A inclusão na educação infantil e a prática dos professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Maria Rosenilda Pires
Data de Publicação: 2010
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/0013000013h81
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1846
Resumo: Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010.
id UFSM_b585073fad22ba384e5454db215c8223
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/1846
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling A inclusão na educação infantil e a prática dos professoresInclusãoEducação infantilProfessoresFamíliaArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010.This study aimed to observe how it is being guaranteed the right to inclusion, for students in kindergarten, to meet their educational needs, strengthening their selfesteem, developing their physical and social skills. Teachers and parents are the subjects for this research work, and among them was seen as is important to establish a partnership school-family, and thus keep a friendly contact, which together may contribute to the development and inclusion of children in kindergarten. The context of the teacher was analyzed from their pedagogical practice, with a qualitative interview. It was seen as being made adaptation of the curriculum and how is the care with necessary changes in the physical space of the school of kindergarten.O presente trabalho teve como objetivo observar como está sendo garantido o direito à inclusão, para os alunos da educação infantil, de forma a atender suas necessidades educacionais, fortalecendo sua autoestima, desenvolvendo suas capacidades físicas e sociais. Os professores e pais são sujeitos deste trabalho de pesquisa, e junto a eles foi visto o quanto é importante estabelecer uma parceria escola-família, devendo assim, manterem um contato amigável, onde juntos possam contribuir com o desenvolvimento e a inclusão das crianças na educação infantil. O contexto do professor foi analisado a partir de sua pratica pedagógica, de uma entrevista qualitativa. Foi observado como esta sendo feita a adaptação do currículo e como e o cuidado com as mudanças necessárias no espaço físico da escola de educação infantil.Universidade Federal de Santa MariaCentro de EducaçãoRossetto, Maria CéliaFerreira, Maria Rosenilda Pires2016-07-06T12:02:11Z2016-07-06T12:02:11Z20102010Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1846ark:/26339/0013000013h81porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2017-06-13T22:57:40Zoai:repositorio.ufsm.br:1/1846Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2017-06-13T22:57:40Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv A inclusão na educação infantil e a prática dos professores
title A inclusão na educação infantil e a prática dos professores
spellingShingle A inclusão na educação infantil e a prática dos professores
Ferreira, Maria Rosenilda Pires
Inclusão
Educação infantil
Professores
Família
title_short A inclusão na educação infantil e a prática dos professores
title_full A inclusão na educação infantil e a prática dos professores
title_fullStr A inclusão na educação infantil e a prática dos professores
title_full_unstemmed A inclusão na educação infantil e a prática dos professores
title_sort A inclusão na educação infantil e a prática dos professores
author Ferreira, Maria Rosenilda Pires
author_facet Ferreira, Maria Rosenilda Pires
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rossetto, Maria Célia
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Maria Rosenilda Pires
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão
Educação infantil
Professores
Família
topic Inclusão
Educação infantil
Professores
Família
description Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2010
2016-07-06T12:02:11Z
2016-07-06T12:02:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1846
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/0013000013h81
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1846
identifier_str_mv ark:/26339/0013000013h81
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1821326168397185024