A gestão democrática e a participação ativa da comunidade escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nicolini, Luciana Paludo
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/151651
Resumo: No presente estudo, apresentam-se as ações desenvolvidas em uma escola de Educação Infantil pertencente à rede municipal de ensino do município de Pouso Novo, RS. Com seu desenvolvimento, objetivou-se identificar as concepções de pais e educadores acerca da gestão democrática do ensino, bem como das relações e interesses destes para com a escola escolhida como palco da pesquisa, para, a partir das informações obtidas, propor atividades que possibilitem uma maior aproximação entre todos os elementos da comunidade escolar. A participação da comunidade na busca de melhorias na qualidade do ensino e da escola, observando os anseios e as necessidades de toda a comunidade escolar, através de uma gestão democrática e participativa caracterizou o ponto de partida para as ações desenvolvidas. Como referencial teórico, valemo-nos das contribuições de Thiollent (1997), Paro (1997; 1998; 2001), Luck (2000; 2001), Galina (2008), Ledesma (2008), Souza (2009) e Dabrach (2010), as quais ofereceram suporte para o desenvolvimento da proposta. Como estratégia metodológica, optou-se pela realização de pesquisa-ação, sendo que as informações foram coletadas por meio de entrevistas aplicadas aos educadores que atuam na instituição de ensino, bem como aos pais dos educandos matriculados na mesma. Analisando-se os resultados, constatou-se que tanto pais quanto professores compartilham da visão segundo a qual é papel de todos contribuírem para que a referida instituição transforme-se em um ambiente de participação e cidadania, baseados nos princípios de gestão democrática.
id UFRGS-2_6ab244626df3b28e1db2239ebd848ad7
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/151651
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Nicolini, Luciana PaludoVirginio, Alexandre Silva2017-02-14T02:23:31Z2015http://hdl.handle.net/10183/151651001004986No presente estudo, apresentam-se as ações desenvolvidas em uma escola de Educação Infantil pertencente à rede municipal de ensino do município de Pouso Novo, RS. Com seu desenvolvimento, objetivou-se identificar as concepções de pais e educadores acerca da gestão democrática do ensino, bem como das relações e interesses destes para com a escola escolhida como palco da pesquisa, para, a partir das informações obtidas, propor atividades que possibilitem uma maior aproximação entre todos os elementos da comunidade escolar. A participação da comunidade na busca de melhorias na qualidade do ensino e da escola, observando os anseios e as necessidades de toda a comunidade escolar, através de uma gestão democrática e participativa caracterizou o ponto de partida para as ações desenvolvidas. Como referencial teórico, valemo-nos das contribuições de Thiollent (1997), Paro (1997; 1998; 2001), Luck (2000; 2001), Galina (2008), Ledesma (2008), Souza (2009) e Dabrach (2010), as quais ofereceram suporte para o desenvolvimento da proposta. Como estratégia metodológica, optou-se pela realização de pesquisa-ação, sendo que as informações foram coletadas por meio de entrevistas aplicadas aos educadores que atuam na instituição de ensino, bem como aos pais dos educandos matriculados na mesma. Analisando-se os resultados, constatou-se que tanto pais quanto professores compartilham da visão segundo a qual é papel de todos contribuírem para que a referida instituição transforme-se em um ambiente de participação e cidadania, baseados nos princípios de gestão democrática.application/pdfporGestão democráticaEducação infantilParticipaçãoComunidadeEscolaA gestão democrática e a participação ativa da comunidade escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoCurso de Especialização em Gestão Escolarinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001004986.pdf001004986.pdfTexto completoapplication/pdf841118http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151651/1/001004986.pdf33ce85fe3a54ae4c1341bf99b9b751abMD51TEXT001004986.pdf.txt001004986.pdf.txtExtracted Texttext/plain78438http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151651/2/001004986.pdf.txt46540d1b5d367fea4dd151a55d7cb814MD5210183/1516512017-02-15 02:27:37.405468oai:www.lume.ufrgs.br:10183/151651Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2017-02-15T04:27:37Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A gestão democrática e a participação ativa da comunidade escolar
title A gestão democrática e a participação ativa da comunidade escolar
spellingShingle A gestão democrática e a participação ativa da comunidade escolar
Nicolini, Luciana Paludo
Gestão democrática
Educação infantil
Participação
Comunidade
Escola
title_short A gestão democrática e a participação ativa da comunidade escolar
title_full A gestão democrática e a participação ativa da comunidade escolar
title_fullStr A gestão democrática e a participação ativa da comunidade escolar
title_full_unstemmed A gestão democrática e a participação ativa da comunidade escolar
title_sort A gestão democrática e a participação ativa da comunidade escolar
author Nicolini, Luciana Paludo
author_facet Nicolini, Luciana Paludo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nicolini, Luciana Paludo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Virginio, Alexandre Silva
contributor_str_mv Virginio, Alexandre Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão democrática
Educação infantil
Participação
Comunidade
Escola
topic Gestão democrática
Educação infantil
Participação
Comunidade
Escola
description No presente estudo, apresentam-se as ações desenvolvidas em uma escola de Educação Infantil pertencente à rede municipal de ensino do município de Pouso Novo, RS. Com seu desenvolvimento, objetivou-se identificar as concepções de pais e educadores acerca da gestão democrática do ensino, bem como das relações e interesses destes para com a escola escolhida como palco da pesquisa, para, a partir das informações obtidas, propor atividades que possibilitem uma maior aproximação entre todos os elementos da comunidade escolar. A participação da comunidade na busca de melhorias na qualidade do ensino e da escola, observando os anseios e as necessidades de toda a comunidade escolar, através de uma gestão democrática e participativa caracterizou o ponto de partida para as ações desenvolvidas. Como referencial teórico, valemo-nos das contribuições de Thiollent (1997), Paro (1997; 1998; 2001), Luck (2000; 2001), Galina (2008), Ledesma (2008), Souza (2009) e Dabrach (2010), as quais ofereceram suporte para o desenvolvimento da proposta. Como estratégia metodológica, optou-se pela realização de pesquisa-ação, sendo que as informações foram coletadas por meio de entrevistas aplicadas aos educadores que atuam na instituição de ensino, bem como aos pais dos educandos matriculados na mesma. Analisando-se os resultados, constatou-se que tanto pais quanto professores compartilham da visão segundo a qual é papel de todos contribuírem para que a referida instituição transforme-se em um ambiente de participação e cidadania, baseados nos princípios de gestão democrática.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-02-14T02:23:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/151651
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001004986
url http://hdl.handle.net/10183/151651
identifier_str_mv 001004986
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151651/1/001004986.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151651/2/001004986.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 33ce85fe3a54ae4c1341bf99b9b751ab
46540d1b5d367fea4dd151a55d7cb814
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447188020396032