Jogos digitais pedagógicos e deficiência intelectual: práticas de ensino no modelo remoto.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moraes, Bárbara Till de
Data de Publicação: 2021
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/0013000005m90
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/32192
Resumo: Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Educação Especial - Licenciatura Plena, RS, 2021.
id UFSM_cfbced00e00f1f9c77a3acea00605045
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/32192
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling Jogos digitais pedagógicos e deficiência intelectual: práticas de ensino no modelo remoto.Educational digital games and intellectual disability: a report on theaching practices in the remote modelEducação EspecialJogos digitaisDeficiência IntelectualEnsino remotoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Educação Especial - Licenciatura Plena, RS, 2021.This text is configured as a Course Completion Work of the graduation in the Special Education Licentiate of Universidade Federal de Santa Maria. It was constituted from the experiences had in the Pedagogical Residency Program RP/UFSM in the Special Education subproject, from October 2020 to October 2021, under the context of the Covid-19 pandemic and remote teaching. In this panorama, the project involved support and pedagogical interventions with a student with Intellectual Disabilities included in a state school in the municipality of Santa Maria/RS. The interventive actions with the student were guided and supported by technology, specifically through pedagogical digital games. The main objective of the work was to describe the experience with the use and creation of pedagogical digital games as tools for the mediation of knowledge in the learning of students with Intellectual Disabilities. The text is configured within the qualitative approach, in the experience report model. The report follows the methodological processes related to the Pedagogical Residency from the theoretical study meetings and exploration of the student's case to its assessment through the Supports Intensity Scale – Children’s Version (SIS-C) and subsequent organization of the interventional work based on the remote teaching model, using pedagogical digital games as central tools for the construction and development of experiences and knowledge with the student, having as guiding elements the support needs in two domains identified in the SIS-C results, the School Learning skills and Advocacy skills. Taking into account the planning, intervention and evaluation experiences of the student and, mainly, related to the work carried out in the context of the project, a subjective analysis was made about the possibilities and challenges of being a special education teacher in the context of remote teaching, highlighting the potential of pedagogical digital games in the processes of developing reading, writing and mathematics skills of a subject with Intellectual Disabilities and the reverberations of the experiences lived in the Pedagogical Residency in my training as a Special Education teacher.O presente texto é configurado como Trabalho de Conclusão de Curso da graduação em licenciatura plena do curso diurno de Educação Especial da Universidade Federal de Santa Maria. Constituiu-se a partir das experiências vividas no Programa de Residência Pedagógica RP/UFSM no subprojeto Educação Especial, no período de outubro de 2020 a outubro de 2021, sob contexto da pandemia de Covid-19 e ensino remoto. Neste panorama, o projeto envolveu o apoio e intervenções pedagógicas com um aluno com Deficiência Intelectual incluído em um colégio da rede estadual de ensino do município de Santa Maria/RS. As ações interventivas com o aluno foram pautadas e apoiadas pela tecnologia, especificamente por jogos digitais pedagógicos. O objetivo central do trabalho foi descrever a experiência com a utilização e confecção de jogos digitais pedagógicos como ferramentas para a mediação de saberes na aprendizagem de alunos com Deficiência Intelectual. O texto configura-se dentro da abordagem qualitativa, no modelo de relato de experiência. O relato acompanha os processos metodológicos relativos à Residência Pedagógica desde os encontros de estudo teórico e exploração de caso do aluno à sua avaliação por meio da Escala de Intensidade de Apoio versão criança (SIS-C) e subsequente organização do trabalho interventivo pautado no modelo de ensino remoto, utilizando jogos digitais pedagógicos como ferramentas centrais para construção e desenvolvimento de vivências e saberes com o aluno, tendo como elementos norteadores às necessidades de apoios em dois domínios identificados nos resultados da SIS-C, as habilidades de Aprendizagem Escolar e habilidades de Auto Advocacia. Levando em consideração as experiências de planejamento, intervenção e avaliação do aluno e, principalmente, relativas ao trabalho realizado no contexto do projeto, foi feita uma análise subjetiva sobre as possibilidades e desafios de ser professor de educação especial no contexto do ensino remoto, destacando as potencialidades dos jogos digitais pedagógicos nos processos de desenvolvimento de habilidades de leitura, escrita e matemática de um sujeito com Deficiência Intelectual e as reverberações das experiências vividas na Residência Pedagógica em minha formação enquanto professora de Educação Especial.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMCentro de EducaçãoCastro, Sabrina Fernandes deMoraes, Bárbara Till de2024-07-08T17:04:56Z2024-07-08T17:04:56Z2022-02-012021Trabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/32192ark:/26339/0013000005m90porAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2024-07-08T17:04:56Zoai:repositorio.ufsm.br:1/32192Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2024-07-08T17:04:56Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Jogos digitais pedagógicos e deficiência intelectual: práticas de ensino no modelo remoto.
Educational digital games and intellectual disability: a report on theaching practices in the remote model
title Jogos digitais pedagógicos e deficiência intelectual: práticas de ensino no modelo remoto.
spellingShingle Jogos digitais pedagógicos e deficiência intelectual: práticas de ensino no modelo remoto.
Moraes, Bárbara Till de
Educação Especial
Jogos digitais
Deficiência Intelectual
Ensino remoto
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
title_short Jogos digitais pedagógicos e deficiência intelectual: práticas de ensino no modelo remoto.
title_full Jogos digitais pedagógicos e deficiência intelectual: práticas de ensino no modelo remoto.
title_fullStr Jogos digitais pedagógicos e deficiência intelectual: práticas de ensino no modelo remoto.
title_full_unstemmed Jogos digitais pedagógicos e deficiência intelectual: práticas de ensino no modelo remoto.
title_sort Jogos digitais pedagógicos e deficiência intelectual: práticas de ensino no modelo remoto.
author Moraes, Bárbara Till de
author_facet Moraes, Bárbara Till de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Castro, Sabrina Fernandes de
dc.contributor.author.fl_str_mv Moraes, Bárbara Till de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Especial
Jogos digitais
Deficiência Intelectual
Ensino remoto
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
topic Educação Especial
Jogos digitais
Deficiência Intelectual
Ensino remoto
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
description Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Educação Especial - Licenciatura Plena, RS, 2021.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2022-02-01
2024-07-08T17:04:56Z
2024-07-08T17:04:56Z
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/32192
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/0013000005m90
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/32192
identifier_str_mv ark:/26339/0013000005m90
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172288377520128