IMPACTOS DO ENSINO REMOTO NA DISCIPLINA DE PARADIGMAS DE PROGRAMAÇÃO DURANTE O ISOLAMENTO SOCIAL DEVIDO À PANDEMIA DE COVID-19
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Gestão e Desenvolvimento |
DOI: | 10.25112/rgd.v18i2.2455 |
Texto Completo: | http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/article/view/2455 |
Resumo: | Este artigo apresenta um relato de experiências compreendendo as práticas pedagógicas realizadas de forma on-line, na modalidade de ensino remoto, de acordo com o REDE/UFSM (Regime Especial Domiciliar de Estudos da Universidade Federal de Santa Maria), durante o isolamento social devido à pandemia de Covid-19. Neste contexto, as atividades relacionadas aos processos de ensino e de aprendizagem precisaram ser repensadas, aplicando-se TDICs (Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação), AVAs (Ambientes Virtuais de Aprendizagem) e ferramentas para o desenvolvimento de videoaulas, além de softwares específicos para a prática de programação de computadores. O relato envolve as atividades desenvolvidas na disciplina de Paradigmas de Programação, do Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação, durante o primeiro semestre deste ano. Os resultados apontam que o rendimento acadêmico dos discentes que participaram da disciplina ministrada de forma remota foram satisfatórios e que essa modalidade de ensino pode ser adotada em diferentes disciplinas do curso. |
id |
Feevale-2_4668c800ab14aed71aefa957e998a461 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2455 |
network_acronym_str |
Feevale-2 |
network_name_str |
Gestão e Desenvolvimento |
spelling |
IMPACTOS DO ENSINO REMOTO NA DISCIPLINA DE PARADIGMAS DE PROGRAMAÇÃO DURANTE O ISOLAMENTO SOCIAL DEVIDO À PANDEMIA DE COVID-19Pandemia de Covid-19Tecnologias Digitais da Informação e da ComunicaçãoEnsino de Programação de ComputadoresEste artigo apresenta um relato de experiências compreendendo as práticas pedagógicas realizadas de forma on-line, na modalidade de ensino remoto, de acordo com o REDE/UFSM (Regime Especial Domiciliar de Estudos da Universidade Federal de Santa Maria), durante o isolamento social devido à pandemia de Covid-19. Neste contexto, as atividades relacionadas aos processos de ensino e de aprendizagem precisaram ser repensadas, aplicando-se TDICs (Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação), AVAs (Ambientes Virtuais de Aprendizagem) e ferramentas para o desenvolvimento de videoaulas, além de softwares específicos para a prática de programação de computadores. O relato envolve as atividades desenvolvidas na disciplina de Paradigmas de Programação, do Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação, durante o primeiro semestre deste ano. Os resultados apontam que o rendimento acadêmico dos discentes que participaram da disciplina ministrada de forma remota foram satisfatórios e que essa modalidade de ensino pode ser adotada em diferentes disciplinas do curso.Universidade Feevale2021-05-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/article/view/245510.25112/rgd.v18i2.2455Revista Gestão e Desenvolvimento; v. 18 n. 2 (2021): Artigos livres - Maio / Agosto; 200-2132446-68751807-543610.25112/rgd.v18i2reponame:Gestão e Desenvolvimentoinstname:Universidade Feevale (Feevale)instacron:Feevaleporhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/article/view/2455/2870Copyright (c) 2021 Revista Gestão e Desenvolvimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilveira, Sidnei RenatoBertolini, CristianoParreira, Fábio Joséda Cunha, Guilherme BernardinoBigolin, Nara Martini2022-03-28T16:54:40Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2455Revistahttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/indexPUBhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/oaigestaoedesenvolvimento@feevale.br||mauricio@feevale.br2446-68751807-5436opendoar:2022-03-28T16:54:40Gestão e Desenvolvimento - Universidade Feevale (Feevale)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
IMPACTOS DO ENSINO REMOTO NA DISCIPLINA DE PARADIGMAS DE PROGRAMAÇÃO DURANTE O ISOLAMENTO SOCIAL DEVIDO À PANDEMIA DE COVID-19 |
title |
IMPACTOS DO ENSINO REMOTO NA DISCIPLINA DE PARADIGMAS DE PROGRAMAÇÃO DURANTE O ISOLAMENTO SOCIAL DEVIDO À PANDEMIA DE COVID-19 |
spellingShingle |
IMPACTOS DO ENSINO REMOTO NA DISCIPLINA DE PARADIGMAS DE PROGRAMAÇÃO DURANTE O ISOLAMENTO SOCIAL DEVIDO À PANDEMIA DE COVID-19 IMPACTOS DO ENSINO REMOTO NA DISCIPLINA DE PARADIGMAS DE PROGRAMAÇÃO DURANTE O ISOLAMENTO SOCIAL DEVIDO À PANDEMIA DE COVID-19 Silveira, Sidnei Renato Pandemia de Covid-19 Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação Ensino de Programação de Computadores Silveira, Sidnei Renato Pandemia de Covid-19 Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação Ensino de Programação de Computadores |
title_short |
IMPACTOS DO ENSINO REMOTO NA DISCIPLINA DE PARADIGMAS DE PROGRAMAÇÃO DURANTE O ISOLAMENTO SOCIAL DEVIDO À PANDEMIA DE COVID-19 |
title_full |
IMPACTOS DO ENSINO REMOTO NA DISCIPLINA DE PARADIGMAS DE PROGRAMAÇÃO DURANTE O ISOLAMENTO SOCIAL DEVIDO À PANDEMIA DE COVID-19 |
title_fullStr |
IMPACTOS DO ENSINO REMOTO NA DISCIPLINA DE PARADIGMAS DE PROGRAMAÇÃO DURANTE O ISOLAMENTO SOCIAL DEVIDO À PANDEMIA DE COVID-19 IMPACTOS DO ENSINO REMOTO NA DISCIPLINA DE PARADIGMAS DE PROGRAMAÇÃO DURANTE O ISOLAMENTO SOCIAL DEVIDO À PANDEMIA DE COVID-19 |
title_full_unstemmed |
IMPACTOS DO ENSINO REMOTO NA DISCIPLINA DE PARADIGMAS DE PROGRAMAÇÃO DURANTE O ISOLAMENTO SOCIAL DEVIDO À PANDEMIA DE COVID-19 IMPACTOS DO ENSINO REMOTO NA DISCIPLINA DE PARADIGMAS DE PROGRAMAÇÃO DURANTE O ISOLAMENTO SOCIAL DEVIDO À PANDEMIA DE COVID-19 |
title_sort |
IMPACTOS DO ENSINO REMOTO NA DISCIPLINA DE PARADIGMAS DE PROGRAMAÇÃO DURANTE O ISOLAMENTO SOCIAL DEVIDO À PANDEMIA DE COVID-19 |
author |
Silveira, Sidnei Renato |
author_facet |
Silveira, Sidnei Renato Silveira, Sidnei Renato Bertolini, Cristiano Parreira, Fábio José da Cunha, Guilherme Bernardino Bigolin, Nara Martini Bertolini, Cristiano Parreira, Fábio José da Cunha, Guilherme Bernardino Bigolin, Nara Martini |
author_role |
author |
author2 |
Bertolini, Cristiano Parreira, Fábio José da Cunha, Guilherme Bernardino Bigolin, Nara Martini |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silveira, Sidnei Renato Bertolini, Cristiano Parreira, Fábio José da Cunha, Guilherme Bernardino Bigolin, Nara Martini |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pandemia de Covid-19 Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação Ensino de Programação de Computadores |
topic |
Pandemia de Covid-19 Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação Ensino de Programação de Computadores |
description |
Este artigo apresenta um relato de experiências compreendendo as práticas pedagógicas realizadas de forma on-line, na modalidade de ensino remoto, de acordo com o REDE/UFSM (Regime Especial Domiciliar de Estudos da Universidade Federal de Santa Maria), durante o isolamento social devido à pandemia de Covid-19. Neste contexto, as atividades relacionadas aos processos de ensino e de aprendizagem precisaram ser repensadas, aplicando-se TDICs (Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação), AVAs (Ambientes Virtuais de Aprendizagem) e ferramentas para o desenvolvimento de videoaulas, além de softwares específicos para a prática de programação de computadores. O relato envolve as atividades desenvolvidas na disciplina de Paradigmas de Programação, do Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação, durante o primeiro semestre deste ano. Os resultados apontam que o rendimento acadêmico dos discentes que participaram da disciplina ministrada de forma remota foram satisfatórios e que essa modalidade de ensino pode ser adotada em diferentes disciplinas do curso. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-05-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/article/view/2455 10.25112/rgd.v18i2.2455 |
url |
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/article/view/2455 |
identifier_str_mv |
10.25112/rgd.v18i2.2455 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/article/view/2455/2870 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Gestão e Desenvolvimento info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Gestão e Desenvolvimento |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Feevale |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Feevale |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Gestão e Desenvolvimento; v. 18 n. 2 (2021): Artigos livres - Maio / Agosto; 200-213 2446-6875 1807-5436 10.25112/rgd.v18i2 reponame:Gestão e Desenvolvimento instname:Universidade Feevale (Feevale) instacron:Feevale |
instname_str |
Universidade Feevale (Feevale) |
instacron_str |
Feevale |
institution |
Feevale |
reponame_str |
Gestão e Desenvolvimento |
collection |
Gestão e Desenvolvimento |
repository.name.fl_str_mv |
Gestão e Desenvolvimento - Universidade Feevale (Feevale) |
repository.mail.fl_str_mv |
gestaoedesenvolvimento@feevale.br||mauricio@feevale.br |
_version_ |
1822180583634108416 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.25112/rgd.v18i2.2455 |