Gestão democrática na escola: caminhos e perspectivas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kröning, Tailana Marth Bubolz
Data de Publicação: 2018
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/0013000005b6f
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15208
Resumo: Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2018.
id UFSM_be1001081438694aa782e3a6626be936
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/15208
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling Gestão democrática na escola: caminhos e perspectivasDemocratic management in school: pathways and perspectivesEducaçãoGestão democráticaGestão escolarParticipaçãoEducationDemocratic managementSchool managementParticipationCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2018.The research brings as a theme the democratic management in the school, starting from the principles that were studied during the course of Post-Graduation in Educational Management. The text discusses participatory democratic management based on authors and a qualitative research in a school in the rural area of the municipality of São Lourenço do Sul, seeking information on the management and participation in this school. The bibliographical research brings subsidies that provide reflections on the practice of democratic management. As a research problem we have: what actions and challenges are found for democratic management to be effective and plural in a primary school within the municipality of São Lourenço do Sul, in the years 2017 and 2018? It is also intended to identify the actions that are developed in the school so that democratic management occurs; and more specifically, verify if the school community participates in the construction of the Pedagogical Project of the shool; identify if the school community is aware of what democratic management is; to point out the mechanisms of participation used by the school for democratic management to take place; identify the challenges faced by the school for the implementation of democratic management; and to verify what actions developed by the school that contribute to the implementation of democratic management. The democratic management of the public school came into force along with the Federal Constitution in 1988, when it is guaranteed by law. Although it is a constitutional right, there are many difficulties for it to take effect. The democratic and participatory management starts from a search for autonomy, where it brings decision power in relation to its objectives and its form of organization. Thus, it is not enough to have a Parent- Teacher Council and a Student Guild if we do not give voice to these groups. This participation seeks to integrate the school and the school community, so that it is possible for the school community to know and evaluate the services offered by the school and intervene and participate in an organized way. The school offers the mechanisms of participation and brings the role of the manager as fundamental for the democratization of education.A pesquisa traz como tema a Gestão democrática na escola, partindo dos princípios que foram estudados durante o curso de Pós-Graduação em Gestão Educacional. O texto discorre sobre a gestão democrática participativa com base em autores e uma pesquisa qualitativa em uma escola na zona rural do município de São Lourenço do Sul-RS, buscando informações sobre a gestão e participação nesta escola. A pesquisa bibliográfica traz subsídios que proporcionam reflexões sobre a prática da gestão democrática. Como problema de pesquisa tem-se: quais ações e desafios são encontrados para que a gestão democrática seja efetiva e plural numa escola de ensino fundamental no interior do município de São Lourenço do Sul, nos anos de 2017 e 2018? Objetiva-se, ainda, identificar quais as ações que são desenvolvidas na escola para que ocorra uma gestão democrática; e mais, especificamente, verificar se a comunidade escolar participa da construção do Projeto Pedagógico da escola; identificar se a comunidade escolar tem conhecimento do que é uma gestão democrática; apontar os mecanismos de participação utilizados pela escola para que ocorra uma gestão democrática; identificar quais os desafios encontrados pela escola para a implantação da gestão democrática; e verificar quais ações desenvolvidas pela escola que contribuem para a implantação da gestão democrática. A gestão democrática da escola pública passou a vigorar junto com a Constituição Federal em 1988, quando a mesma é garantida em lei. Apesar de ser um direito constitucional muitas são as dificuldades para que a mesma seja efetivada. A gestão democrática e participativa parte de uma busca por autonomia, onde esta traz poder de decisão em relação aos seus objetivos e a sua forma de organização. Assim, não basta ter um Conselho de Pais e Mestres e um Grêmio Estudantil se não dermos voz para estes grupos. Esta participação busca integrar a escola e a comunidade escolar, pois assim é possível que a comunidade escolar conheça e avalie os serviços oferecidos pela escola e intervenha e participe de forma organizada. A escola oferece os mecanismos de participação e traz o papel do gestor como fundamental para democratização da educação.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMCentro de EducaçãoBandeira, Belkis SouzaKröning, Tailana Marth Bubolz2019-01-04T13:07:22Z2019-01-04T13:07:22Z2018-06-292018Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15208ark:/26339/0013000005b6fporAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2019-01-05T05:03:43Zoai:repositorio.ufsm.br:1/15208Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2019-01-05T05:03:43Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Gestão democrática na escola: caminhos e perspectivas
Democratic management in school: pathways and perspectives
title Gestão democrática na escola: caminhos e perspectivas
spellingShingle Gestão democrática na escola: caminhos e perspectivas
Kröning, Tailana Marth Bubolz
Educação
Gestão democrática
Gestão escolar
Participação
Education
Democratic management
School management
Participation
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Gestão democrática na escola: caminhos e perspectivas
title_full Gestão democrática na escola: caminhos e perspectivas
title_fullStr Gestão democrática na escola: caminhos e perspectivas
title_full_unstemmed Gestão democrática na escola: caminhos e perspectivas
title_sort Gestão democrática na escola: caminhos e perspectivas
author Kröning, Tailana Marth Bubolz
author_facet Kröning, Tailana Marth Bubolz
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bandeira, Belkis Souza
dc.contributor.author.fl_str_mv Kröning, Tailana Marth Bubolz
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Gestão democrática
Gestão escolar
Participação
Education
Democratic management
School management
Participation
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Educação
Gestão democrática
Gestão escolar
Participação
Education
Democratic management
School management
Participation
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2018.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-29
2018
2019-01-04T13:07:22Z
2019-01-04T13:07:22Z
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15208
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/0013000005b6f
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15208
identifier_str_mv ark:/26339/0013000005b6f
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172286867570688