Implicações do desvio fonológico no desenvolvimento da linguagem escrita
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Data de Publicação: | 2006 |
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Título da fonte: | Manancial - Repositório Digital da UFSM |
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Texto Completo: | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/28452 |
Resumo: | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências da Saúde, Curso de Especialização em Fonoaudiologia, RS, 2006. |
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Implicações do desvio fonológico no desenvolvimento da linguagem escritaImplications of the phonological disorders in written language developmentDesvio fonológicoCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIAMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências da Saúde, Curso de Especialização em Fonoaudiologia, RS, 2006.The present research literature review main goal was to compile studies that show relationship between speech acquisition and later written language development, to salient the possible implications of phonological disorders in others language developmental aspects. The work was divided in topics as follow: concept and characteristics of speech disorders, phonological processing, written language learning, relationship between speech disorders and writing and reading learning and finally some longitudinal studies comparing early child language abilities and later writing and reading learning. With this work it was possible to conclude that many authors agree that the speech development is an important factor previous to later written language learning success.O objetivo deste trabalho de revisão de literatura foi compilar, investigar e discutir estudos que mostram a estreita relação entre a aquisição da fala e o posterior desenvolvimento da linguagem escrita, evidenciando as possíveis implicações do desvio fonológico em outras áreas do desenvolvimento da linguagem, descritas na literatura. O trabalho foi estruturado apresentando primeiramente o conceito e as características de desvio fonológico. Após foram abordados os seguintes tópicos: processamento fonológico, linguagem escrita e sua aprendizagem, relação entre o desvio fonológico e a aprendizagem da escrita e por fim foram apresentados alguns estudos longitudinais comparando habilidades iniciais de linguagem em crianças e o desenvolvimento posterior das habilidades de leitura e escrita. Este estudo permitiu concluir que muitos autores concordam que a linguagem se desenvolve como um todo e está interligada em todos os seus aspectos. Mostra-se evidente a importância do bom desenvolvimento da linguagem oral, pois esta pode ser fator preditivo de posteriores dificuldades no desenvolvimento da linguagem escrita.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMCentro de Ciências da SaúdeMota, Helena BolliMelo Filha, Maria das Graças de Campos2023-03-29T13:01:30Z2023-03-29T13:01:30Z2006-012006Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/28452ark:/26339/00130000103psporAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2023-03-29T13:01:30Zoai:repositorio.ufsm.br:1/28452Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2023-03-29T13:01:30Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
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