Avaliação das visitas técnicas individuais como ferramenta de trabalho no programa de ATES do RS
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Data de Publicação: | 2015 |
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Título da fonte: | Manancial - Repositório Digital da UFSM |
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Texto Completo: | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/3060 |
Resumo: | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Agricultura Familiar Camponesa e Educação do Campo, RS, 2015 |
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Avaliação das visitas técnicas individuais como ferramenta de trabalho no programa de ATES do RSEvaluation of technical individual visits as work tool in the ATES program of the Rio Grande do Sul stateExtensão ruralPrograma de ATESVisitas técnicasCNPQ::CIENCIAS AGRARIASArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Agricultura Familiar Camponesa e Educação do Campo, RS, 2015The main goal of this study was to analyze the Social, Environmental, and Technical Assistance Program (ATES) in the state of Rio Grande do Sul (RS), performed by the National Institute for Colonization and Agrarian Reform (Incra), with the hiring of service providers that act in 20 Operational Centers in the State. This analysis was done by evaluating the technical individual visits, which are one of the main working tools used by technical teams. The research intended to verify if there is the universal service to the settled families, in which the relevance of the visits in relation to the targets agreed, if the visits consist in a qualified action, how is the planning of the technical teams to carry out the visits, and what is the main problems of the tool, as well as indicates suggestions for their improvement as ATES goal. As methodology, was used the qualitative approach, from the review of documents related to ATES program, the systematization of data extracted from the Assessment and Monitoring System of ATES (SAMA) and from the planning of the Operational Centers, as well as interviews with actors that make a part of the program in the state of Rio Grande do Sul. The results presented in the study demonstrated that the ATES program meets the proposed universalization of character, especially from the realization of required technical individual visits. Moreover, it was evident the great importance of individual visits in relation to all the activities carried out by the technical teams. On the other hand, there are indications that these activities have problems and limitations in its use. However, it is understood that there are good possibilities for progress, given the working tools currently available in the program. Furthermore, it is necessary to set up discussion spaces for these issues, aiming to improve the program, its goals and the teams performance methodology.O presente estudo objetivou analisar o Programa de Assessoria Técnica, Social e Ambiental (ATES) no Rio Grande do Sul (RS), executado pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), com a contratação de prestadoras de serviço que atuam em 20 Núcleos Operacionais no Estado. Esta análise se deu através da avaliação das visitas técnicas individuais, que se constituem em uma das principais ferramentas de trabalho utilizadas pelas equipes técnicas. A pesquisa pretendeu verificar se há o atendimento universal às famílias assentadas, qual a relevância das visitas em relação às metas contratadas, se as visitas se constituem em uma ação qualificada, como se dá o planejamento das equipes técnicas para a realização das visitas e quais os principais problemas da ferramenta, além de indicar sugestões para o seu aprimoramento enquanto meta de ATES. Como metodologia, foi utilizada a abordagem qualitativa, a partir da revisão de documentos referentes ao Programa de ATES, a sistematização de dados extraídos do Sistema de Avaliação e Monitoramento da ATES (SAMA) e do planejamento dos Núcleos Operacionais, além de entrevistas realizadas com atores que participam do programa no RS. Os resultados apresentados na pesquisa demonstram que o Programa de ATES atende o caráter de universalização proposto, especialmente a partir da realização das visitas técnicas individuais obrigatórias. Além disso, ficou evidente a grande relevância das visitas individuais em relação ao total das atividades realizadas pelas equipes técnicas. Por outro lado, há indicativos de que estas atividades apresentam problemas e limitações em sua utilização. Apesar disso, entende-se que há boas possibilidades de avanços, tendo em vista os instrumentos de trabalho disponíveis atualmente no programa. Além disso, é necessário estabelecer espaços de discussão para estas questões, visando o aperfeiçoamento do programa, de suas metas e da metodologia de atuação das equipes técnicas junto às famílias assentadas.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMCentro de Ciências RuraisNeumann, Pedro SelvinoLima, Vladimir Silva de2017-07-06T14:00:36Z2017-07-06T14:00:36Z2015-10-192015Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/3060ark:/26339/0013000008td1porAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2017-07-06T14:00:37Zoai:repositorio.ufsm.br:1/3060Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2017-07-06T14:00:37Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
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