Alfabetização: um desafio para o aluno com dificuldades de aprendizagem e para a escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Florindo, Claudia
Data de Publicação: 2010
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/001300000hhkq
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1839
Resumo: Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010.
id UFSM_c4f70c96d103e80b9e8fab1cfc54ff9d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/1839
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling Alfabetização: um desafio para o aluno com dificuldades de aprendizagem e para a escolaAlfabetizaçãoContexto escolarDificuldades de aprendizagemArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010.A alfabetização na contemporaneidade ainda é um desafio para a escola, muitos são os problemas encontrados no contexto escolar em relação aos alunos que fracassam nas séries iniciais do ensino fundamental. Portanto, este artigo monográfico trata de uma pesquisa qualitativa, descritiva, realizada em duas escolas públicas municipais do litoral do Rio Grande do Sul, com diferentes realidades, sendo uma escola pioneira em educação inclusiva, e a outra escola ainda não está organizada dentro da proposta de educação inclusiva. Objetivando analisar as dificuldades de aprendizagem apresentadas pelos educandos do segundo ano do ensino fundamental dessas duas escolas, a fim de identificar a grande desigualdade em relação aos fracassos nas classes de alfabetização que ocorrem nesses dois contextos escolares, foi selecionada quatro professoras que atuam em classes de alfabetização, sendo duas de cada escola que responderam um questionário com questões abertas e fechadas, sobre suas práticas pedagógicas. Muitas são as barreiras que os alunos precisam enfrentar até chegar à alfabetização, algumas em relação ao seu meio social e familiar, e outras em relação à escola, aos métodos e as práticas pedagógicas dos professores.Universidade Federal de Santa MariaCentro de EducaçãoBattistel, Amara Lúcia Holanda TavaresFlorindo, Claudia2016-07-05T14:52:10Z2016-07-05T14:52:10Z2010-112010Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1839ark:/26339/001300000hhkqporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2017-06-13T22:56:46Zoai:repositorio.ufsm.br:1/1839Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2017-06-13T22:56:46Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Alfabetização: um desafio para o aluno com dificuldades de aprendizagem e para a escola
title Alfabetização: um desafio para o aluno com dificuldades de aprendizagem e para a escola
spellingShingle Alfabetização: um desafio para o aluno com dificuldades de aprendizagem e para a escola
Florindo, Claudia
Alfabetização
Contexto escolar
Dificuldades de aprendizagem
title_short Alfabetização: um desafio para o aluno com dificuldades de aprendizagem e para a escola
title_full Alfabetização: um desafio para o aluno com dificuldades de aprendizagem e para a escola
title_fullStr Alfabetização: um desafio para o aluno com dificuldades de aprendizagem e para a escola
title_full_unstemmed Alfabetização: um desafio para o aluno com dificuldades de aprendizagem e para a escola
title_sort Alfabetização: um desafio para o aluno com dificuldades de aprendizagem e para a escola
author Florindo, Claudia
author_facet Florindo, Claudia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Battistel, Amara Lúcia Holanda Tavares
dc.contributor.author.fl_str_mv Florindo, Claudia
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização
Contexto escolar
Dificuldades de aprendizagem
topic Alfabetização
Contexto escolar
Dificuldades de aprendizagem
description Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-11
2010
2016-07-05T14:52:10Z
2016-07-05T14:52:10Z
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1839
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/001300000hhkq
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1839
identifier_str_mv ark:/26339/001300000hhkq
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172345015304192