Condições de ingresso e ações para a permanência dos alunos com deficiência na UFSM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kneipp, Gabriella Marques
Data de Publicação: 2019
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/001300000dpwk
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/19380
Resumo: Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2019.
id UFSM_cf88b5ea4c426f0692717344db4401d0
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/19380
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling Condições de ingresso e ações para a permanência dos alunos com deficiência na UFSMConditions of admission and actions for the permanence of students with disabilities at UFSMAprendizagemIngressoPermanênciaUFSMLearningAdmissionPermanenceCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2019.This study aimed to know the actions carried out at the Federal University of Santa Maria for the inclusion of students with disabilities in higher education. Structured from the theoretical-methodological inspiration in poststructuralist studies, the present work was based on the analysis of federal and institutional documents that regulate and present the process of inclusion of these students. According to these documents, UFSM has been developing institutional policies that allow students with disabilities access through the quota system to their undergraduate degrees since 2007. According to data from the Accessibility Center Report (2014-2018), 10 years after the implementation of the quota system, 530 students with disabilities have joined UFSM, of which 159 have dropped out and just 79 have graduated. Looking at these numbers and the appropriate actions that have been adopted by UFSM through the Accessibility Center, why are so few students graduating? Since this study did not aim to know the perceptions of students and faculty members regarding inclusion practices, the results showed possibilities of interpretation and not statements about the effects that such practices produce on subjects. Thus, it seems that technical actions and the availability of resources and professionals may not be enough to guarantee students' permanence (with learning) at UFSM. It is understandable that as inclusive practices are carried out in the spaces of basic education, it is possible that the relationships that are determinant in the learning processes are still fragile and based on representations of disability due to a disability bias. These relationships may indicate the effects of neoliberal logic on education that do not yet enable subjects with disabilities to be understood as learning subjects that can compete.A presente pesquisa teve como objetivo conhecer ações ofertadas na Universidade Federal de Santa Maria-UFSM para inclusão dos estudantes com deficiência no ensino superior. Estruturada a partir da inspiração teórico-metodológica nos estudos pós-estruturalistas, a pesquisa foi constituída sobre a análise de documentos federais e institucionais que regulamentam e apresentam o processo de inclusão desses sujeitos na instituição. Segundo tais documentos a UFSM tem desenvolvido políticas institucionais que possibilitam o acesso de alunos com deficiência pelo sistema de cotas aos seus cursos de graduação desde o ano de 2007. Conforme dados do Relatório do Núcleo de Acessibilidade (2014-2018), transcorridos dez anos desde do início da implementação do sistema de cotas, 530 alunos com deficiência já ingressaram na UFSM, sendo que desses, 159, abandonaram os cursos e 79 formaram-se. Ao olhar para tais números e as ações que têm sido realizadas pela UFSM via Núcleo de Acessibilidade passei a me perguntar sobre por que tão poucos alunos conseguem integralizar a formação? Como esta pesquisa não tinha o objetivo de conhecer as percepções de alunos e professores da UFSM com relação às práticas de inclusão, as conclusões produzidas indicam possibilidades de interpretação, mas não afirmações sobre os efeitos que as práticas produzem nos sujeitos. Assim, parece-me que as ações técnicas e a oferta de recursos e de profissionais podem não estarem sendo suficientes para garantir a permanência (com aprendizagem) dos alunos na UFSM. Entendo que assim como as práticas inclusivas realizadas nos espaços de educação básica, é possível que as relações que são determinantes nos processos de aprendizagem ainda sejam frágeis e pautadas em representações de deficiência pelo viés da incapacidade. Essas relações podem indicar os efeitos da lógica neoliberal na educação, não possibilitando que os sujeitos com deficiência sejam compreendidos como sujeitos de aprendizagem, capazes de concorrência.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMCentro de EducaçãoMenezes, Eliana da Costa Pereira deKneipp, Gabriella Marques2020-01-15T15:57:41Z2020-01-15T15:57:41Z2019-08-292019Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/19380ark:/26339/001300000dpwkporAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2020-01-16T06:04:37Zoai:repositorio.ufsm.br:1/19380Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2020-01-16T06:04:37Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Condições de ingresso e ações para a permanência dos alunos com deficiência na UFSM
Conditions of admission and actions for the permanence of students with disabilities at UFSM
title Condições de ingresso e ações para a permanência dos alunos com deficiência na UFSM
spellingShingle Condições de ingresso e ações para a permanência dos alunos com deficiência na UFSM
Kneipp, Gabriella Marques
Aprendizagem
Ingresso
Permanência
UFSM
Learning
Admission
Permanence
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Condições de ingresso e ações para a permanência dos alunos com deficiência na UFSM
title_full Condições de ingresso e ações para a permanência dos alunos com deficiência na UFSM
title_fullStr Condições de ingresso e ações para a permanência dos alunos com deficiência na UFSM
title_full_unstemmed Condições de ingresso e ações para a permanência dos alunos com deficiência na UFSM
title_sort Condições de ingresso e ações para a permanência dos alunos com deficiência na UFSM
author Kneipp, Gabriella Marques
author_facet Kneipp, Gabriella Marques
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Menezes, Eliana da Costa Pereira de
dc.contributor.author.fl_str_mv Kneipp, Gabriella Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Ingresso
Permanência
UFSM
Learning
Admission
Permanence
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Aprendizagem
Ingresso
Permanência
UFSM
Learning
Admission
Permanence
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2019.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-29
2019
2020-01-15T15:57:41Z
2020-01-15T15:57:41Z
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/19380
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/001300000dpwk
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/19380
identifier_str_mv ark:/26339/001300000dpwk
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172328605089792