CURRÍCULO E PRÁTICAS DE INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fabiane Santana da Silva
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Ana Paula Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Diálogos Possíveis
Texto Completo: https://revista.grupofaveni.com.br/index.php/dialogospossiveis/article/view/619
Resumo: O presente artigo tem como objetivo refletir as ideias sobre as práticas inclusivas na escola, fazendo referência à importância das adaptações curriculares para que cada sujeito seja participante dos seus processos de aprendizagem. Compreendendo o currículo na forma em que a escola pensa suas práticas, determinando suas ações de forma clara a partir dos instrumentos a serem utilizados em seu favor. Evidenciando algumas práticas e trazer referência à reflexão a partir do que já foi escrito tornam-se o cerne do estudo. O currículo como ferramenta é indispensável e precisa estar em constante mudança para que possa assegurar o desenvolvimento integral na educação infantil. A pluralidade dos alunos e das suas relações que se estabelecem no contexto escolar evidencia a dificuldade da organização de um currículo coerente à diversidade. Portanto, o currículo torna-se a base para a estruturação de situações de inclusão e exclusão que tem início na sala de aula. O papel do professor é claramente o inovador e condutor dessas mudanças, avaliando as especificidades de cada criança e suas demandas de aprendizagem e desenvolvimento, para desta forma traçar os caminhos para o ensino.
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