Escola: espaço de participação popular e da gestão democrática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Manancial - Repositório Digital da UFSM |
dARK ID: | ark:/26339/0013000007cfg |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1929 |
Resumo: | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2012. |
id |
UFSM_cea1852ba099dc5dd9f45b6018ed200c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsm.br:1/1929 |
network_acronym_str |
UFSM |
network_name_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository_id_str |
|
spelling |
Escola: espaço de participação popular e da gestão democráticaSchool: space and popular participation democratic managementParticipaçãoComunidade escolarGestão democráticaMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2012.This thesis aimed to analyze the opinions of headmasters, teachers, staff, the school community and students about the democratic management regarding the understanding of this concept, the family involvement in school and the Elementary School São João Batista, in São Leopoldo/RS political pedagogical project as well as its school regulations. The main authors who have supported this study were Libâneo, Luck and Lukesi on democratic management, Caldart and Freire on popular education. The research was characterized as descriptive qualitative. It involved the PPP and the school regiment document analysis and semi-structured interviews with the headmaster, two teachers, two staff members, two school community representatives and two students. The interviews analyzes was done based on the information description and triangulation. The main considerations show: (1) the headmaster’s, the teachers’, the staff members’, the students’ and the school community’s involvement facilitate and evidence the space “School” as a popular democracy generator, and, (2) The school has characteristics of a democratic administration. Therefore, one can conclude that participation is mediated by the relations that exist within the space “School” among all participants involved, who evidence being aware of the popular participation and democratic management theme, and prove its importance to improve and qualify education and democracy.A presente monografia objetivou analisar a opinião de gestores, professores, funcionários, comunidade escolar e alunos sobre a gestão democrática referente ao entendimento desse conceito, participação da família na escola e projeto políticopedagógico e regimento escolar da Escola Municipal de Ensino Fundamental São João Batista, de São Leopoldo/RS. Os principais autores que deram sustentação a este estudo foram Libâneo, Luck e Luckesi sobre gestão democrática; Caldart e Freire para a educação popular. A pesquisa caracterizou-se como descritiva qualitativa. Envolveu a análise documental do PPP e do Regimento Escolar e entrevistas do tipo semi-estruturada com a diretora, dois professores, dois funcionários, dois representantes da comunidade escolar e dois alunos. A análise das entrevistas foi a partir da descrição e triangulação das informações. As principais considerações apontam: (1) O envolvimento do gestor, professores, funcionários, comunidade escolar e alunos, facilitam e evidenciam o espaço “Escola” como gerador da democracia popular; e, (2) A escola apresenta características de uma gestão democrática. Portanto, pode-se concluir que a participação é mediada pelas relações que existem dentro do espaço “Escola” entre todos os participantes envolvidos, que evidenciam ter conhecimento sobre o tema participação popular e gestão democrática, e comprovam sua importância para melhorar e qualificar a educação e a democracia.Universidade Federal de Santa MariaCentro de EducaçãoKrüger, Leonardo GermanoGonçalves, Adriane Fátima Pires2016-07-21T13:51:02Z2016-07-21T13:51:02Z2012-11-302012Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1929ark:/26339/0013000007cfgporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2017-06-13T22:57:53Zoai:repositorio.ufsm.br:1/1929Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2017-06-13T22:57:53Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Escola: espaço de participação popular e da gestão democrática School: space and popular participation democratic management |
title |
Escola: espaço de participação popular e da gestão democrática |
spellingShingle |
Escola: espaço de participação popular e da gestão democrática Gonçalves, Adriane Fátima Pires Participação Comunidade escolar Gestão democrática |
title_short |
Escola: espaço de participação popular e da gestão democrática |
title_full |
Escola: espaço de participação popular e da gestão democrática |
title_fullStr |
Escola: espaço de participação popular e da gestão democrática |
title_full_unstemmed |
Escola: espaço de participação popular e da gestão democrática |
title_sort |
Escola: espaço de participação popular e da gestão democrática |
author |
Gonçalves, Adriane Fátima Pires |
author_facet |
Gonçalves, Adriane Fátima Pires |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Krüger, Leonardo Germano |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, Adriane Fátima Pires |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Participação Comunidade escolar Gestão democrática |
topic |
Participação Comunidade escolar Gestão democrática |
description |
Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2012. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-11-30 2012 2016-07-21T13:51:02Z 2016-07-21T13:51:02Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1929 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/26339/0013000007cfg |
url |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1929 |
identifier_str_mv |
ark:/26339/0013000007cfg |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Centro de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Centro de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
collection |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository.name.fl_str_mv |
Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com |
_version_ |
1815172298365206528 |