Um estudo sobre as políticas públicas de formação continuada de professores no município do Novo Barreiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fröhlich, Mônica
Data de Publicação: 2011
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/001300000qjkm
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16097
Resumo: Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011.
id UFSM_d425fa9ff7f5322ce9330d57af91660a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/16097
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling Um estudo sobre as políticas públicas de formação continuada de professores no município do Novo BarreiroA study on the public politics of continuing education of teachers in the city of Novo Barreiro (RS)Políticas públicasFormaçãoFormação continuada de professoresPublic politicsFormationContinuing training of teachersCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011.This paper is an analysis proposal about public politics of continuous training of teachers in the town of Novo Barreiro (RS). This is the objective of this analysis. This qualitative investigation uses a case study and involved twelve teachers from the final years of elementary school of two schools and collaborators of City Department of Education, and they were the Secretary of Education and Education Advisor. As methodology procedure was applied a questionnaire with open questions. The reflections analyzed indicate to the importance of public politics of continuing training as way to collaborate to professional development of teachers. The collaborators thinking the continuing training is crucial through courses, specializations, planning meetings, seminars, lectures, therefore, this is an essential tool to have knowledge, just the transformations of contemporary society. According with thinking, the secretary of education intends to offer the training for the teachers of Municipal School trough institutional partnerships and public politics actions analyzed in this study.A presente pesquisa objetivou analisar as políticas públicas de formação continuada de professores no município do Novo Barreiro (RS). Para tanto desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, na qual participaram doze professores de anos finais do Ensino Fundamental, de duas Escolas e colaboradores da Secretaria Municipal de Educação, sendo eles a Secretária de Educação e Orientadora de Ensino. Como procedimento metodológico foi aplicado um questionário com perguntas abertas. As reflexões analisadas apontam para a importância das políticas públicas de formação continuada no sentido de colaborar com o desenvolvimento profissional dos professores. A formação continuada é fundamental no entendimento dos colaboradores, seja ela através de cursos, especializações, reuniões de planejamento, seminários, palestras. O essencial é estar sempre buscando conhecimento devido às transformações da sociedade contemporânea. Em consonância com esse pensamento é que a Secretaria de Educação busca oferecer formação para os professores da rede municipal de ensino através de parcerias institucionais e ações das políticas públicas analisadas nessa pesquisa.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMCentro de EducaçãoCristino, Ana Paula da RosaFröhlich, Mônica2019-04-08T15:32:31Z2019-04-08T15:32:31Z2011-09-162011Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/16097ark:/26339/001300000qjkmporAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2019-04-09T06:04:26Zoai:repositorio.ufsm.br:1/16097Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2019-04-09T06:04:26Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Um estudo sobre as políticas públicas de formação continuada de professores no município do Novo Barreiro
A study on the public politics of continuing education of teachers in the city of Novo Barreiro (RS)
title Um estudo sobre as políticas públicas de formação continuada de professores no município do Novo Barreiro
spellingShingle Um estudo sobre as políticas públicas de formação continuada de professores no município do Novo Barreiro
Fröhlich, Mônica
Políticas públicas
Formação
Formação continuada de professores
Public politics
Formation
Continuing training of teachers
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Um estudo sobre as políticas públicas de formação continuada de professores no município do Novo Barreiro
title_full Um estudo sobre as políticas públicas de formação continuada de professores no município do Novo Barreiro
title_fullStr Um estudo sobre as políticas públicas de formação continuada de professores no município do Novo Barreiro
title_full_unstemmed Um estudo sobre as políticas públicas de formação continuada de professores no município do Novo Barreiro
title_sort Um estudo sobre as políticas públicas de formação continuada de professores no município do Novo Barreiro
author Fröhlich, Mônica
author_facet Fröhlich, Mônica
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cristino, Ana Paula da Rosa
dc.contributor.author.fl_str_mv Fröhlich, Mônica
dc.subject.por.fl_str_mv Políticas públicas
Formação
Formação continuada de professores
Public politics
Formation
Continuing training of teachers
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Políticas públicas
Formação
Formação continuada de professores
Public politics
Formation
Continuing training of teachers
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-09-16
2011
2019-04-08T15:32:31Z
2019-04-08T15:32:31Z
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16097
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/001300000qjkm
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16097
identifier_str_mv ark:/26339/001300000qjkm
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172379597340672