Uma análise da relação entre investimento em educação por aluno, PIB per capita e o desempenho no IDEB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Balsan, Laércio André Gassen
Data de Publicação: 2022
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/001300000qwrk
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/26951
Resumo: Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Ciências Econômicas, RS, 2022.
id UFSM_c0853109848b37a5e3adb280916b0af3
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/26951
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling Uma análise da relação entre investimento em educação por aluno, PIB per capita e o desempenho no IDEBAn analysis of the relationship between investiment in education per student, GDP per capita end IDEB performanceInvestimento por alunoPIB per capitaIDEBDesempenho dos estudantesQualidade da EducaçãoInvestment per studentGDP per capitaStudent performanceQuality of EducationCNPQ::CIENCIAS HUMANASTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Ciências Econômicas, RS, 2022.Improving the quality of education is an indispensable strategy for economic development. Understanding which quality public policies is essential so that we can increase their implementation as best practices to promote this objective. Inserted in this context, this research seeks to verify the influence of investment per student in elementary education, as well as the GDP per capita on the results of the Basic Education Development Index (Ideb) of each state. For this, data research were obtained through database: National Institute of Educational Studies and Research (Inep), Public Education Budget Information System (Siope) and National Institute of Educational Studies and Research Anísio Teixeira (INEP). The main results demonstrate a positive correlation between the variables. The regression model resulting from the analyzes showed the influence of the increase in public spending per student on student performance. The model can explain a 34% variation in Ideb, with a 1% change in investments per student increasing the Ideb score by 0.22%. In other words, greater investment in education promotes greater student performance. The GDP per capita proved to be a moderating variable in the investment per student and Ideb ratio. The moderation model demonstrates that an equal magnitude increase in investment in education in places that have low investment and a lower GDP produces greater results than in places that already have a high investment in education and a high GDP per capita. Thus, the results demonstrate that investing in education improves student performance. In addition, investing where there is low investment and a smaller income distribution generates greater results. Finally, it is expected that the analyzes carried out can contribute to the progress of scientific knowledge, as well as to the implementation of public policies for investment in Education.Melhorar a qualidade da Educação é uma estratégia indispensável para o desenvolvimento econômico. Compreender quais políticas públicas promovem aumento dessa qualidade é fundamental para que os gestores possam implementar as melhores práticas para a consecução desse objetivo. Inserida nesse contexto, esta pesquisa busca verificar a influência do investimento por aluno no ensino fundamental, bem como do PIB per capita sobre os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de cada Estado. Para tanto, realizou-se uma pesquisa quantitativa, cujos dados foram obtidos por meio de várias bases de dados, entre elas do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), do Sistema de Informações sobre Orçamento da Educação Pública (Siope) e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Os principais resultados demonstram correlação positiva entre as variáveis. O modelo de regressão resultante das análises demonstrou influência do aumento dos gastos públicos por aluno sobre o desempenho dos alunos. O modelo consegue explicar uma variação de 34% do Ideb, sendo que uma alteração de 1% nos investimentos por aluno aumenta em 0,22% a nota do Ideb. Ou seja, um maior investimento em Educação promove um maior desempenho dos alunos. O PIB per capita se mostrou uma variável moderadora da relação investimento por aluno e Ideb. O modelo de moderação demonstra que um aumento de igual magnitude de investimento em Educação em locais que possuem um baixo investimento e um PIB menor produz maiores resultados do que em locais que já apresentam um alto investimento em educação e um PIB per capita alto. Assim, os resultados demonstram que investir em educação melhora o desempenho dos alunos. Além disso, investir onde há um baixo investimento e uma distribuição de renda menor gera maiores resultados. Por fim, espera-se que as análises realizadas possam contribuir para o progresso do conhecimento científico, bem como na implementação de políticas públicas de investimento em Educação.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMCentro de Ciências Sociais e HumanasBecker, Kalinca LéiaBalsan, Laércio André Gassen2022-11-16T19:11:47Z2022-11-16T19:11:47Z2022-06-212022Trabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/26951ark:/26339/001300000qwrkporAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2022-11-16T19:11:47Zoai:repositorio.ufsm.br:1/26951Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2022-11-16T19:11:47Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma análise da relação entre investimento em educação por aluno, PIB per capita e o desempenho no IDEB
An analysis of the relationship between investiment in education per student, GDP per capita end IDEB performance
title Uma análise da relação entre investimento em educação por aluno, PIB per capita e o desempenho no IDEB
spellingShingle Uma análise da relação entre investimento em educação por aluno, PIB per capita e o desempenho no IDEB
Balsan, Laércio André Gassen
Investimento por aluno
PIB per capita
IDEB
Desempenho dos estudantes
Qualidade da Educação
Investment per student
GDP per capita
Student performance
Quality of Education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
title_short Uma análise da relação entre investimento em educação por aluno, PIB per capita e o desempenho no IDEB
title_full Uma análise da relação entre investimento em educação por aluno, PIB per capita e o desempenho no IDEB
title_fullStr Uma análise da relação entre investimento em educação por aluno, PIB per capita e o desempenho no IDEB
title_full_unstemmed Uma análise da relação entre investimento em educação por aluno, PIB per capita e o desempenho no IDEB
title_sort Uma análise da relação entre investimento em educação por aluno, PIB per capita e o desempenho no IDEB
author Balsan, Laércio André Gassen
author_facet Balsan, Laércio André Gassen
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Becker, Kalinca Léia
dc.contributor.author.fl_str_mv Balsan, Laércio André Gassen
dc.subject.por.fl_str_mv Investimento por aluno
PIB per capita
IDEB
Desempenho dos estudantes
Qualidade da Educação
Investment per student
GDP per capita
Student performance
Quality of Education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
topic Investimento por aluno
PIB per capita
IDEB
Desempenho dos estudantes
Qualidade da Educação
Investment per student
GDP per capita
Student performance
Quality of Education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
description Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Ciências Econômicas, RS, 2022.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-16T19:11:47Z
2022-11-16T19:11:47Z
2022-06-21
2022
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/26951
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/001300000qwrk
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/26951
identifier_str_mv ark:/26339/001300000qwrk
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Ciências Sociais e Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Ciências Sociais e Humanas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172381544546304