Condições de ingresso e ações para a permanência dos alunos com deficiência na UFSM
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Manancial - Repositório Digital da UFSM |
dARK ID: | ark:/26339/001300000dpwk |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/19380 |
Resumo: | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2019. |
id |
UFSM_cf88b5ea4c426f0692717344db4401d0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsm.br:1/19380 |
network_acronym_str |
UFSM |
network_name_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository_id_str |
|
spelling |
Condições de ingresso e ações para a permanência dos alunos com deficiência na UFSMConditions of admission and actions for the permanence of students with disabilities at UFSMAprendizagemIngressoPermanênciaUFSMLearningAdmissionPermanenceCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2019.This study aimed to know the actions carried out at the Federal University of Santa Maria for the inclusion of students with disabilities in higher education. Structured from the theoretical-methodological inspiration in poststructuralist studies, the present work was based on the analysis of federal and institutional documents that regulate and present the process of inclusion of these students. According to these documents, UFSM has been developing institutional policies that allow students with disabilities access through the quota system to their undergraduate degrees since 2007. According to data from the Accessibility Center Report (2014-2018), 10 years after the implementation of the quota system, 530 students with disabilities have joined UFSM, of which 159 have dropped out and just 79 have graduated. Looking at these numbers and the appropriate actions that have been adopted by UFSM through the Accessibility Center, why are so few students graduating? Since this study did not aim to know the perceptions of students and faculty members regarding inclusion practices, the results showed possibilities of interpretation and not statements about the effects that such practices produce on subjects. Thus, it seems that technical actions and the availability of resources and professionals may not be enough to guarantee students' permanence (with learning) at UFSM. It is understandable that as inclusive practices are carried out in the spaces of basic education, it is possible that the relationships that are determinant in the learning processes are still fragile and based on representations of disability due to a disability bias. These relationships may indicate the effects of neoliberal logic on education that do not yet enable subjects with disabilities to be understood as learning subjects that can compete.A presente pesquisa teve como objetivo conhecer ações ofertadas na Universidade Federal de Santa Maria-UFSM para inclusão dos estudantes com deficiência no ensino superior. Estruturada a partir da inspiração teórico-metodológica nos estudos pós-estruturalistas, a pesquisa foi constituída sobre a análise de documentos federais e institucionais que regulamentam e apresentam o processo de inclusão desses sujeitos na instituição. Segundo tais documentos a UFSM tem desenvolvido políticas institucionais que possibilitam o acesso de alunos com deficiência pelo sistema de cotas aos seus cursos de graduação desde o ano de 2007. Conforme dados do Relatório do Núcleo de Acessibilidade (2014-2018), transcorridos dez anos desde do início da implementação do sistema de cotas, 530 alunos com deficiência já ingressaram na UFSM, sendo que desses, 159, abandonaram os cursos e 79 formaram-se. Ao olhar para tais números e as ações que têm sido realizadas pela UFSM via Núcleo de Acessibilidade passei a me perguntar sobre por que tão poucos alunos conseguem integralizar a formação? Como esta pesquisa não tinha o objetivo de conhecer as percepções de alunos e professores da UFSM com relação às práticas de inclusão, as conclusões produzidas indicam possibilidades de interpretação, mas não afirmações sobre os efeitos que as práticas produzem nos sujeitos. Assim, parece-me que as ações técnicas e a oferta de recursos e de profissionais podem não estarem sendo suficientes para garantir a permanência (com aprendizagem) dos alunos na UFSM. Entendo que assim como as práticas inclusivas realizadas nos espaços de educação básica, é possível que as relações que são determinantes nos processos de aprendizagem ainda sejam frágeis e pautadas em representações de deficiência pelo viés da incapacidade. Essas relações podem indicar os efeitos da lógica neoliberal na educação, não possibilitando que os sujeitos com deficiência sejam compreendidos como sujeitos de aprendizagem, capazes de concorrência.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMCentro de EducaçãoMenezes, Eliana da Costa Pereira deKneipp, Gabriella Marques2020-01-15T15:57:41Z2020-01-15T15:57:41Z2019-08-292019Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/19380ark:/26339/001300000dpwkporAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2020-01-16T06:04:37Zoai:repositorio.ufsm.br:1/19380Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2020-01-16T06:04:37Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Condições de ingresso e ações para a permanência dos alunos com deficiência na UFSM Conditions of admission and actions for the permanence of students with disabilities at UFSM |
title |
Condições de ingresso e ações para a permanência dos alunos com deficiência na UFSM |
spellingShingle |
Condições de ingresso e ações para a permanência dos alunos com deficiência na UFSM Kneipp, Gabriella Marques Aprendizagem Ingresso Permanência UFSM Learning Admission Permanence CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Condições de ingresso e ações para a permanência dos alunos com deficiência na UFSM |
title_full |
Condições de ingresso e ações para a permanência dos alunos com deficiência na UFSM |
title_fullStr |
Condições de ingresso e ações para a permanência dos alunos com deficiência na UFSM |
title_full_unstemmed |
Condições de ingresso e ações para a permanência dos alunos com deficiência na UFSM |
title_sort |
Condições de ingresso e ações para a permanência dos alunos com deficiência na UFSM |
author |
Kneipp, Gabriella Marques |
author_facet |
Kneipp, Gabriella Marques |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Menezes, Eliana da Costa Pereira de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kneipp, Gabriella Marques |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem Ingresso Permanência UFSM Learning Admission Permanence CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
Aprendizagem Ingresso Permanência UFSM Learning Admission Permanence CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2019. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-08-29 2019 2020-01-15T15:57:41Z 2020-01-15T15:57:41Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/19380 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/26339/001300000dpwk |
url |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/19380 |
identifier_str_mv |
ark:/26339/001300000dpwk |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Brasil UFSM Centro de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Brasil UFSM Centro de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
collection |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository.name.fl_str_mv |
Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com |
_version_ |
1815172328605089792 |