A gestão democrática e a participação ativa da comunidade escolar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/151651 |
Resumo: | No presente estudo, apresentam-se as ações desenvolvidas em uma escola de Educação Infantil pertencente à rede municipal de ensino do município de Pouso Novo, RS. Com seu desenvolvimento, objetivou-se identificar as concepções de pais e educadores acerca da gestão democrática do ensino, bem como das relações e interesses destes para com a escola escolhida como palco da pesquisa, para, a partir das informações obtidas, propor atividades que possibilitem uma maior aproximação entre todos os elementos da comunidade escolar. A participação da comunidade na busca de melhorias na qualidade do ensino e da escola, observando os anseios e as necessidades de toda a comunidade escolar, através de uma gestão democrática e participativa caracterizou o ponto de partida para as ações desenvolvidas. Como referencial teórico, valemo-nos das contribuições de Thiollent (1997), Paro (1997; 1998; 2001), Luck (2000; 2001), Galina (2008), Ledesma (2008), Souza (2009) e Dabrach (2010), as quais ofereceram suporte para o desenvolvimento da proposta. Como estratégia metodológica, optou-se pela realização de pesquisa-ação, sendo que as informações foram coletadas por meio de entrevistas aplicadas aos educadores que atuam na instituição de ensino, bem como aos pais dos educandos matriculados na mesma. Analisando-se os resultados, constatou-se que tanto pais quanto professores compartilham da visão segundo a qual é papel de todos contribuírem para que a referida instituição transforme-se em um ambiente de participação e cidadania, baseados nos princípios de gestão democrática. |
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