A inclusão na educação infantil e a prática dos professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Manancial - Repositório Digital da UFSM |
dARK ID: | ark:/26339/0013000013h81 |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1846 |
Resumo: | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010. |
id |
UFSM_b585073fad22ba384e5454db215c8223 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsm.br:1/1846 |
network_acronym_str |
UFSM |
network_name_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository_id_str |
|
spelling |
A inclusão na educação infantil e a prática dos professoresInclusãoEducação infantilProfessoresFamíliaArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010.This study aimed to observe how it is being guaranteed the right to inclusion, for students in kindergarten, to meet their educational needs, strengthening their selfesteem, developing their physical and social skills. Teachers and parents are the subjects for this research work, and among them was seen as is important to establish a partnership school-family, and thus keep a friendly contact, which together may contribute to the development and inclusion of children in kindergarten. The context of the teacher was analyzed from their pedagogical practice, with a qualitative interview. It was seen as being made adaptation of the curriculum and how is the care with necessary changes in the physical space of the school of kindergarten.O presente trabalho teve como objetivo observar como está sendo garantido o direito à inclusão, para os alunos da educação infantil, de forma a atender suas necessidades educacionais, fortalecendo sua autoestima, desenvolvendo suas capacidades físicas e sociais. Os professores e pais são sujeitos deste trabalho de pesquisa, e junto a eles foi visto o quanto é importante estabelecer uma parceria escola-família, devendo assim, manterem um contato amigável, onde juntos possam contribuir com o desenvolvimento e a inclusão das crianças na educação infantil. O contexto do professor foi analisado a partir de sua pratica pedagógica, de uma entrevista qualitativa. Foi observado como esta sendo feita a adaptação do currículo e como e o cuidado com as mudanças necessárias no espaço físico da escola de educação infantil.Universidade Federal de Santa MariaCentro de EducaçãoRossetto, Maria CéliaFerreira, Maria Rosenilda Pires2016-07-06T12:02:11Z2016-07-06T12:02:11Z20102010Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1846ark:/26339/0013000013h81porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2017-06-13T22:57:40Zoai:repositorio.ufsm.br:1/1846Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2017-06-13T22:57:40Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A inclusão na educação infantil e a prática dos professores |
title |
A inclusão na educação infantil e a prática dos professores |
spellingShingle |
A inclusão na educação infantil e a prática dos professores Ferreira, Maria Rosenilda Pires Inclusão Educação infantil Professores Família |
title_short |
A inclusão na educação infantil e a prática dos professores |
title_full |
A inclusão na educação infantil e a prática dos professores |
title_fullStr |
A inclusão na educação infantil e a prática dos professores |
title_full_unstemmed |
A inclusão na educação infantil e a prática dos professores |
title_sort |
A inclusão na educação infantil e a prática dos professores |
author |
Ferreira, Maria Rosenilda Pires |
author_facet |
Ferreira, Maria Rosenilda Pires |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rossetto, Maria Célia |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Maria Rosenilda Pires |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inclusão Educação infantil Professores Família |
topic |
Inclusão Educação infantil Professores Família |
description |
Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 2010 2016-07-06T12:02:11Z 2016-07-06T12:02:11Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1846 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/26339/0013000013h81 |
url |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1846 |
identifier_str_mv |
ark:/26339/0013000013h81 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Centro de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Centro de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
collection |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository.name.fl_str_mv |
Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com |
_version_ |
1821326168397185024 |