Mídia e responsabilidade social empresarial
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Manancial - Repositório Digital da UFSM |
dARK ID: | ark:/26339/001300000x027 |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/28106 |
Resumo: | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Comunicação com ênfase em Comunicação Midiática, RS, 2007. |
id |
UFSM_c453f2cd39f9ff306f8fb34655f8f48d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsm.br:1/28106 |
network_acronym_str |
UFSM |
network_name_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository_id_str |
|
spelling |
Mídia e responsabilidade social empresarialMídiaResponsabilidade social empresarialLegitimaçãoMediaSocial corporate responsibilitiesLegitimationMediosResponsabilidad social empresarialLegitimaciónCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Comunicação com ênfase em Comunicação Midiática, RS, 2007.This paper reflects on how media can act as a legitimating tool for organizations through the concept of social responsability. By using questionnaires applied to journalists from the two newspapers in Santa Maria/RS, Diário de Santa Maria and A Razão, has been verified the relevance of the concept of social responsibility in the local companies. The study case used is the CVI - Companhia Vontobel de Investimentos. Through the questionnaires applied, journalists were expected to give their opinion if the CVI has social responsibility. With this research, it was possible to observe the different views about what is social responsibility in the companies, also to point out the need for new communication strategies in order to improve this concept among those professionals.Este artículo reflexiona acerca de los medios como herramienta de legitimación organizacional por medio del tema responsabilidad social. Com aplicación de cuestionarios al periodistas de la prensa de Santa Maria/RS, Diário de Santa Maria y A Razão, se busco la verificación de la importancia del tema responsabilidad social y si la empresa CVI - Companhia Vontobel de Investimentos, caso de esta investigación, es vista como una empresa socialmente responsable. Por lo tanto, es posible ver los diferentes conceptos sobre el tema responsabilidad social entre los periodistas, además se verifico la necesidad de creación de nuevas estrategias comunicacionales con la finalidad de ampliar los conceptos de responsabilidad social para estos profesionales.Este artigo apresenta reflexões sobre a mídia como legitimadora das organizações através do tema responsabilidade social. Por meio da aplicação de questionários aos jornalistas da mídia impressa de Santa Maria/RS, Diário de Santa Maria e A Razão, buscou-se verificar a relevância da temática nas discussões diárias provocadas pela imprensa e se a CVI – Companhia Vontobel de Investimentos, caso estudado, é vista como empresa socialmente responsável. Logo, foi possível observar as diferentes concepções sobre o tema entre os jornalistas entrevistados, além de se perceber a necessidade da criação de estratégias comunicacionais inovadoras, com a finalidade de clarear aos profissionais de imprensa os conceitos referentes à responsabilidade social empresarial.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMCentro de Ciências Sociais e HumanasFossá, Maria Ivete TrevisanSgorla, Fabiane2023-03-08T13:24:26Z2023-03-08T13:24:26Z2007-01-192007Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/28106ark:/26339/001300000x027porAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2023-03-08T13:24:26Zoai:repositorio.ufsm.br:1/28106Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2023-03-08T13:24:26Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mídia e responsabilidade social empresarial |
title |
Mídia e responsabilidade social empresarial |
spellingShingle |
Mídia e responsabilidade social empresarial Sgorla, Fabiane Mídia Responsabilidade social empresarial Legitimação Media Social corporate responsibilities Legitimation Medios Responsabilidad social empresarial Legitimación CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
title_short |
Mídia e responsabilidade social empresarial |
title_full |
Mídia e responsabilidade social empresarial |
title_fullStr |
Mídia e responsabilidade social empresarial |
title_full_unstemmed |
Mídia e responsabilidade social empresarial |
title_sort |
Mídia e responsabilidade social empresarial |
author |
Sgorla, Fabiane |
author_facet |
Sgorla, Fabiane |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Fossá, Maria Ivete Trevisan |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sgorla, Fabiane |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mídia Responsabilidade social empresarial Legitimação Media Social corporate responsibilities Legitimation Medios Responsabilidad social empresarial Legitimación CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
topic |
Mídia Responsabilidade social empresarial Legitimação Media Social corporate responsibilities Legitimation Medios Responsabilidad social empresarial Legitimación CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
description |
Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Comunicação com ênfase em Comunicação Midiática, RS, 2007. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-01-19 2007 2023-03-08T13:24:26Z 2023-03-08T13:24:26Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/28106 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/26339/001300000x027 |
url |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/28106 |
identifier_str_mv |
ark:/26339/001300000x027 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Brasil UFSM Centro de Ciências Sociais e Humanas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Brasil UFSM Centro de Ciências Sociais e Humanas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
collection |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository.name.fl_str_mv |
Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com |
_version_ |
1815172410429669376 |