencia Nogueira, Rosemeire Messa de Souza Beluque, Caroline Touro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; Formação de professores; Gestão educacional Formação de Professores; Educação Superior; Estágio Supervisionado; Gestão Educacional. Educação |
topic |
Educação; Formação de professores; Gestão educacional Formação de Professores; Educação Superior; Estágio Supervisionado; Gestão Educacional. Educação |
description |
O presente artigo trata do estágio curricular supervisionado em gestão educacional nos cursos de licenciatura, buscando analisar a necessidade de sua criação e ou fortalecimento, bem como a importância no que concerne à formação inicial de licenciados/professores, diante da conjuntura atual, no âmbito normativo, com a aprovação da Resolução CNE/CP n.2/2019. Para tanto, realizamos pesquisa bibliográfica e documental. Concluímos que a formação prática em gestão educacional, garantida na Resolução CNE/CP n. 02/2015, que pode ser compreendida no estágio curricular supervisionado em gestão educacional, é considerada importante para a formação de professores, pois garante a formação com prática em gestão educacional, abarcando a gestão no âmbito escolar e dos sistemas de ensino, e tem como fim uma formação crítica, que proporcione trabalho coletivo, participativo com vistas à emancipação do indivíduo e dos grupos sociais, como requer a gestão democrática da educação. Contudo, antes mesmo de se consolidar efetivamente, a Resolução CNE/CP n. 02/2019 a retira das diretrizes nacionais para a formação de professor, sendo este um retrocesso para a democratização da educação, restringindo tal formação a prática docente (focalizada na sala de aula). |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-10-06 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/87160 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/87160 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/87160/50410 https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/87160/58028 https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/87160/58029 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2023 Educar em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2023 Educar em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e87160 Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e87160 Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e87160 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711900796190720 |