Aplicação de um instrumento para avaliação objetiva da habilidade para alimentação oral de recém-nascidos pré-termo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Berwig, Luana Cristina
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/0013000013r58
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/5830
Resumo: There is no consensus in the literature about the best tool to assess the oral feeding skills of preterm infants reason why researchers have been trying to figure out what is the most efficient. Objective: To investigate the application of an objective tool to assess the oral feeding skills of preterm infants. Methods: The sample consisted of 44 preterm infants, divided into two strata according gestational age (27 between 30-33 and 17 between 34-36 weeks of gestational age). After medical prescription to begin oral feeding, the objective assessment of the oral feeding skills at first bottlefeeding was made by a speech therapist. Proficiency (percentage of milk taken in the first five minutes in relation to total prescribed) and rate of milk transfer (volume of milk accepted orally in relation to the time required for it) were obtaied. From the combination of these two variables the oral feeding skills were graded in levels as proposed by Lau and Smith (2011). The results were statistically analyzed, considering a significance level of 5% (p <0.05). Results: Significant differences were evidenced between the oral feeding skills levels and feeding duration, proficiency, rate of milk transfer, oral feeding performance and days of hospitalization. Conclusion: We concluded that the tool proposed by Lau and Smith (2011) is a good objective indicator of the oral feeding skills of preterm infants.
id UFSM_ce33e68df8a5aa0a06ae50fc6694c6dc
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/5830
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling Aplicação de um instrumento para avaliação objetiva da habilidade para alimentação oral de recém-nascidos pré-termoApplication of an objective tool to assess the oral feeding skills of preterm infantsPrematuridadeFenômenos fisiológicos orais e do sistema digestórioEstudos de avaliação como assuntoAvaliação em saúdePrematureDigestive system and oral physiological phenomenaEvaluation studies as topicHealth evalutionCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEThere is no consensus in the literature about the best tool to assess the oral feeding skills of preterm infants reason why researchers have been trying to figure out what is the most efficient. Objective: To investigate the application of an objective tool to assess the oral feeding skills of preterm infants. Methods: The sample consisted of 44 preterm infants, divided into two strata according gestational age (27 between 30-33 and 17 between 34-36 weeks of gestational age). After medical prescription to begin oral feeding, the objective assessment of the oral feeding skills at first bottlefeeding was made by a speech therapist. Proficiency (percentage of milk taken in the first five minutes in relation to total prescribed) and rate of milk transfer (volume of milk accepted orally in relation to the time required for it) were obtaied. From the combination of these two variables the oral feeding skills were graded in levels as proposed by Lau and Smith (2011). The results were statistically analyzed, considering a significance level of 5% (p <0.05). Results: Significant differences were evidenced between the oral feeding skills levels and feeding duration, proficiency, rate of milk transfer, oral feeding performance and days of hospitalization. Conclusion: We concluded that the tool proposed by Lau and Smith (2011) is a good objective indicator of the oral feeding skills of preterm infants.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorNão há um consenso na literatura sobre qual o melhor instrumento para avaliar a habilidade para alimentação por via oral de recém-nascidos pré-termo, o que tem impulsionado pesquisas realizadas no intuito de analisar os instrumentos, buscando descobrir qual o mais eficiente. Objetivo: Analisar a aplicação de um instrumento de avaliação objetiva da habilidade para alimentação oral de recém-nascidos pré-termo. Métodos: Incluiu-se neste estudo 44 recém-nascidos pré-termo, dos quais 27 constituíram o estrato entre 30 e 33 semanas e 17 o estrado de 34 a 36 semanas. Após a prescrição médica para início da alimentação por via oral, a avaliação objetiva da habilidade para alimentação oral na primeira mamada por via oral na mamadeira, foi realizada por uma fonoaudióloga. Foram obtidas a proficiência (percentual do volume ingerido por via oral em relação ao prescrito nos primeiros cinco minutos) e a taxa de transferência (volume de leite aceito por via oral em relação ao tempo necessário para alimentação). A partir da combinação dessas duas variáveis, foram graduados os níveis de habilidade para alimentação oral, conforme proposto por Lau e Smith (2011). Os resultados foram analisados estatisticamente, considerando-se nível de significância de 5% (p<0,05). Resultados: Foram encontradas diferenças significativas entre os níveis de habilidade para alimentação oral e o tempo de alimentação, proficiência, taxa de transferência, desempenho alimentar e dias de internação. Conclusão: A presente pesquisa confirmou a aplicabilidade do protocolo proposto por Lau e Smith (2011) como sendo um indicador objetivo das habilidades de alimentação oral.Universidade Federal de Santa MariaBRMedicinaUFSMPrograma de Pós-Graduação em Ciências da SaúdeKeske-Soares, Marciahttp://lattes.cnpq.br/2993790524055307Weinmann, Angela Regina Macielhttp://lattes.cnpq.br/9151119377173425Levy, Deborah Sallehttp://lattes.cnpq.br/0452780908837821Porto, Beatriz Silvana da Silveirahttp://lattes.cnpq.br/4246325846401711Berwig, Luana Cristina2014-10-152014-10-152013-12-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfBerwig, Luana Cristina. Application of an objective tool to assess the oral feeding skills of preterm infants. 2013. 52 f. Dissertação (Mestrado em Medicina) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2013.http://repositorio.ufsm.br/handle/1/5830ark:/26339/0013000013r58porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2023-05-11T18:08:29Zoai:repositorio.ufsm.br:1/5830Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2023-05-11T18:08:29Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Aplicação de um instrumento para avaliação objetiva da habilidade para alimentação oral de recém-nascidos pré-termo
Application of an objective tool to assess the oral feeding skills of preterm infants
title Aplicação de um instrumento para avaliação objetiva da habilidade para alimentação oral de recém-nascidos pré-termo
spellingShingle Aplicação de um instrumento para avaliação objetiva da habilidade para alimentação oral de recém-nascidos pré-termo
Berwig, Luana Cristina
Prematuridade
Fenômenos fisiológicos orais e do sistema digestório
Estudos de avaliação como assunto
Avaliação em saúde
Premature
Digestive system and oral physiological phenomena
Evaluation studies as topic
Health evalution
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
title_short Aplicação de um instrumento para avaliação objetiva da habilidade para alimentação oral de recém-nascidos pré-termo
title_full Aplicação de um instrumento para avaliação objetiva da habilidade para alimentação oral de recém-nascidos pré-termo
title_fullStr Aplicação de um instrumento para avaliação objetiva da habilidade para alimentação oral de recém-nascidos pré-termo
title_full_unstemmed Aplicação de um instrumento para avaliação objetiva da habilidade para alimentação oral de recém-nascidos pré-termo
title_sort Aplicação de um instrumento para avaliação objetiva da habilidade para alimentação oral de recém-nascidos pré-termo
author Berwig, Luana Cristina
author_facet Berwig, Luana Cristina
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Keske-Soares, Marcia
http://lattes.cnpq.br/2993790524055307
Weinmann, Angela Regina Maciel
http://lattes.cnpq.br/9151119377173425
Levy, Deborah Salle
http://lattes.cnpq.br/0452780908837821
Porto, Beatriz Silvana da Silveira
http://lattes.cnpq.br/4246325846401711
dc.contributor.author.fl_str_mv Berwig, Luana Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Prematuridade
Fenômenos fisiológicos orais e do sistema digestório
Estudos de avaliação como assunto
Avaliação em saúde
Premature
Digestive system and oral physiological phenomena
Evaluation studies as topic
Health evalution
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
topic Prematuridade
Fenômenos fisiológicos orais e do sistema digestório
Estudos de avaliação como assunto
Avaliação em saúde
Premature
Digestive system and oral physiological phenomena
Evaluation studies as topic
Health evalution
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
description There is no consensus in the literature about the best tool to assess the oral feeding skills of preterm infants reason why researchers have been trying to figure out what is the most efficient. Objective: To investigate the application of an objective tool to assess the oral feeding skills of preterm infants. Methods: The sample consisted of 44 preterm infants, divided into two strata according gestational age (27 between 30-33 and 17 between 34-36 weeks of gestational age). After medical prescription to begin oral feeding, the objective assessment of the oral feeding skills at first bottlefeeding was made by a speech therapist. Proficiency (percentage of milk taken in the first five minutes in relation to total prescribed) and rate of milk transfer (volume of milk accepted orally in relation to the time required for it) were obtaied. From the combination of these two variables the oral feeding skills were graded in levels as proposed by Lau and Smith (2011). The results were statistically analyzed, considering a significance level of 5% (p <0.05). Results: Significant differences were evidenced between the oral feeding skills levels and feeding duration, proficiency, rate of milk transfer, oral feeding performance and days of hospitalization. Conclusion: We concluded that the tool proposed by Lau and Smith (2011) is a good objective indicator of the oral feeding skills of preterm infants.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-21
2014-10-15
2014-10-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Berwig, Luana Cristina. Application of an objective tool to assess the oral feeding skills of preterm infants. 2013. 52 f. Dissertação (Mestrado em Medicina) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2013.
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/5830
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/0013000013r58
identifier_str_mv Berwig, Luana Cristina. Application of an objective tool to assess the oral feeding skills of preterm infants. 2013. 52 f. Dissertação (Mestrado em Medicina) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2013.
ark:/26339/0013000013r58
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/5830
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
BR
Medicina
UFSM
Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
BR
Medicina
UFSM
Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1822612550873776128