IMPACTOS DO ENSINO REMOTO NA DISCIPLINA DE PARADIGMAS DE PROGRAMAÇÃO DURANTE O ISOLAMENTO SOCIAL DEVIDO À PANDEMIA DE COVID-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Sidnei Renato
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Bertolini, Cristiano, Parreira, Fábio José, da Cunha, Guilherme Bernardino, Bigolin, Nara Martini
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Gestão e Desenvolvimento
DOI: 10.25112/rgd.v18i2.2455
Texto Completo: http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/article/view/2455
Resumo: Este artigo apresenta um relato de experiências compreendendo as práticas pedagógicas realizadas de forma on-line, na modalidade de ensino remoto, de acordo com o REDE/UFSM (Regime Especial Domiciliar de Estudos da Universidade Federal de Santa Maria), durante o isolamento social devido à pandemia de Covid-19. Neste contexto, as atividades relacionadas aos processos de ensino e de aprendizagem precisaram ser repensadas, aplicando-se TDICs (Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação), AVAs (Ambientes Virtuais de Aprendizagem) e ferramentas para o desenvolvimento de videoaulas, além de softwares específicos para a prática de programação de computadores. O relato envolve as atividades desenvolvidas na disciplina de Paradigmas de Programação, do Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação, durante o primeiro semestre deste ano. Os resultados apontam que o rendimento acadêmico dos discentes que participaram da disciplina ministrada de forma remota foram satisfatórios e que essa modalidade de ensino pode ser adotada em diferentes disciplinas do curso.
id Feevale-2_4668c800ab14aed71aefa957e998a461
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2455
network_acronym_str Feevale-2
network_name_str Gestão e Desenvolvimento
spelling IMPACTOS DO ENSINO REMOTO NA DISCIPLINA DE PARADIGMAS DE PROGRAMAÇÃO DURANTE O ISOLAMENTO SOCIAL DEVIDO À PANDEMIA DE COVID-19Pandemia de Covid-19Tecnologias Digitais da Informação e da ComunicaçãoEnsino de Programação de ComputadoresEste artigo apresenta um relato de experiências compreendendo as práticas pedagógicas realizadas de forma on-line, na modalidade de ensino remoto, de acordo com o REDE/UFSM (Regime Especial Domiciliar de Estudos da Universidade Federal de Santa Maria), durante o isolamento social devido à pandemia de Covid-19. Neste contexto, as atividades relacionadas aos processos de ensino e de aprendizagem precisaram ser repensadas, aplicando-se TDICs (Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação), AVAs (Ambientes Virtuais de Aprendizagem) e ferramentas para o desenvolvimento de videoaulas, além de softwares específicos para a prática de programação de computadores. O relato envolve as atividades desenvolvidas na disciplina de Paradigmas de Programação, do Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação, durante o primeiro semestre deste ano. Os resultados apontam que o rendimento acadêmico dos discentes que participaram da disciplina ministrada de forma remota foram satisfatórios e que essa modalidade de ensino pode ser adotada em diferentes disciplinas do curso.Universidade Feevale2021-05-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/article/view/245510.25112/rgd.v18i2.2455Revista Gestão e Desenvolvimento; v. 18 n. 2 (2021): Artigos livres - Maio / Agosto; 200-2132446-68751807-543610.25112/rgd.v18i2reponame:Gestão e Desenvolvimentoinstname:Universidade Feevale (Feevale)instacron:Feevaleporhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/article/view/2455/2870Copyright (c) 2021 Revista Gestão e Desenvolvimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilveira, Sidnei RenatoBertolini, CristianoParreira, Fábio Joséda Cunha, Guilherme BernardinoBigolin, Nara Martini2022-03-28T16:54:40Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2455Revistahttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/indexPUBhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/oaigestaoedesenvolvimento@feevale.br||mauricio@feevale.br2446-68751807-5436opendoar:2022-03-28T16:54:40Gestão e Desenvolvimento - Universidade Feevale (Feevale)false
dc.title.none.fl_str_mv IMPACTOS DO ENSINO REMOTO NA DISCIPLINA DE PARADIGMAS DE PROGRAMAÇÃO DURANTE O ISOLAMENTO SOCIAL DEVIDO À PANDEMIA DE COVID-19
title IMPACTOS DO ENSINO REMOTO NA DISCIPLINA DE PARADIGMAS DE PROGRAMAÇÃO DURANTE O ISOLAMENTO SOCIAL DEVIDO À PANDEMIA DE COVID-19
spellingShingle IMPACTOS DO ENSINO REMOTO NA DISCIPLINA DE PARADIGMAS DE PROGRAMAÇÃO DURANTE O ISOLAMENTO SOCIAL DEVIDO À PANDEMIA DE COVID-19
IMPACTOS DO ENSINO REMOTO NA DISCIPLINA DE PARADIGMAS DE PROGRAMAÇÃO DURANTE O ISOLAMENTO SOCIAL DEVIDO À PANDEMIA DE COVID-19
Silveira, Sidnei Renato
Pandemia de Covid-19
Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação
Ensino de Programação de Computadores
Silveira, Sidnei Renato
Pandemia de Covid-19
Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação
Ensino de Programação de Computadores
title_short IMPACTOS DO ENSINO REMOTO NA DISCIPLINA DE PARADIGMAS DE PROGRAMAÇÃO DURANTE O ISOLAMENTO SOCIAL DEVIDO À PANDEMIA DE COVID-19
title_full IMPACTOS DO ENSINO REMOTO NA DISCIPLINA DE PARADIGMAS DE PROGRAMAÇÃO DURANTE O ISOLAMENTO SOCIAL DEVIDO À PANDEMIA DE COVID-19
title_fullStr IMPACTOS DO ENSINO REMOTO NA DISCIPLINA DE PARADIGMAS DE PROGRAMAÇÃO DURANTE O ISOLAMENTO SOCIAL DEVIDO À PANDEMIA DE COVID-19
IMPACTOS DO ENSINO REMOTO NA DISCIPLINA DE PARADIGMAS DE PROGRAMAÇÃO DURANTE O ISOLAMENTO SOCIAL DEVIDO À PANDEMIA DE COVID-19
title_full_unstemmed IMPACTOS DO ENSINO REMOTO NA DISCIPLINA DE PARADIGMAS DE PROGRAMAÇÃO DURANTE O ISOLAMENTO SOCIAL DEVIDO À PANDEMIA DE COVID-19
IMPACTOS DO ENSINO REMOTO NA DISCIPLINA DE PARADIGMAS DE PROGRAMAÇÃO DURANTE O ISOLAMENTO SOCIAL DEVIDO À PANDEMIA DE COVID-19
title_sort IMPACTOS DO ENSINO REMOTO NA DISCIPLINA DE PARADIGMAS DE PROGRAMAÇÃO DURANTE O ISOLAMENTO SOCIAL DEVIDO À PANDEMIA DE COVID-19
author Silveira, Sidnei Renato
author_facet Silveira, Sidnei Renato
Silveira, Sidnei Renato
Bertolini, Cristiano
Parreira, Fábio José
da Cunha, Guilherme Bernardino
Bigolin, Nara Martini
Bertolini, Cristiano
Parreira, Fábio José
da Cunha, Guilherme Bernardino
Bigolin, Nara Martini
author_role author
author2 Bertolini, Cristiano
Parreira, Fábio José
da Cunha, Guilherme Bernardino
Bigolin, Nara Martini
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silveira, Sidnei Renato
Bertolini, Cristiano
Parreira, Fábio José
da Cunha, Guilherme Bernardino
Bigolin, Nara Martini
dc.subject.por.fl_str_mv Pandemia de Covid-19
Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação
Ensino de Programação de Computadores
topic Pandemia de Covid-19
Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação
Ensino de Programação de Computadores
description Este artigo apresenta um relato de experiências compreendendo as práticas pedagógicas realizadas de forma on-line, na modalidade de ensino remoto, de acordo com o REDE/UFSM (Regime Especial Domiciliar de Estudos da Universidade Federal de Santa Maria), durante o isolamento social devido à pandemia de Covid-19. Neste contexto, as atividades relacionadas aos processos de ensino e de aprendizagem precisaram ser repensadas, aplicando-se TDICs (Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação), AVAs (Ambientes Virtuais de Aprendizagem) e ferramentas para o desenvolvimento de videoaulas, além de softwares específicos para a prática de programação de computadores. O relato envolve as atividades desenvolvidas na disciplina de Paradigmas de Programação, do Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação, durante o primeiro semestre deste ano. Os resultados apontam que o rendimento acadêmico dos discentes que participaram da disciplina ministrada de forma remota foram satisfatórios e que essa modalidade de ensino pode ser adotada em diferentes disciplinas do curso.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/article/view/2455
10.25112/rgd.v18i2.2455
url http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/article/view/2455
identifier_str_mv 10.25112/rgd.v18i2.2455
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/article/view/2455/2870
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Gestão e Desenvolvimento
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Gestão e Desenvolvimento
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
dc.source.none.fl_str_mv Revista Gestão e Desenvolvimento; v. 18 n. 2 (2021): Artigos livres - Maio / Agosto; 200-213
2446-6875
1807-5436
10.25112/rgd.v18i2
reponame:Gestão e Desenvolvimento
instname:Universidade Feevale (Feevale)
instacron:Feevale
instname_str Universidade Feevale (Feevale)
instacron_str Feevale
institution Feevale
reponame_str Gestão e Desenvolvimento
collection Gestão e Desenvolvimento
repository.name.fl_str_mv Gestão e Desenvolvimento - Universidade Feevale (Feevale)
repository.mail.fl_str_mv gestaoedesenvolvimento@feevale.br||mauricio@feevale.br
_version_ 1822180583634108416
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.25112/rgd.v18i2.2455