Mídia e responsabilidade social empresarial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sgorla, Fabiane
Data de Publicação: 2007
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/001300000x027
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/28106
Resumo: Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Comunicação com ênfase em Comunicação Midiática, RS, 2007.
id UFSM_c453f2cd39f9ff306f8fb34655f8f48d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/28106
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling Mídia e responsabilidade social empresarialMídiaResponsabilidade social empresarialLegitimaçãoMediaSocial corporate responsibilitiesLegitimationMediosResponsabilidad social empresarialLegitimaciónCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Comunicação com ênfase em Comunicação Midiática, RS, 2007.This paper reflects on how media can act as a legitimating tool for organizations through the concept of social responsability. By using questionnaires applied to journalists from the two newspapers in Santa Maria/RS, Diário de Santa Maria and A Razão, has been verified the relevance of the concept of social responsibility in the local companies. The study case used is the CVI - Companhia Vontobel de Investimentos. Through the questionnaires applied, journalists were expected to give their opinion if the CVI has social responsibility. With this research, it was possible to observe the different views about what is social responsibility in the companies, also to point out the need for new communication strategies in order to improve this concept among those professionals.Este artículo reflexiona acerca de los medios como herramienta de legitimación organizacional por medio del tema responsabilidad social. Com aplicación de cuestionarios al periodistas de la prensa de Santa Maria/RS, Diário de Santa Maria y A Razão, se busco la verificación de la importancia del tema responsabilidad social y si la empresa CVI - Companhia Vontobel de Investimentos, caso de esta investigación, es vista como una empresa socialmente responsable. Por lo tanto, es posible ver los diferentes conceptos sobre el tema responsabilidad social entre los periodistas, además se verifico la necesidad de creación de nuevas estrategias comunicacionales con la finalidad de ampliar los conceptos de responsabilidad social para estos profesionales.Este artigo apresenta reflexões sobre a mídia como legitimadora das organizações através do tema responsabilidade social. Por meio da aplicação de questionários aos jornalistas da mídia impressa de Santa Maria/RS, Diário de Santa Maria e A Razão, buscou-se verificar a relevância da temática nas discussões diárias provocadas pela imprensa e se a CVI – Companhia Vontobel de Investimentos, caso estudado, é vista como empresa socialmente responsável. Logo, foi possível observar as diferentes concepções sobre o tema entre os jornalistas entrevistados, além de se perceber a necessidade da criação de estratégias comunicacionais inovadoras, com a finalidade de clarear aos profissionais de imprensa os conceitos referentes à responsabilidade social empresarial.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMCentro de Ciências Sociais e HumanasFossá, Maria Ivete TrevisanSgorla, Fabiane2023-03-08T13:24:26Z2023-03-08T13:24:26Z2007-01-192007Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/28106ark:/26339/001300000x027porAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2023-03-08T13:24:26Zoai:repositorio.ufsm.br:1/28106Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2023-03-08T13:24:26Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Mídia e responsabilidade social empresarial
title Mídia e responsabilidade social empresarial
spellingShingle Mídia e responsabilidade social empresarial
Sgorla, Fabiane
Mídia
Responsabilidade social empresarial
Legitimação
Media
Social corporate responsibilities
Legitimation
Medios
Responsabilidad social empresarial
Legitimación
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
title_short Mídia e responsabilidade social empresarial
title_full Mídia e responsabilidade social empresarial
title_fullStr Mídia e responsabilidade social empresarial
title_full_unstemmed Mídia e responsabilidade social empresarial
title_sort Mídia e responsabilidade social empresarial
author Sgorla, Fabiane
author_facet Sgorla, Fabiane
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fossá, Maria Ivete Trevisan
dc.contributor.author.fl_str_mv Sgorla, Fabiane
dc.subject.por.fl_str_mv Mídia
Responsabilidade social empresarial
Legitimação
Media
Social corporate responsibilities
Legitimation
Medios
Responsabilidad social empresarial
Legitimación
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
topic Mídia
Responsabilidade social empresarial
Legitimação
Media
Social corporate responsibilities
Legitimation
Medios
Responsabilidad social empresarial
Legitimación
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
description Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Comunicação com ênfase em Comunicação Midiática, RS, 2007.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-01-19
2007
2023-03-08T13:24:26Z
2023-03-08T13:24:26Z
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/28106
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/001300000x027
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/28106
identifier_str_mv ark:/26339/001300000x027
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Ciências Sociais e Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Ciências Sociais e Humanas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172410429669376