Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Luciane Gubert de
Data de Publicação: 2010
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/0013000004t2m
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16552
Resumo: Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010.
id UFSM_c69eb12d507e8467957bd47230b2ca76
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/16552
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling Transtorno de déficit de atenção/hiperatividadeTranstorno de déficit de atençãoPráticas pedagógicasCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010.O presente trabalho aborda o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), e tem por finalidade contribuir para que os profissionais da educação possam melhor identificar os alunos que sofrem deste transtorno. A pesquisa foi baseada na realidade de uma escola do município de Osório, tendo como pessoas entrevistadas, profissionais da educação e realizada observação de pais e professores da referida escola. Este artigo foi desenvolvido através de pesquisa bibliográfica e de campo onde foram utilizados livros e artigos publicados, assim como entrevistas com profissionais da área da educação (professores, corpo diretivo), acompanhamento diário através de observações diretas em aula. Constata-se que a hiperatividade se evidencia no período escolar, onde é exigido do aluno um nível de concentração maior para aprender. A escola precisa repensar seu cotidiano escolar, para que haja uma integração desses alunos no seu contexto escolar, tanto no aspecto cognitivo como no social, considerando que a inclusão é um direito de igualdades para todo o indivíduo. O diagnóstico clínico, no entanto deve ser feito com base no histórico da criança. Também auxiliará aos pais, pois nem sempre admitem que o filho como hiperativo, achando que a criança é esperta demais e, por isso, está sempre interessado em novidades e explorando demais as coisas.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMCentro de EducaçãoGomes, Caio Cesar PifferoSouza, Luciane Gubert de2019-05-14T13:43:15Z2019-05-14T13:43:15Z2010-11-222010Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/16552ark:/26339/0013000004t2mporAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2019-05-15T06:03:07Zoai:repositorio.ufsm.br:1/16552Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2019-05-15T06:03:07Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade
title Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade
spellingShingle Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade
Souza, Luciane Gubert de
Transtorno de déficit de atenção
Práticas pedagógicas
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade
title_full Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade
title_fullStr Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade
title_full_unstemmed Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade
title_sort Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade
author Souza, Luciane Gubert de
author_facet Souza, Luciane Gubert de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gomes, Caio Cesar Piffero
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Luciane Gubert de
dc.subject.por.fl_str_mv Transtorno de déficit de atenção
Práticas pedagógicas
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Transtorno de déficit de atenção
Práticas pedagógicas
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-11-22
2010
2019-05-14T13:43:15Z
2019-05-14T13:43:15Z
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16552
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/0013000004t2m
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16552
identifier_str_mv ark:/26339/0013000004t2m
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172283380006912