Um estudo sobre as políticas públicas de formação continuada de professores no município do Novo Barreiro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Manancial - Repositório Digital da UFSM |
dARK ID: | ark:/26339/001300000qjkm |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16097 |
Resumo: | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011. |
id |
UFSM_d425fa9ff7f5322ce9330d57af91660a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsm.br:1/16097 |
network_acronym_str |
UFSM |
network_name_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository_id_str |
|
spelling |
Um estudo sobre as políticas públicas de formação continuada de professores no município do Novo BarreiroA study on the public politics of continuing education of teachers in the city of Novo Barreiro (RS)Políticas públicasFormaçãoFormação continuada de professoresPublic politicsFormationContinuing training of teachersCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011.This paper is an analysis proposal about public politics of continuous training of teachers in the town of Novo Barreiro (RS). This is the objective of this analysis. This qualitative investigation uses a case study and involved twelve teachers from the final years of elementary school of two schools and collaborators of City Department of Education, and they were the Secretary of Education and Education Advisor. As methodology procedure was applied a questionnaire with open questions. The reflections analyzed indicate to the importance of public politics of continuing training as way to collaborate to professional development of teachers. The collaborators thinking the continuing training is crucial through courses, specializations, planning meetings, seminars, lectures, therefore, this is an essential tool to have knowledge, just the transformations of contemporary society. According with thinking, the secretary of education intends to offer the training for the teachers of Municipal School trough institutional partnerships and public politics actions analyzed in this study.A presente pesquisa objetivou analisar as políticas públicas de formação continuada de professores no município do Novo Barreiro (RS). Para tanto desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, na qual participaram doze professores de anos finais do Ensino Fundamental, de duas Escolas e colaboradores da Secretaria Municipal de Educação, sendo eles a Secretária de Educação e Orientadora de Ensino. Como procedimento metodológico foi aplicado um questionário com perguntas abertas. As reflexões analisadas apontam para a importância das políticas públicas de formação continuada no sentido de colaborar com o desenvolvimento profissional dos professores. A formação continuada é fundamental no entendimento dos colaboradores, seja ela através de cursos, especializações, reuniões de planejamento, seminários, palestras. O essencial é estar sempre buscando conhecimento devido às transformações da sociedade contemporânea. Em consonância com esse pensamento é que a Secretaria de Educação busca oferecer formação para os professores da rede municipal de ensino através de parcerias institucionais e ações das políticas públicas analisadas nessa pesquisa.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMCentro de EducaçãoCristino, Ana Paula da RosaFröhlich, Mônica2019-04-08T15:32:31Z2019-04-08T15:32:31Z2011-09-162011Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/16097ark:/26339/001300000qjkmporAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2019-04-09T06:04:26Zoai:repositorio.ufsm.br:1/16097Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2019-04-09T06:04:26Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um estudo sobre as políticas públicas de formação continuada de professores no município do Novo Barreiro A study on the public politics of continuing education of teachers in the city of Novo Barreiro (RS) |
title |
Um estudo sobre as políticas públicas de formação continuada de professores no município do Novo Barreiro |
spellingShingle |
Um estudo sobre as políticas públicas de formação continuada de professores no município do Novo Barreiro Fröhlich, Mônica Políticas públicas Formação Formação continuada de professores Public politics Formation Continuing training of teachers CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Um estudo sobre as políticas públicas de formação continuada de professores no município do Novo Barreiro |
title_full |
Um estudo sobre as políticas públicas de formação continuada de professores no município do Novo Barreiro |
title_fullStr |
Um estudo sobre as políticas públicas de formação continuada de professores no município do Novo Barreiro |
title_full_unstemmed |
Um estudo sobre as políticas públicas de formação continuada de professores no município do Novo Barreiro |
title_sort |
Um estudo sobre as políticas públicas de formação continuada de professores no município do Novo Barreiro |
author |
Fröhlich, Mônica |
author_facet |
Fröhlich, Mônica |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cristino, Ana Paula da Rosa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fröhlich, Mônica |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Políticas públicas Formação Formação continuada de professores Public politics Formation Continuing training of teachers CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
Políticas públicas Formação Formação continuada de professores Public politics Formation Continuing training of teachers CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-09-16 2011 2019-04-08T15:32:31Z 2019-04-08T15:32:31Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16097 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/26339/001300000qjkm |
url |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16097 |
identifier_str_mv |
ark:/26339/001300000qjkm |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Brasil UFSM Centro de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Brasil UFSM Centro de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
collection |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository.name.fl_str_mv |
Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com |
_version_ |
1815172379597340672 |