Alfabetização: um desafio para o aluno com dificuldades de aprendizagem e para a escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Manancial - Repositório Digital da UFSM |
dARK ID: | ark:/26339/001300000hhkq |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1839 |
Resumo: | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010. |
id |
UFSM_c4f70c96d103e80b9e8fab1cfc54ff9d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsm.br:1/1839 |
network_acronym_str |
UFSM |
network_name_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository_id_str |
|
spelling |
Alfabetização: um desafio para o aluno com dificuldades de aprendizagem e para a escolaAlfabetizaçãoContexto escolarDificuldades de aprendizagemArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010.A alfabetização na contemporaneidade ainda é um desafio para a escola, muitos são os problemas encontrados no contexto escolar em relação aos alunos que fracassam nas séries iniciais do ensino fundamental. Portanto, este artigo monográfico trata de uma pesquisa qualitativa, descritiva, realizada em duas escolas públicas municipais do litoral do Rio Grande do Sul, com diferentes realidades, sendo uma escola pioneira em educação inclusiva, e a outra escola ainda não está organizada dentro da proposta de educação inclusiva. Objetivando analisar as dificuldades de aprendizagem apresentadas pelos educandos do segundo ano do ensino fundamental dessas duas escolas, a fim de identificar a grande desigualdade em relação aos fracassos nas classes de alfabetização que ocorrem nesses dois contextos escolares, foi selecionada quatro professoras que atuam em classes de alfabetização, sendo duas de cada escola que responderam um questionário com questões abertas e fechadas, sobre suas práticas pedagógicas. Muitas são as barreiras que os alunos precisam enfrentar até chegar à alfabetização, algumas em relação ao seu meio social e familiar, e outras em relação à escola, aos métodos e as práticas pedagógicas dos professores.Universidade Federal de Santa MariaCentro de EducaçãoBattistel, Amara Lúcia Holanda TavaresFlorindo, Claudia2016-07-05T14:52:10Z2016-07-05T14:52:10Z2010-112010Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1839ark:/26339/001300000hhkqporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2017-06-13T22:56:46Zoai:repositorio.ufsm.br:1/1839Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2017-06-13T22:56:46Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Alfabetização: um desafio para o aluno com dificuldades de aprendizagem e para a escola |
title |
Alfabetização: um desafio para o aluno com dificuldades de aprendizagem e para a escola |
spellingShingle |
Alfabetização: um desafio para o aluno com dificuldades de aprendizagem e para a escola Florindo, Claudia Alfabetização Contexto escolar Dificuldades de aprendizagem |
title_short |
Alfabetização: um desafio para o aluno com dificuldades de aprendizagem e para a escola |
title_full |
Alfabetização: um desafio para o aluno com dificuldades de aprendizagem e para a escola |
title_fullStr |
Alfabetização: um desafio para o aluno com dificuldades de aprendizagem e para a escola |
title_full_unstemmed |
Alfabetização: um desafio para o aluno com dificuldades de aprendizagem e para a escola |
title_sort |
Alfabetização: um desafio para o aluno com dificuldades de aprendizagem e para a escola |
author |
Florindo, Claudia |
author_facet |
Florindo, Claudia |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Battistel, Amara Lúcia Holanda Tavares |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Florindo, Claudia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alfabetização Contexto escolar Dificuldades de aprendizagem |
topic |
Alfabetização Contexto escolar Dificuldades de aprendizagem |
description |
Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-11 2010 2016-07-05T14:52:10Z 2016-07-05T14:52:10Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1839 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/26339/001300000hhkq |
url |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1839 |
identifier_str_mv |
ark:/26339/001300000hhkq |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Centro de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Centro de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
collection |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository.name.fl_str_mv |
Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com |
_version_ |
1815172345015304192 |