Escola: espaço de participação popular e da gestão democrática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Adriane Fátima Pires
Data de Publicação: 2012
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/0013000007cfg
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1929
Resumo: Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2012.
id UFSM_cea1852ba099dc5dd9f45b6018ed200c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/1929
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling Escola: espaço de participação popular e da gestão democráticaSchool: space and popular participation democratic managementParticipaçãoComunidade escolarGestão democráticaMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2012.This thesis aimed to analyze the opinions of headmasters, teachers, staff, the school community and students about the democratic management regarding the understanding of this concept, the family involvement in school and the Elementary School São João Batista, in São Leopoldo/RS political pedagogical project as well as its school regulations. The main authors who have supported this study were Libâneo, Luck and Lukesi on democratic management, Caldart and Freire on popular education. The research was characterized as descriptive qualitative. It involved the PPP and the school regiment document analysis and semi-structured interviews with the headmaster, two teachers, two staff members, two school community representatives and two students. The interviews analyzes was done based on the information description and triangulation. The main considerations show: (1) the headmaster’s, the teachers’, the staff members’, the students’ and the school community’s involvement facilitate and evidence the space “School” as a popular democracy generator, and, (2) The school has characteristics of a democratic administration. Therefore, one can conclude that participation is mediated by the relations that exist within the space “School” among all participants involved, who evidence being aware of the popular participation and democratic management theme, and prove its importance to improve and qualify education and democracy.A presente monografia objetivou analisar a opinião de gestores, professores, funcionários, comunidade escolar e alunos sobre a gestão democrática referente ao entendimento desse conceito, participação da família na escola e projeto políticopedagógico e regimento escolar da Escola Municipal de Ensino Fundamental São João Batista, de São Leopoldo/RS. Os principais autores que deram sustentação a este estudo foram Libâneo, Luck e Luckesi sobre gestão democrática; Caldart e Freire para a educação popular. A pesquisa caracterizou-se como descritiva qualitativa. Envolveu a análise documental do PPP e do Regimento Escolar e entrevistas do tipo semi-estruturada com a diretora, dois professores, dois funcionários, dois representantes da comunidade escolar e dois alunos. A análise das entrevistas foi a partir da descrição e triangulação das informações. As principais considerações apontam: (1) O envolvimento do gestor, professores, funcionários, comunidade escolar e alunos, facilitam e evidenciam o espaço “Escola” como gerador da democracia popular; e, (2) A escola apresenta características de uma gestão democrática. Portanto, pode-se concluir que a participação é mediada pelas relações que existem dentro do espaço “Escola” entre todos os participantes envolvidos, que evidenciam ter conhecimento sobre o tema participação popular e gestão democrática, e comprovam sua importância para melhorar e qualificar a educação e a democracia.Universidade Federal de Santa MariaCentro de EducaçãoKrüger, Leonardo GermanoGonçalves, Adriane Fátima Pires2016-07-21T13:51:02Z2016-07-21T13:51:02Z2012-11-302012Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1929ark:/26339/0013000007cfgporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2017-06-13T22:57:53Zoai:repositorio.ufsm.br:1/1929Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2017-06-13T22:57:53Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Escola: espaço de participação popular e da gestão democrática
School: space and popular participation democratic management
title Escola: espaço de participação popular e da gestão democrática
spellingShingle Escola: espaço de participação popular e da gestão democrática
Gonçalves, Adriane Fátima Pires
Participação
Comunidade escolar
Gestão democrática
title_short Escola: espaço de participação popular e da gestão democrática
title_full Escola: espaço de participação popular e da gestão democrática
title_fullStr Escola: espaço de participação popular e da gestão democrática
title_full_unstemmed Escola: espaço de participação popular e da gestão democrática
title_sort Escola: espaço de participação popular e da gestão democrática
author Gonçalves, Adriane Fátima Pires
author_facet Gonçalves, Adriane Fátima Pires
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Krüger, Leonardo Germano
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Adriane Fátima Pires
dc.subject.por.fl_str_mv Participação
Comunidade escolar
Gestão democrática
topic Participação
Comunidade escolar
Gestão democrática
description Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2012.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-11-30
2012
2016-07-21T13:51:02Z
2016-07-21T13:51:02Z
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1929
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/0013000007cfg
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1929
identifier_str_mv ark:/26339/0013000007cfg
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172298365206528